Páginas

domingo, 31 de janeiro de 2016

CAMINHADA GRIÔ COMPARTILHANDO SONHOS.

De Porto Alegre/RS à Goiânia/Goiás Trocando Saberes e Fazeres.
 
      Pois é! Depois do Rio de Janeiro, agora, dia 02 de fevereiro estamos embarcando para uma semana de “Rodas de Conversa” em Goiânia, capital do Estado de Goiás, onde vou encontrar a nossa Mestra Griô Maria da Conceição de Matos Peixoto – (Mestra Ceiça Matos).
      Um “namoro” que começou no Mês da Consciência Negra de 2015 em Porto Alegre numa perspectiva de caminharmos juntos a partir das nossas agendas entre o Rio Grande do Sul e o Rio de Janeiro. Certamente, vamos percorrer o Brasil com nossas Rodas de Troca de Saberes e Fazeres.
      Em Goiânia, a Mestra Ceiça Matos agendou uma “Roda de Conversa” para o dia 05 de fevereiro com representantes de grupos culturais e ativistas sociais para formularmos nossos conceitos de ações compartilhadas. Vamos aproveitar uma semana do Carnaval de Goiânia para trocas de saberes; e certamente, vamos também “sacudir um pouquinho o esqueleto”, afinal, ninguém é de ferro. GRATIDÃO GRIÔ!

CAMINHADA GRIÔ EM ALVORADA.
      Gratidão Griô à Jornalista Mariú Delanhese pela sua matéria publicada no Jornal Alvoradense, contando a histórias dos Griôs.
      Seria uma boa maneira de valorizar a Cultura da Oralidade se alguns jornalistas e escritores decidissem escrever as “Biografias não autorizadas dos Griôs do Brasil”... Poderia ser artigos, livros ou matérias para os jornais das suas cidades, a exemplo do que fez a jornalista MariúDelanhese do Jornal Alvoradense. Essa contribuição da área das letras vai preservar os saberes e fazeres da cultura popular brasileira, na perspectiva de manter na “roda da vida” as Vivências do Negro Contemporâneo – A mão afro-brasileira na construção do estado de direito.
      Certamente, ainda precisamos trazer à luz da sociedade milhares de Mestres e Mestras Griôs, que ainda estão na invisibilidade pela perversidade dos poderes públicos que não promovem as nossas culturas populares. Precisamosnos nos aliar as forças vivas da sociedade para construirmos um inventário dos nossos Mestre e Mestras Griôs como guardiões da nossa memória.
Nossa ancestralidade agradece. 
“Se um dia a democracia for possível neste país, ela nascerá dos movimentos sociais e populares, do contrapoder social e político que transforma a plebe em cidadã e os cidadãos em sujeitos que declaram suas diferenças e manifestam seus conflitos”. (Marilena Chaui)
Se fores capaz de se indignar com as injustiças do mundo,então podemos caminhar juntos, somos ativistas sociais.(Prudêncio)
AGUARDE SEMPRE BOAS NOTÍCIAS! 

Vamos (continuar) caminhando juntos!

Prudêncio

Presidente da ONG MOVIMENTAÇÃO

Mestre Griô, Jornalista, Assessor de Comunicação da FENAHTECT






(51) 8653-5662, 8653-5663 (OI), 9144-6426 (CLARO)

3226-7686 e 3227-1054

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Núcleo de Comunicação integra a ONG MOVIMENTAÇÃO – Pessoa Jurídica, constituída a partir da experiência de mais de 30 anos do Núcleo de Comunicação MOVIMENTAÇÃO nos Movimentos Sociais e de formação pedagógica, que iniciou sua trajetória com o Curso Prático no Processo da Comunicação, criado na década de 1970, na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), na cidade do Rio de Janeiro/RJ, e atuando desde 1997, no Estado do Rio Grande do Sul, com as Oficinas de Criação, trabalhando com crianças, jovens e adultos, com atividades lúdicas e de formação teórica e prática em todas as áreas do conhecimento humano.