Páginas

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

GRATIDÃO GRIÔ ÀS RAÍZES DA CULTURA POPULAR BRASILEIRA.

TROCA DE SABERES NO CARNAVAL DE GOIÂNIA.
Nossa ancestralidade referendada na cadeia produtiva do Carnaval em Goiânia. representada pala Cultura de raiz como as Congadas garantindo os valores de territorialidade através do trabalho comunitário da  Mãe Valéria da Congada - dirigente do Ilê Axé Vovó Conga Rainha do Mar.
 


Encontro com o secretário municipal de cultura de Goiânia, Ivanor Florêncio – dramaturgo, artista plástico e escritor.
 
Roda de Troca de Saberes e Fazeres com a Corte do Carnaval de Goiânia. Celebração da Cultura Popular Brasileira.
Roda de Troca de Saberes e Fazeres com a Corte do Carnaval de Goiânia. Celebração da Cultura Popular Brasileira.
Contemplação da Mestra Ceiça Matos na história e nos símbolos da cultura popular brasileira consagrada no Carnaval de Rua. A Congada do Estado de Goiás é uma das manifestações das comunidades de raízes de Goiânia.
     Pois é! Depois de uma semana em Goiânia/Goiás, para as agendas do GT das Rodas de Troca de Saberes e Fazeres; e outras “agendas pessoais” com a Mestra Ceiça Matos, quando comemoramos seu aniversário – dia 03/02.
      No dia 09/02 encerramos nossa agenda em Goiânia com chave de ouro com uma roda de conversa na Estação Cultura (antiga estação ferroviária), Praça do Trabalhador.
Compartilhando sonhos das Rodas de Troca de Saberes e Fazeres no Brasil. Uma proposição que já integro os estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Brasília e agora chegamos no Estado de Goiás. Mas não para por aí nossa caminhada Griô, a próxima parada será na Bahia.
      De volta pra casa (literalmente nas nuvens)! Trazendo na mala uma das mais importantes experiências de territorialidade da cultura popular brasileira: o Carnaval.
      Na terça-feira, 09/02 nossa roda de conversa “caiu no samba”. Fomos apresentados à Corte do Carnaval de Goiânia e ao secretário municipal de cultura, Ivanor Florêncio, que juntos renderam homenagem ao símbolo cultural de Goiás a Mãe Valéria da Congada dirigente do Ilê Axé Vovó Maria Conga Sereia do Mar. O “apoteótico” encontro foi celebrado com o desfile da Escola de Samba Flora do Vale. MUITA GRATIDÃO!
Apoteose do desfile da Escola de Samba Flora do Vale, que rendeu homenagem à Mãe Valéria da Congada, símbolo da cultura popular de Goiânia.
“Se um dia a democracia for possível neste país, ela nascerá dos movimentos sociais e populares, do contrapoder social e político que transforma a plebe em cidadã e os cidadãos em sujeitos que declaram suas diferenças e manifestam seus conflitos”. (Marilena Chaui)
Se fores capaz de se indignar com as injustiças do mundo, então podemos caminhar juntos, somos ativistas sociais. (Prudêncio)
AGUARDE SEMPRE BOAS NOTÍCIAS!
 
Vamos (continuar) caminhando juntos!

Prudêncio

Presidente da ONG MOVIMENTAÇÃO

Mestre Griô, Jornalista, Assessor de Comunicação da FENAHTECT






(51) 8653-5662, 8653-5663 (OI), 9144-6426 (CLARO)

3226-7686 e 3227-1054

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Núcleo de Comunicação integra a ONG MOVIMENTAÇÃO – Pessoa Jurídica, constituída a partir da experiência de mais de 30 anos do Núcleo de Comunicação MOVIMENTAÇÃO nos Movimentos Sociais e de formação pedagógica, que iniciou sua trajetória com o Curso Prático no Processo da Comunicação, criado na década de 1970, na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), na cidade do Rio de Janeiro/RJ, e atuando desde 1997, no Estado do Rio Grande do Sul, com as Oficinas de Criação, trabalhando com crianças, jovens e adultos, com atividades lúdicas e de formação teórica e prática em todas as áreas do conhecimento humano.