Páginas

domingo, 15 de julho de 2012

Domingo no Parque, uma reflexão dos 25 anos do Umbu

      A comunidade do Parque Residencial Umbu, celebrou nesse domingo, (15/07) mais ama ação cultural que marcou a programação dos 25 anos de ocupação do bairro. O espetáculo de Teatro de Rua ficou por conta do Coletivo Teatral Infanto-Juvenil Mimesis, que contextualizou a historia de luta pela moradia do povo do Umbu. Um povo alegre e trabalhador que lembra a música de Gilberto Gil.


O rei da brincadeira - ê, José

O rei da confusão - ê, João

Um trabalhava na feira - ê, José

Outro na construção - ê, João

      Homens e mulheres que saíram do flagelo social de diversas regiões do estado e buscaram em Alvorada o lugar para reconstruir suas vidas. A luta, a poesia de um povo aguerrido, que lutou pelo seu pedaço de chão. Assim se passaram 25 anos daquele dia 12 de julho de 1987. A comunidade do Umbu, não tem muito que comemorar, mas tem muito orgulho de sua história. Vidas que se confundem com a composição poética do artista.

O José como sempre no fim da semana

Guardou a barraca e sumiu

Foi fazer no domingo um passeio no parque

Lá perto da Boca do Rio

Foi no parque que ele avistou

Juliana

Foi que ele viu

      Pois é, desde quinta-feira, (12/07), a Caravana da Restauração Social do Grupo de Estudo da ONG Movimentação se dedicou na busca do inventário cultural do Umbu, especialmente a escutar e promover o registro da caminhada das centenas de ativistas sociais que estão mudando a situação de vulnerabilidade social do bairro.
      A região que integra os bairros 11 de Abril Salomé e Umbu contribui com uma das maiores arrecadações de impostos do município de Alvorada. Assim, os moradores do Umbu, não aceitam os estereótipos atribuídos ao bairro. Prova disso, são as diversas ações culturais protagonizadas pelas pessoas da comunidade, elas são a expressão do poeta.

Juliana na roda com João

Uma rosa e um sorvete na mão

Juliana, seu sonho, uma ilusão

Juliana e o amigo João

O espinho da rosa feriu Zé

E o sorvete gelou seu coração (...).

Participa você também da Caravana da Restauração Social com a ONG MOVIMENTAÇÃO!

Queremos continuar compartilhando nossa utopia com todas as pessoas:
Homens e mulheres de boa vontade que possam ser multiplicadores das nossas iniciativas.
Precisamos de você para continuar a obra do Mestre Griô Prudêncio.


Débora Machado Gonçalves
Presidenta da ONG MOVIMENTAÇÃO

Maria Santa de Souza Prudêncio
Vice-Presidenta da ONG MOVIENTAÇÃO


Base operacional da ONG MOVIMENTAÇÃO - Ponto de Leitura: Núcleo de Comunicação,
Biblioteca Comunitária e Museu do Umbu – Memorial Comunitário,
Rua Concórdia, 571, Parque Residencial Umbu, Alvorada/RS, CEP: 94801-971.
Telefones: (51) 3447-5662 - 3443-6417





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Núcleo de Comunicação integra a ONG MOVIMENTAÇÃO – Pessoa Jurídica, constituída a partir da experiência de mais de 30 anos do Núcleo de Comunicação MOVIMENTAÇÃO nos Movimentos Sociais e de formação pedagógica, que iniciou sua trajetória com o Curso Prático no Processo da Comunicação, criado na década de 1970, na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), na cidade do Rio de Janeiro/RJ, e atuando desde 1997, no Estado do Rio Grande do Sul, com as Oficinas de Criação, trabalhando com crianças, jovens e adultos, com atividades lúdicas e de formação teórica e prática em todas as áreas do conhecimento humano.