Páginas

quarta-feira, 18 de julho de 2012

As atividades dos 25 anos de ocupação do Umbu trazem uma grande reflexão sobre a habitação popular no Brasil

      A celebração dos 25 anos da comunidade do Parque Residencial Umbu, em Alvorada/RS reuniu ativistas sociais e autoridades do diversos setores públicos que nos dias 12, 14, 15 e 17 em diferentes espaços do município, fizeram uma grande reflexão sobre a habitação popular no Brasil. As atividades começaram no dia 12 na sede do Projeto Mulheres da Paz, no Umbu – Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI) em Alvorada.
      O evento teve a abertura com a saudação do Comandante do 24ª Batalhão da Brigada Militar de Alvorada, Tenente Coronel Rocha que saudou as Mulheres da Paz pelo papel que o projeto representa na construção de um novo perfil para os moradores do Umbu.
      As palestras na Sede do Projeto Mulheres da Paz foram protagonizadas pela Secretária de Estado, Marcia Santana, Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SPM) e pelo assessor da Diretoria de Cidadania Cultural, Mestre Griô Prudêncio, representando a Secretaria de Estado da Cultura (SEDAC). Nas palestras que tiveram início ás 14h do dia 12 de julho (marco da ocupação do Umbu), a Secretária de Estado de Políticas para as Mulheres - spm, Márcia Santana e o assessor da Diretoria de Cidadania Cultural da sedac, João Prudêncio fizeram um relato de resgate histórico que refletiu os processos de territorialidade e pertencimento para os moradores do Umbu.
      O encontro organizado pela ONG Movimentação compartilhada com as demais entidades da sociedade civil organizada, teve a mediação da coordenadora do Projeto Mulheres da Paz, Denise Bertoni e contou com a assessoria da líder comunitária Cleci Fogaça. As Mulheres da Paz estabeleceram um debate acalorado com reflexão nas suas experiências marcadas pela luta para garantir o direito à moradia.
      Ainda no dia 12 de julho ás 20h o Canal de TV na Internet www.olhartv.com levou ao ar o círculo de palestra que abordou a pauta dos processos de ocupação popular no Brasil. No debate com advogados, gestores públicos, professores historiadores e o Mestre Griô Prudêncio que sob a mediação da Professora Loiva Pereira e do Jornalista Carlos Soares, o programa apresentou um novo desenho da região do Umbu, que compõe com os bairros Onze de Abril e Salomé a segunda arrecadação do município de Alvorada.
      No sábado, 14 de julho o Grupo de Estudo do Ponto de Leitura da ONG Movimentação realizou na Sede do Projeto Mulheres da Paz do Umbu, o Seminário de Formação de Ativistas Sociais. O Seminário integrou a terceira parte do calendário de reflexão dos 25 anos de ocupação do Umbu, encaminhou as metas dos projetos da Caravana da Restauração Social, que propõe a criação do Centro de Referência da Cadeia Produtiva de Arte e Cultura da Região do Umbu. As ações apresentadas no seminário dizem respeito às iniciativas capitaneadas pelo Fundo Pró-Cultura do Umbu, através dos Microprojetos: Alimento Social, Olhar de Criança Feliz, Coletivo Teatral Infanto-Juvenil Mimesis e Museu do Umbu – Memorial Comunitário.
      Domingo no Parque, assim foi à programação dos 25 anos do Umbu no dia 15 de junho. O Coletivo Teatral Mimesis levou no domingo à tarde para o Largo da Senzala no Parque Residencial Umbu um espetáculo de reflexão da trajetória de ocupação do bairro. O espetáculo de Teatro de Rua contextualizou a historia de luta pela moradia do povo do Umbu. Um povo alegre e trabalhador que nos fez lembrar a música de Gilberto Gil.

O rei da brincadeira
Ê, José!

O rei da confusão

Ê, João!

Um trabalhava na feira

Ê, José!

Outro na construção

Ê, João!...
 A semana passada

No fim da semana

João resolveu não brigar

No domingo de tarde

Saiu apressado

E não foi prá Ribeira jogar

Capoeira!

Não foi prá lá

Pra Ribeira, foi namorar...


O José como sempre

No fim da semana

Guardou a barraca e sumiu

Foi fazer no domingo

Um passeio no parque

Lá perto da Boca do Rio...


Foi no parque

Que ele avistou

Juliana

Foi que ele viu

Foi que ele viu Juliana na roda com João

Uma rosa e um sorvete na mão

Juliana seu sonho, uma ilusão

Juliana e o amigo João...


O espinho da rosa feriu Zé

(Feriu Zé!) (Feriu Zé!)

E o sorvete gelou seu coração

O sorvete e a rosa

Ô, José!

A rosa e o sorvete

Ô, José!

Foi dançando no peito

Ô, José!

Do José brincalhão

Ô, José! (...)

Olha a faca! (Olha a faca!)Olha o sangue na mão

Ê, José!

Juliana no chão

Ê, José!

Outro corpo caído

Ê, José!

Seu amigo João

Ê, José!...

      Homens e mulheres que saíram do flagelo social de diversas regiões do estado e buscaram em Alvorada o lugar para reconstruir suas vidas. A luta, a poesia de um povo aguerrido, que lutou pelo seu pedaço de chão. Assim se passaram 25 anos daquele dia 12 de julho de 1987. A comunidade do Umbu, não tem muito que comemorar, mas tem muito orgulho de sua história. Vidas que se confundem com a composição poética do artista.

Amanhã não tem feira

Ê, José!

Não tem mais construção

Ê, João!

Não tem mais brincadeira

Ê, José!

Não tem mais confusão

Ê, João!...

      Dia 17, terça-feira, foi à vez da Câmara Municipal de Vereadores de Alvorada, reder homenagem aos 25 anos de ocupação do Umbu. Com a presença de representantes de secretarias do governo do estado e do governo municipal de Alvorada, presidente da Câmara e demais vereadores, a Sessão Solene, formulada pelo Senhor José Dantas, presidente da Associação Comunitária do Umbu, homenageou as principais lideranças comunitárias e representantes de Organizações Sociais, representante do Projeto Mulheres da Paz, representante do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS-UMBU), representantes de Escolas Públicas, representantes de Igrejas que promovem a cidadania na comunidade do Parque Residencial Umbu.

Participa você também da Caravana da Restauração Social com a ONG MOVIMENTAÇÃO!

Queremos continuar compartilhando nossa utopia com todas as pessoas:
Homens e mulheres de boa vontade que possam ser multiplicadores das nossas iniciativas.
Precisamos de você para continuar a obra do Mestre Griô Prudêncio.

Débora Machado Gonçalves
Presidenta da ONG MOVIMENTAÇÃO

Maria Santa de Souza Prudêncio
Vice-Presidenta da ONG MOVIENTAÇÃO
Base operacional da ONG MOVIMENTAÇÃO - Ponto de Leitura: Núcleo de Comunicação,
Biblioteca Comunitária e Museu do Umbu – Memorial Comunitário,
Rua Concórdia, 571, Parque Residencial Umbu, Alvorada/RS, CEP: 94801-971.
Telefones: (51) 3447-5662 - 3443-6417

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Núcleo de Comunicação integra a ONG MOVIMENTAÇÃO – Pessoa Jurídica, constituída a partir da experiência de mais de 30 anos do Núcleo de Comunicação MOVIMENTAÇÃO nos Movimentos Sociais e de formação pedagógica, que iniciou sua trajetória com o Curso Prático no Processo da Comunicação, criado na década de 1970, na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), na cidade do Rio de Janeiro/RJ, e atuando desde 1997, no Estado do Rio Grande do Sul, com as Oficinas de Criação, trabalhando com crianças, jovens e adultos, com atividades lúdicas e de formação teórica e prática em todas as áreas do conhecimento humano.