Páginas

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Uma “Janela” para criação do Telecentro do Museu do Umbu










Através da Caravana da Restauração Social, que integra o Grupo de Estudo do Ponto de Leitura da ONG MOVIMENTAÇÃO abre-se uma “janela” de inclusão digital para a comunidade do Parque Residencial Umbu em Alvorada/RS, com o recebimento dos equipamentos, segunda-feira, (26) de dezembro. A diretoria da ONG, através da Vice-Presidente, dona Maria Santa de Souza, as diretoras de eventos, dona Vera Regina Conceição e dona Silvia Mello, a segunda secretária, Bárbara Mello, e os integrantes do projeto da Revista Olhares do Umbu participaram da recepção dos técnicos do governo federal na entrega dos equipamentos. O projeto denominado de “Janela Social – Telecentro Comunitário Museu do Umbu” tem a perspectiva de abrir as memórias dos computadores transformando os cotidianos acessos das lan houses das comunidades periféricas em telas sociais, capazes de promover acesso aos bens culturais do Rio Grande do Sul, do Brasil e do mundo. O projeto do telecentro “Janela Social” foi pensando a partir do fomento do Ponto de Leitura da ONG MOVIMENTAÇÃO, que busca integrar as comunidades do Território de Paz do Programa de Segurança Pública com Cidadania do Ministério da Cultura e do Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura.

Tendo como base as ações da Caravana da Restauração Social, que desde ano de 2007, abriu várias janelas de atividades para grupos de ativistas de diversos seguimentos dos movimentos sociais. A criação do Projeto “Janela Social – Telecentro Comunitário Museu do Umbu” conta com a participação do SERPRO – Serviço Federal de Processamento de Dados. Serpro é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Fazenda. A empresa investe no desenvolvimento de soluções tecnológicas em Software Livre, como uma política estratégica que permite otimizar os recursos públicos, incentivar o compartilhamento de conhecimento e estimular a cooperação entre as esferas federal, estadual, municipal, iniciativas do segmento acadêmico e sociedade. O Serpro também desenvolve projetos e programas que contemplam questões sociais de acessibilidade e inclusão digital, e apoia as políticas do governo federal nessas áreas.

Programa SERPRO de Inclusão Digital - PSID

O Serviço Federal de Processamento de Dados - SERPRO - Programa SERPRO de Inclusão Digital - PSID promove a inclusão digital e social das comunidades excluídas do universo das Tecnologias da Comunicação e Informação - TIC. Implantado em 2003, o PSID é uma das ações amparadas pela política de Responsabilidade Social e Cidadania da Empresa, em sintonia com o Programa Brasileiro de Inclusão Digital do Governo Federal. A regional/Pae atua no programa desde 2006 e ao longo deste período já foi implantados 58 unidades de telecentro para as comunidades em Porto Alegre, interior do estado e comunidades indígenas. Desde então o comitê que atua nesta ação é composto pelos seguintes técnicos:

Edison Luis de Vargas Helbert - Coordenador do PSID; Gilberto Cesar Barbosa de Oliveira - Gerente da Gestão Logística; Gelsomar Souza Brasil - Coordenador Técnico do PSID; Neusa Maria Rodrigues Ribeiro - Coord. da Resp. Social e Cidadania; Erony de Espíndula - Coord. do Comitê de Alienação; Rogério Luis Santanna - Supervisor de Atendimento Nível 01; e Ismael Homem de Oliveira - Técnico de atendimento nível 01.
Assim, contando com o Programa SERPRO de Inclusão Digital - PSID o Grupo de Estudo do Ponto de Leitura da ONG M0VIMENTAÇÃO forma a tela social que esta desenhando o mosaico de ações que inclui uma rede de comunicação que vão ‘desesconder’ as manifestações sociais das comunidades que compõe o Território de Paz do PRONASCI de Alvorada.

Um abraço fraterno!

Vamos caminhar juntos!
Prudêncio
Griô em comunicação social, Direitos Humanos e Cidadania
Assessor da Coordenação da Diversidade Cultural
e da Coordenação de Culturas Populares
Diretoria de Cidadania Cultural
Secretaria de Estado da Cultura do RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Núcleo de Comunicação integra a ONG MOVIMENTAÇÃO – Pessoa Jurídica, constituída a partir da experiência de mais de 30 anos do Núcleo de Comunicação MOVIMENTAÇÃO nos Movimentos Sociais e de formação pedagógica, que iniciou sua trajetória com o Curso Prático no Processo da Comunicação, criado na década de 1970, na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), na cidade do Rio de Janeiro/RJ, e atuando desde 1997, no Estado do Rio Grande do Sul, com as Oficinas de Criação, trabalhando com crianças, jovens e adultos, com atividades lúdicas e de formação teórica e prática em todas as áreas do conhecimento humano.