Páginas

domingo, 7 de fevereiro de 2016

COMPARTILHANDO SONHOS

RODAS DE TROCA DE SABERES E FAZERES EM GOIÂNIA
 
      Fevereiro Criativo. Pois é, assim podemos simbolizar a celebração da arte e da cultura nas Rodas de Troca de Saberes e Fazeres, realizadas em Goiânia/Goiás sob a direção da Mestra Griô Maria da Conceição de Matos – (Mestra Ceiça).

      Nossas “Rodas de Conversas” reuniu durante uma semana grupos de pensadores e fazedores de arte em Goiânia as mais diferentes linguagens da cultura popular brasileira com a proposição de criar novas alternativas de intervenção nos espaços de fruição da arte e da cultura no Brasil. As Rodas de Conversas com os ativistas sociais de Goiânia apresentam uma nova narrativa de participação democrática de direito no âmbito da produção cultural tendo em vista a diversidade como construção da nossa identidade nacional.
      Os fatores que nos conduziram para formulação desses objetivos estão apoiados numa imensa vontade de entender essa grande “colcha de retalhos” da representação da nossa cultura brasileira.
      Partimos de uma discussão que surgiu na década de 1980, no Rio de Janeiro, onde se originou esse conceito de ações compartilhadas através das oficinas de comunicação social produzida pelo Núcleo de Comunicação MOVIMENTAÇÃO na Associação Brasileira de Imprensa - ABI. Dê lá pra cá nossa caminha vem fazendo as interfaces com os diferentes setores da sociedade integrando a produção cultural, nas mais diferentes linguagens. Hoje, esses seguimentos são representados pela ONG Movimentação e o GT das Rodas de Troca de Saberes e Fazeres.
      Em Goiânia, através das ações compartilhadas com o Grupo Africanto, queremos escutar as forças vivas da sociedade de Goiás para alargar esse conceito na perspectiva de formarmos uma rede de ativismo social, ancorado num “porto seguro” de protagonistas locais celebrando seus saberes e fazeres integrados com a produção cultural nos demais estados do Brasil.
      No dia 03 de fevereiro a Roda de Troca de Saberes e Fazeres em Goiânia foi compartilhada com o CAPS, com as Oficinas de Arte Terapeuta que integrou uma proposta ampliada das ações no âmbito da saúde pública. Após a Roda de Conversa, teve a celebração do aniversário da Mestra Ceiça. E no dia 04 a Roda de Troca de Saberes foi com os ativistas sociais dos “Projetos Escola Criativa e Charangada” da Bahia e de Goiânia, que formularam o convite para a Mestra Ceiça Matos dirigir o projeto no Estado de Goiás.

      Nossa “roda de conversa” com os nossos irmãos de Goiânia e da Bahia foi compartilhada a proposição dos projetos com a coordenação da Mestra Ceiça Matos serem “pontos de partida” para as políticas públicas para a juventude acessar o mundo do trabalho. Essa ação é mais uma construção de novos paradigmas de fortalecimento dos conceitos das ações compartilhadas no território nacional, ampliando as "Vivências do Negro Contemporâneo - A mão afro-brasileira na construção do estado de direito.
“Se um dia a democracia for possível neste país, ela nascerá dos movimentos sociais e populares, do contrapoder social e político que transforma a plebe em cidadã e os cidadãos em sujeitos que declaram suas diferenças e manifestam seus conflitos”. (Marilena Chaui)
Se fores capaz de se indignar com as injustiças do mundo, então podemos caminhar juntos, somos ativistas sociais. (Prudêncio)
AGUARDE SEMPRE BOAS NOTÍCIAS!
 
Vamos (continuar) caminhando juntos!

Prudêncio

Presidente da ONG MOVIMENTAÇÃO

Mestre Griô, Jornalista, Assessor de Comunicação da FENAHTECT






(51) 8653-5662, 8653-5663 (OI), 9144-6426 (CLARO)

3226-7686 e 3227-1054

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Núcleo de Comunicação integra a ONG MOVIMENTAÇÃO – Pessoa Jurídica, constituída a partir da experiência de mais de 30 anos do Núcleo de Comunicação MOVIMENTAÇÃO nos Movimentos Sociais e de formação pedagógica, que iniciou sua trajetória com o Curso Prático no Processo da Comunicação, criado na década de 1970, na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), na cidade do Rio de Janeiro/RJ, e atuando desde 1997, no Estado do Rio Grande do Sul, com as Oficinas de Criação, trabalhando com crianças, jovens e adultos, com atividades lúdicas e de formação teórica e prática em todas as áreas do conhecimento humano.