Páginas

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

FOI O FÓRUM SOCIAL QUE PASSOU EM PORTO ALEGRE...

CELEBRAÇÃO DOS ATIVISTAS SOCIAIS POR UM MUNDO SEM RACISMO.
      Pois é, foi o Fórum Social Mundial que passou em Porto Alegre constatando a necessidade de continuarmos lutando por um mundo sem discriminação. Diversas rodas de troca de saberes que entre sonhos e protestos mostraram um “retrato sem retoques” denunciando o modelo econômico mundial voltado para alimentar o monstro do capitalismo.
      A ONG Movimentação e a ONG Conexões Negras integraram as rodas de debates, como a “Ciranda da Diversidade das Garantias de Direitos” formulando diferentes caminhos e narrativas das lutas por diretos civis, retratando a imensa colcha de retalhos consagrada pelas diferentes matizes da diversidade das forças vivas da sociedade brasileira. A (Ciranda da Diversidade das Garantias de Direitos) colocou no centro do debate a reinvenção dos sonhos dos diferentes, entre homes e mulheres de todas as etnias na construção de alternativas de enfrentamento à discriminação.
      Já na (Marcha de Abertura do Fórum Social Mundial), dia 19 de janeiro, foi dado o tom dos debates que durante cinco dias “esquentaram literalmente” a cidade de Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul.
      Outro mundo só será possível, quando eliminarmos o monstro do capitalismo, que alimenta o preconceito e o racismo. Esse foi o tom dos manifestos de ativistas sociais de todos os gêneros e etnias, que encaminharam documentos propositivos como a criação do Fórum Étnico-Raciais do Rio Grande do Sul, apresentado pelo ativista Jorge Cruz, presidente da ONG conexões Negras.
      Na agenda do dia 19/01, na Casa de Cultura Mário Quintana, no Centro Histórico de Porto Alegre, teve a “Aula Musicada – Cantando e Contando a (Verdadeira) História do Brasil” do Grupo Cultural da ONG PONTO Z, com apresentação artística do Professor Pernambuco: – o professor Pernambuco é integrante do Grupo Nuclear Acotirene de Quilombistas Contemporâneos do Rio Grande do Sul. A “Aula Musicada” com o Mestre Pernambuco é uma sensibilização pedagógica, que conta a História do Brasil, contextualizada com uma “Nova Narrativa” contando a verdade sobre o escravismo no Brasil. Nessa atividade registramos a presença do agente público Professor Mauro Pereira da Prefeitura Municipal de Nova Hartz-RS, do  Professor Paulo Cesar Andrades – diretor da Associação Cultural Nelson Mandela e do ativista social José Roberto B. Bairros – diretor presidente da Produtora ZK.
 
      Ressaltamos a grande participação da juventude nesse Fórum Social Mundial, cito o jovem Fernando Freitas dentre outros que se somaram com ativistas de longas trajetórias, como o jornalista Jesus Antunes – Conselheiro da Associação Brasileira de Imprensa ABI do Rio de Janeiro, o advogado Domingos Oscar Soares da Luz – Conselheiro da Comissão da Verdade Sobre a Escravidão do Brasil,  a militante Taís Feliz Vieira – ativista do Movimento Social Negro de Nova Santa Rita-RS, a jornalista Vera Daisy Barcellos – Vice-Presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio Grande do Sul, a professora Cláudia Freitas – Diretora da ONG Movimentação, o Jorge Cruz – ativista do Movimento Social Negro e dirigente das ONGs Movimentação e Conexões Negras dentre outros.    
Se fores capaz de se indignar com as injustiças do mundo, então podemos caminhar juntos, somos ativistas sociais. (Prudêncio)

AGUARDE SEMPRE BOAS NOTÍCIAS! 

Vamos (continuar) caminhando juntos!

Prudêncio

Presidente da ONG MOVIMENTAÇÃO

Mestre Griô, Jornalista, Assessor de Comunicação da FENAHTECT






(51) 8653-5662, 8653-5663 (OI), 9144-6426 (CLARO)

3226-7686 e 3227-1054

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Núcleo de Comunicação integra a ONG MOVIMENTAÇÃO – Pessoa Jurídica, constituída a partir da experiência de mais de 30 anos do Núcleo de Comunicação MOVIMENTAÇÃO nos Movimentos Sociais e de formação pedagógica, que iniciou sua trajetória com o Curso Prático no Processo da Comunicação, criado na década de 1970, na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), na cidade do Rio de Janeiro/RJ, e atuando desde 1997, no Estado do Rio Grande do Sul, com as Oficinas de Criação, trabalhando com crianças, jovens e adultos, com atividades lúdicas e de formação teórica e prática em todas as áreas do conhecimento humano.