Páginas

sábado, 24 de dezembro de 2011

Celebração do “Natal no Coletivo” – ações compartilhadas com os Microprojetos do Território de Paz do Umbu em Alvorada
























Através do projeto Museu Comunitário do Umbu, um conjunto de microprojetos: Olhar de Criança Feliz, Alimento Social, Coletivo Teatral Infanto-juvenil Mimesis, Revista Olhares do Umbu e Saúde em Foco foi celebrado o “Natal no Coletivo”. Uma ação compartilhada com a Sociedade de Ônibus União Ltda. (SOUL), que abraçou o projeto apoiando a iniciativa do Grupo de Estudo do Ponto de Leitura da ONG Movimentação, contemplando crianças e adolescentes com uma ação cidadã.
O projeto: “Natal no Coletivo” parte do olhar do Parque Residencial Umbu (complexo de habitação popular ocupado em 12 de julho de 1987). Esta ação consiste em contextualizar a História de Alvorada através de um passeio histórico pelos principais pontos de memória da cidade, que, teve como pano de fundo as referências indicadas pelos Mestres em História (especialmente os professores que produziram o Livro Raízes de Alvorada), que apontaram os seguintes pontos de memória do roteiro “Natal no Coletivo”:
Um dos locais mais emblemáticos é o próprio bairro 11 de Abril, pelo ineditismo do movimento. Outros dois bairros histórico: o bairro São Pedro e Piratini tem casas construídas através de mutirões liderados por um pastor da igreja luterana nos anos 70. Até kibutz (habitações coletivas) surgiram por ali nesta época.
A Praça João Goulart (Parada 48) tem grande valor para a memória cultural da cidade, por muito tempo os grandes acontecimentos culturais e até esportivos ocorreram neste palco. A Sociedade União é também retrato de uma época. Reuniu não só um grande patrimônio como a parcela social que tinha acesso às decisões por gerações.
A água tem papel de destaque na memória dos mais antigos. Pelos arroios, que serviam de tanque para as velhas lavadeiras, pelo rio, necessário e ameaçador, pelas bicas, ponto de encontro. A Lagoa do Cocão tem um valor não só ambiental, como sentimental, é um orgulho dos alvoradenses. A Cascata do Xangô simboliza o vigor cultural da religiosidade afro em Alvorada.
O Passo dos Negros, que ainda precisa de um estudo maior para conhecermos o real significado desta localidade, que tantas histórias já motivou e motiva. Há também locais importantes por reunir grupos culturais ou esportivos, como CTGs ou as carreiras de cancha reta e corridas de charretes.
Para a realização dessa ação social do Museu Comunitário do Umbu com as crianças e adolescentes do Território de Paz – PRONASCI de Alvorada, o Ponto de Leitura da ONG Movimentação contou a parceria da Empresa SOUL, que propiciou o transporte e patrocinou o lanche para do coletivo. O último Ponto de Memória do roteiro histórico pala cidade de Alvorada foi o complexo empresarial com (a garagem dos ônibus da Empresa SOUL) que se mistura com a história da cidade, por onde passa todo o processo de crescimento do município. No final do passeio o Projeto Museu Comunitário do Umbu recepcionou o “Natal no Coletivo” com um Brinde para todos celebrarem o natal com suas famílias.

Vamos caminhar juntos!
Prudêncio
Griô em comunicação social, Direitos Humanos e Cidadania
Telefones (51): 9144-6426 / 9451-9214
jcaprudencio@ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Núcleo de Comunicação integra a ONG MOVIMENTAÇÃO – Pessoa Jurídica, constituída a partir da experiência de mais de 30 anos do Núcleo de Comunicação MOVIMENTAÇÃO nos Movimentos Sociais e de formação pedagógica, que iniciou sua trajetória com o Curso Prático no Processo da Comunicação, criado na década de 1970, na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), na cidade do Rio de Janeiro/RJ, e atuando desde 1997, no Estado do Rio Grande do Sul, com as Oficinas de Criação, trabalhando com crianças, jovens e adultos, com atividades lúdicas e de formação teórica e prática em todas as áreas do conhecimento humano.