Páginas

domingo, 10 de janeiro de 2016

AGENDA DA ONG MOVIMENTAÇÃO PARA ESSE NOVO ANO


Gratidão Griô às Novas Caminhadas em 2016.
Saudações aos Ativistas Sociais. Estamos Iniciando Nossa Agenda de Ações Compartilhadas de 2016.
 
      Pois é! As Rodas de Trocas de Saberes e Fazeres, não tira férias. Através da ONG Movimentação sobre a chancela da Caravana da Restauração Social, começamos o ano de agenda cheia:
      Dia 15 de janeiro, sexta-feira, estamos iniciando nossas Rodas de Troca de Saberes e Fazeres de 2016 pela Vila de Santo Amaro do Sul, distrito de General Câmara/RS. Ainda em janeiro estaremos no Fórum Social Temático em Porto Alegre/RS e no dia 02 de fevereiro, embarcamos no vôo para Goiânia – Goiás, aproveitando a agenda do carnaval para compartilhar nossas Rodas de Troca de Saberes em outros estados.
 
      A Roda de Troca de Saberes e Fazeres da Vila Santo Amaro do Sul, retoma o roteiro das Ações Compartilhadas, que encerrou ano de 2015, (no dia 12/12) com o “Seminário de Formação da Rede de Ativistas Sociais do Vale do Rio Pardo, realizado em Santa Cruz do Sul.
 
SAIBA MAIS SOBRE SANTO AMARO DO SUL:
- A Vila de Santo Amaro do Sul é um distrito do município de General Câmara, no Rio Grande do Sul, localizado às margens do rio Jacuí e conhecido pela beleza arquitetônica das edificações construídas pelos colonos açorianos. O conjunto histórico da cidade - formado pela praça e mais 14 prédios - foi tombado pelo Iphan, em 1998. Santo Amaro do Sul continuou quase intacta até nossos dias, com seu casario típico da cultura portuguesa e sua importante igreja dominando a paisagem. 

Marcada pela arquitetura colonial portuguesa, a vila é um dos mais significativos conjuntos urbanos de origem portuguesa no Estado do Rio Grande do Sul. Em 1970, diversos locais da vila foram utilizados como cenários para o filme Um Certo Capitão Rodrigo, dirigido por Anselmo Duarte e baseado na trilogia O tempo e o vento, obra do escritor Érico Veríssimo, que reúne ficção e história, como a Revolução Farroupilha.  

Grande parte das edificações que compõem o conjunto tombado tiveram importantes funções no passado e serviram de moradia para personagens históricos. Uma delas é o casarão onde nasceu em 12 e abril de 1773 o herói farroupilha e primeiro presidente da República Rio-grandense, José Gomes de Vasconcelos Jardim. Perto do balneário do Coqueiro, está o sobrado que pertenceu ao chefe do Exército Imperial durante a Revolução Farroupilha, Chico Pedro, um dos mais temidos pelos farrapos. 

História - Santo Amaro do Sul foi um dos primeiros povoados de colonização açoriana no Estado. Nessa região, em meados do século XVIII, situava-se a fronteira entre os impérios Português e Espanhol - um território habitado por índios. Em 1750, o general Gomes Freitas de Andradas construiu um armazém para abastecer os portugueses que subiam o rio Jacuí rumo às Missões.  A vila foi fundada em 1752, neste local às margens do rio, na época em que Portugal e Espanha disputavam o território sul-americano. 

Em 1753, chegaram os primeiros sesmeiros e, em 1770, os açorianos que se alojaram na margem esquerda do rio formaram a Forqueta de Santo Amaro. O local era estratégico e abrigava depósitos de armas e munições, e foi escolhido para a construção do Forte de Santo Amaro. A partir da segunda metade do século XVIII, chegaram à região migrantes de outras partes do Brasil e de Portugal. 

O povoado cresceu e, nos anos seguintes, recebeu muitos imigrantes vindos do Arquipélago dos Açores. Os casais de açorianos construíram suas residências nos lotes que receberam. O objetivo central dessa ocupação, apoiada por Portugal era a demarcação das fronteiras, como determinava o Tratado de Madrid, firmado entre portugueses e espanhóis. Em 1773, Santo Amaro foi elevada à vila e esteve juridicamente ligada aos municípios de Rio Pardo, Triunfo e Taquari. Em 1849, passou à categoria de cidade e, em 1881, à sede do município de General Câmara, conhecido, então, como Margem. 

A Estrada de Ferro Porto Alegre-Uruguaiana foi aberta como empresa federal em 1883, ligando Santo Amaro a Cachoeira do Sul. Antes da ferrovia, as viagens para Porto Alegre eram feitas em embarcações que navegavam pelo rio Jacuí. Em 1898, a Estrada de Ferro foi encampada pela empresa belga Cie. Auxilaire e, em 1905, passou a ser a linha-tronco da Viação Férrea do Rio Grande do Sul (VFRGS), ainda administrada pelos belgas. Em 1907, os trilhos chegara a Uruguaiana, na fronteira com a Argentina.

A partir de 1939, com a instalação do Arsenal de Guerra do Exército Brasileiro, a sede do município se consolidou na margem do rio Taquari, com o nome de General Câmara, uma homenagem ao General José Antônio Correa da Câmara, primeiro governador do Rio Grande do Sul, após a Proclamação da República.

Monumentos e espaços públicos tombados: Igreja Matriz de Santo Amaro (construção em estilo barroco, datada do século XVIII, possui ricos detalhes arquitetônicos e ornamentos tais como imagens de santos magistralmente talhadas, candelabros de cristal, turíbulo e demais utensílios de ouro), Casa de Cultura Miguel Pereira (guarda documentos, históricos), entre outros.
Fontes: Arquivo Noronha Santos/Iphan e IBGE

AGUARDE SEMPRE BOAS NOTÍCIAS!
 

Vamos (continuar) caminhando juntos!

Prudêncio

Presidente da ONG MOVIMENTAÇÃO

Mestre Griô, Jornalista, Assessor de Comunicação da FENAHTECT



                                                    http://ongmovimentacao-movimentacao.blogspot.com



(51) 8653-5662, 8653-5663 (OI), 9144-6426 (CLARO)

3226-7686 e 3227-1054

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Núcleo de Comunicação integra a ONG MOVIMENTAÇÃO – Pessoa Jurídica, constituída a partir da experiência de mais de 30 anos do Núcleo de Comunicação MOVIMENTAÇÃO nos Movimentos Sociais e de formação pedagógica, que iniciou sua trajetória com o Curso Prático no Processo da Comunicação, criado na década de 1970, na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), na cidade do Rio de Janeiro/RJ, e atuando desde 1997, no Estado do Rio Grande do Sul, com as Oficinas de Criação, trabalhando com crianças, jovens e adultos, com atividades lúdicas e de formação teórica e prática em todas as áreas do conhecimento humano.