Páginas

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Uma “Janela” para criação do Telecentro do Museu do Umbu










Através da Caravana da Restauração Social, que integra o Grupo de Estudo do Ponto de Leitura da ONG MOVIMENTAÇÃO abre-se uma “janela” de inclusão digital para a comunidade do Parque Residencial Umbu em Alvorada/RS, com o recebimento dos equipamentos, segunda-feira, (26) de dezembro. A diretoria da ONG, através da Vice-Presidente, dona Maria Santa de Souza, as diretoras de eventos, dona Vera Regina Conceição e dona Silvia Mello, a segunda secretária, Bárbara Mello, e os integrantes do projeto da Revista Olhares do Umbu participaram da recepção dos técnicos do governo federal na entrega dos equipamentos. O projeto denominado de “Janela Social – Telecentro Comunitário Museu do Umbu” tem a perspectiva de abrir as memórias dos computadores transformando os cotidianos acessos das lan houses das comunidades periféricas em telas sociais, capazes de promover acesso aos bens culturais do Rio Grande do Sul, do Brasil e do mundo. O projeto do telecentro “Janela Social” foi pensando a partir do fomento do Ponto de Leitura da ONG MOVIMENTAÇÃO, que busca integrar as comunidades do Território de Paz do Programa de Segurança Pública com Cidadania do Ministério da Cultura e do Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura.

Tendo como base as ações da Caravana da Restauração Social, que desde ano de 2007, abriu várias janelas de atividades para grupos de ativistas de diversos seguimentos dos movimentos sociais. A criação do Projeto “Janela Social – Telecentro Comunitário Museu do Umbu” conta com a participação do SERPRO – Serviço Federal de Processamento de Dados. Serpro é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Fazenda. A empresa investe no desenvolvimento de soluções tecnológicas em Software Livre, como uma política estratégica que permite otimizar os recursos públicos, incentivar o compartilhamento de conhecimento e estimular a cooperação entre as esferas federal, estadual, municipal, iniciativas do segmento acadêmico e sociedade. O Serpro também desenvolve projetos e programas que contemplam questões sociais de acessibilidade e inclusão digital, e apoia as políticas do governo federal nessas áreas.

Programa SERPRO de Inclusão Digital - PSID

O Serviço Federal de Processamento de Dados - SERPRO - Programa SERPRO de Inclusão Digital - PSID promove a inclusão digital e social das comunidades excluídas do universo das Tecnologias da Comunicação e Informação - TIC. Implantado em 2003, o PSID é uma das ações amparadas pela política de Responsabilidade Social e Cidadania da Empresa, em sintonia com o Programa Brasileiro de Inclusão Digital do Governo Federal. A regional/Pae atua no programa desde 2006 e ao longo deste período já foi implantados 58 unidades de telecentro para as comunidades em Porto Alegre, interior do estado e comunidades indígenas. Desde então o comitê que atua nesta ação é composto pelos seguintes técnicos:

Edison Luis de Vargas Helbert - Coordenador do PSID; Gilberto Cesar Barbosa de Oliveira - Gerente da Gestão Logística; Gelsomar Souza Brasil - Coordenador Técnico do PSID; Neusa Maria Rodrigues Ribeiro - Coord. da Resp. Social e Cidadania; Erony de Espíndula - Coord. do Comitê de Alienação; Rogério Luis Santanna - Supervisor de Atendimento Nível 01; e Ismael Homem de Oliveira - Técnico de atendimento nível 01.
Assim, contando com o Programa SERPRO de Inclusão Digital - PSID o Grupo de Estudo do Ponto de Leitura da ONG M0VIMENTAÇÃO forma a tela social que esta desenhando o mosaico de ações que inclui uma rede de comunicação que vão ‘desesconder’ as manifestações sociais das comunidades que compõe o Território de Paz do PRONASCI de Alvorada.

Um abraço fraterno!

Vamos caminhar juntos!
Prudêncio
Griô em comunicação social, Direitos Humanos e Cidadania
Assessor da Coordenação da Diversidade Cultural
e da Coordenação de Culturas Populares
Diretoria de Cidadania Cultural
Secretaria de Estado da Cultura do RS

sábado, 24 de dezembro de 2011

Celebração do “Natal no Coletivo” – ações compartilhadas com os Microprojetos do Território de Paz do Umbu em Alvorada
























Através do projeto Museu Comunitário do Umbu, um conjunto de microprojetos: Olhar de Criança Feliz, Alimento Social, Coletivo Teatral Infanto-juvenil Mimesis, Revista Olhares do Umbu e Saúde em Foco foi celebrado o “Natal no Coletivo”. Uma ação compartilhada com a Sociedade de Ônibus União Ltda. (SOUL), que abraçou o projeto apoiando a iniciativa do Grupo de Estudo do Ponto de Leitura da ONG Movimentação, contemplando crianças e adolescentes com uma ação cidadã.
O projeto: “Natal no Coletivo” parte do olhar do Parque Residencial Umbu (complexo de habitação popular ocupado em 12 de julho de 1987). Esta ação consiste em contextualizar a História de Alvorada através de um passeio histórico pelos principais pontos de memória da cidade, que, teve como pano de fundo as referências indicadas pelos Mestres em História (especialmente os professores que produziram o Livro Raízes de Alvorada), que apontaram os seguintes pontos de memória do roteiro “Natal no Coletivo”:
Um dos locais mais emblemáticos é o próprio bairro 11 de Abril, pelo ineditismo do movimento. Outros dois bairros histórico: o bairro São Pedro e Piratini tem casas construídas através de mutirões liderados por um pastor da igreja luterana nos anos 70. Até kibutz (habitações coletivas) surgiram por ali nesta época.
A Praça João Goulart (Parada 48) tem grande valor para a memória cultural da cidade, por muito tempo os grandes acontecimentos culturais e até esportivos ocorreram neste palco. A Sociedade União é também retrato de uma época. Reuniu não só um grande patrimônio como a parcela social que tinha acesso às decisões por gerações.
A água tem papel de destaque na memória dos mais antigos. Pelos arroios, que serviam de tanque para as velhas lavadeiras, pelo rio, necessário e ameaçador, pelas bicas, ponto de encontro. A Lagoa do Cocão tem um valor não só ambiental, como sentimental, é um orgulho dos alvoradenses. A Cascata do Xangô simboliza o vigor cultural da religiosidade afro em Alvorada.
O Passo dos Negros, que ainda precisa de um estudo maior para conhecermos o real significado desta localidade, que tantas histórias já motivou e motiva. Há também locais importantes por reunir grupos culturais ou esportivos, como CTGs ou as carreiras de cancha reta e corridas de charretes.
Para a realização dessa ação social do Museu Comunitário do Umbu com as crianças e adolescentes do Território de Paz – PRONASCI de Alvorada, o Ponto de Leitura da ONG Movimentação contou a parceria da Empresa SOUL, que propiciou o transporte e patrocinou o lanche para do coletivo. O último Ponto de Memória do roteiro histórico pala cidade de Alvorada foi o complexo empresarial com (a garagem dos ônibus da Empresa SOUL) que se mistura com a história da cidade, por onde passa todo o processo de crescimento do município. No final do passeio o Projeto Museu Comunitário do Umbu recepcionou o “Natal no Coletivo” com um Brinde para todos celebrarem o natal com suas famílias.

Vamos caminhar juntos!
Prudêncio
Griô em comunicação social, Direitos Humanos e Cidadania
Telefones (51): 9144-6426 / 9451-9214
jcaprudencio@ig.com.br

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

AÇÃO REALIZADA EM 10/12











OFICINA DE DESENHO LIVRE MINISTRADA POR LETÍCIA C. GOMES
OFICINA DE DESENHO ARTÍSTICO MINISTRADA POR MARCEO COELHO
RODA DE CONVERSA MEDIADA POR PATRÍCIA BERG
LANCHE ALIMENTO SOCIAL EQUIPE COORDENADA POR VERA REGINA CONCEIÇÃO
PARTICIPAÇÃO E COBERTURA DA ATIVIDADE EQUIPE DA REVISTA OLHARES DO UMBU COORDENADA POR BARBARA MELLO

10/12

ONG – MOVIMENTAÇÃO
Associação Humanística de Ações Social, Cultural e Educativa
Fundada em 04 de Abril de 2007 – na cidade de Porto Alegre Estado do Rio Grande do Sul.
Ata da Reunião do dia 10/12/2011
Aos dez dias do mês de dezembro de dois mil e onze, às catorze horas, na Sede Mulheres da Paz, sito à avenida Vista Alegre, no. 952, bairro Parque Residencial Umbu, cidade de Alvorada, Rio Grande do Sul, reuniram-se os membros e colaboradores da Ong Movimentação com os seguintes pontos de pauta: A – MICROPROJETOS: AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE COMPARTILHADA / REALIZADA NA SEDE MULHERES DA PAZ (10/12): Alguns pontos foram destacados, tais como: 1. A percepção de que as mulheres se apoderaram da palavra, compartilharam suas experiências e expectativas para ações futuras e essencialmente coletivas, destacando-se as propostas do microprojeto Saúde em Foco (microprojeto que não foi aprovado pelo programa mais cultura e que está sendo auxiliado pelo fundo pró-cultura do Umbu, proponente Silvia Mello); 2. Melhorar o planejamento, organizando algumas ações: recepção dos convidados, intervenção das falas dos ativistas sociais, alimentação (os refrigerantes foram comprados no decorrer das atividades); 3. Destacou-se a importância do microprojeto Alimento Social (proponente Vera), pois na prática se observa a integração total com os outros projetos; 4. Os proponentes realizarão um relatório das ações desenvolvidas nessa atividade coletiva, este deverá ser enviado por email para que o professor Prudêncio divulgue em redes sociais (até amanhã). PASSEIO / NATAL NO COLETIVO: DATA 17/12 SAÍDA DA SEDE MULHERES DA PAZ ÀS 14H (PEDIR PARA AS CRIANÇAS CHEGAREM às 13H PARA CONVERSA PREPARATÓRIA E ORIENTAÇÕES SOBRE O ROTEIRO, COLOCAÇÃO DOS CRACHÁS), RETORNO à SEDE às 19H. O PASSEIO MONITORADO OCORRERÁ DAS 14H às 17H; APÓS ESSE HORÁRIO NOS ENCAMINHAREMOS PARA O LOCAL onde SERÁ DISTRIBUÍDO O LANCHE (17H às 18:30H). A professora Marisa e o professor Fabiano participarão dessa atividade. A ativista Letícia informou da impossibilidade de verificar os locais sugeridos para a realização do lanche, o professor Prudêncio assumiu essa questão. Com relação ao itinerário, existe ainda a necessidade de se verificar os locais a serem visitados (CORSAN, por exemplo), e pensar tempo de visitação em cada localidade. AS INSCRIÇÕES DAS CRIANÇAS OCORRERÃO NA 4ª.f das 13:30H – 16H, NA SEDE MULHERES DA PAZ. OBSERVAÇÃO: VERIFICAR O SEGUINTE ENCAMINHAMENTO: as crianças que participaram das oficinas no dia 10/12, já estão automaticamente cadastradas para o passeio. Ficou encaminhada uma reunião para organização do ROTEIRO, no dia 13/12 (3ª feira), a partir das 19h, na residência da ativista social Vera, end: rua Augusto Pestana, no. 19, bairro Tijuca / Alvorada. REVISTA OLHARES DO UMBU: As observações realizadas encaminharam-se para a lembrança de que a revista é um instrumento para a comunidade se expressar, ressaltou-se a parceria com MULHERES DA PAZ, cuja intuito era de auxiliar com recursos para que as 3 edições fossem concluídas com êxito. E já que a equipe do microprojeto não possui mais tempo hábil para a realização das três edições, o professor Prudêncio sugeriu que fossem organizados jornais murais (em banners) das duas primeiras edições, e que verificaríamos a possibilidade de editar em janeiro uma Revista Documento, com duas possibilidades para captação dos recursos para a impressão: 1. auxílio da Soul. 2. recursos do próprio microprojeto e recursos disponibilizados pelo Mulheres da Paz. REUNIÃO COM O MINISTÉRIO DA CULTURA / PRONASCI : 12/12/2011 , às 14:30h, na rua André Poente, 441, bairro Independência. Encaminhou-se que os proponentes dos microprojetos/grupo de estudos, divulgarão a data da reunião nos emails e redes sociais, além da ativista social Silvia entrar em contato com a gabinete do pronasci, para que reforcem a divulgação dessa reunião, pois ela não ocorreu de forma impressa. INFORMES: Ativista Vera informou que ocorrerá no dia 15/12 a Feira Ecológica Prefeitura / parada 48; e que em 16/12 inaugurar-se-á o Brique Mulheres da Paz/ Alimento Social/ Associação do Umbu, quinzenalmente das 14h às 20h; professor Prudêncio informou que no dia 15/12, às 19h, acontecerá a Formatura dos alunos do Projeto Pescar / SOUL. PRÓXIMA REUNIÃO E CONFRATERNIZAÇÃO DE FINAL DE ANO: data: 15/01/2012, local: residência da ativista social Patrícia Berg. Não havendo mais nenhum outro encaminhamento a respeito dos pontos da pauta em questão e sem nenhum informe deu-se por encerrada a reunião às dezessete horas, com a presença de Letícia Coelho Gomes, Silvia Mello, Victória Oliveira Coelho, João Prudêncio, Barbara Mello, Andrielle da Silva, Vera Regina da Conceição sendo assinada e lavrada por mim que secretariou os trabalhos e pelos demais integrantes do grupo. Letícia Coelho Gomes



03/12

ONG – MOVIMENTAÇÃO
Associação Humanística de Ações Social, Cultural e Educativa
Fundada em 04 de Abril de 2007 – na cidade de Porto Alegre Estado do Rio Grande do Sul.
Ata da Reunião do dia 03/12/2011
Aos três dias do mês de dezembro de dois mil e onze, às catorze horas, na Escola Municipal Normélio Pereira Barcellos, sito à rua Doze de Julho, no. 540, bairro Parque Residencial Umbu, cidade de Alvorada, Rio Grande do Sul, reuniram-se os membros e colaboradores da Ong Movimentação com os seguintes pontos de pauta: A - Microprojetos: 1. Informes sobre as oficinas compartilhadas: microprojetos aprovados nesse ano pelo ministério da cultura / pronasci no programa mais cultura - território da paz de Alvorada/rs. projetos: olhar de criança feliz (proponente Sérgio); alimento social - culinária artesanal (proponente Vera); revista olhares do umbu (proponente Barbara); coletivo infanto-juvenil de artes cênicas mimesis (proponente Marcelo) e museu do umbu - memorial comunitário ( proponente Prudêncio). As oficinas realizar-se-ão no sábado 10/11 das 9h às 12h na Sede Mulheres da Paz, avenida Vista Alegre, Pque Residencial Umbu, Alvorada/RS. Programação: Oficinas de desenho artístico , pintura em tela (Marcelo e Prudêncio), conversa com as mulheres da comunidade (resgate de memória/ exposição do Museu Comunitário / Patricia), Contação de Histórias (Letícia), Lanche Coletivo (Vera), cobertura das atividades (equipe da Revista Olhares do Umbu). 2. Definiu-se que a ação do microprojeto “Olhar de Criança Feliz” denominado Natal Comunitário será um passeio por Alvorada, cujo objetivo é de possibilitar momentos de confraternização com as crianças e adolescentes do bairro, para isso, será realizado um itinerário pela cidade, onde essas crianças e jovens possam, em conjunto com os ativistas sociais dos microprojetos e da ONG, descobrir uma nova Alvorada, no sentido mais pleno da palavra. Este passeio será no transporte coletivo e essa ação será realizada em parceria com a Soul; Deliberações: Pensar o roteiro pedagógico, para tanto, o professor Prudêncio entrará em contato com os professores Marisa, autora do livro Raízes da Alvorada, e Fabiano, diretor da escola Brigadeiro (participantes do site Trincheira) para que colaborem com o roteiro e participem do passeio; foi sugerido que a atividade seja finalizada com um lanche coletivo (microprojeto alimento social/ Vera), em local a ser definido (Letícia verificará dois restaurantes que se localizam na parada 48, Daruma e Luiz Bar); encaminhar contato com a Soul. 3. Diagnóstico do microprojeto Alimento Social, incentivar a busca de um curso de gestão. B - ONG / Ponto de Leitura: 1. Planejamento para 2012: oficina de serigrafia, incorporará as ações da Caravana da Restauração Social, oficineiro Marcelo, que realizará o curso nos dias 13 e 14/12, custo R$170,00 (verba disponibilizada pelo fundo pró-cultura). 2. Planejar a capacitação para elaboração de projetos a ser realizada em Arroio dos Ratos. 3. Existe a disponibilidade de um pendrive, com todos os documentos da Ong, para serem compartilhados com os ativistas da ONG. 4. Os ativistas que desejarem postar informações no site da ONG, podem adquirir a senha, realizando o pedido pelo yahoogrupos. 5. Itens para pauta das próximas reuniões: necessidade de locação de espaços para escritório (em Poa) e para oficinas (Território da Paz Umbu/Alvorada). 6. CONFRATERNIZAÇÃO DE FINAL DE ANO: data: 15/01/2012 / local: residência da ativista social Patrícia Berg. INFORMES: Professor Prudêncio informa que a ONG está inscrita no Fórum (...). PRÓXIMA REUNIÃO: 10/12/11 (SÁBADO) DAS 14H ÀS 17H, NA SEDE MULHERES DA PAZ. Não havendo mais nenhum outro encaminhamento a respeito dos pontos da pauta em questão e sem nenhum informe deu-se por encerrada a reunião às dezessete horas, com a presença de Patrícia Berg, Letícia Coelho Gomes, Silvia Mello, Victória Oliveira Coelho, João Prudêncio, Jaques Menezes, Nadson Pereira, sendo assinada e lavrada por mim que secretariou os trabalhos e pelos demais integrantes do grupo. Letícia Coelho Gomes


quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

ONG Movimentação faz reunião com a Empresa SOUL para Balanço Social














A diretoria da ONG Movimentação foi recebida nesta quarta-feira, (07) de dezembro pela Diretora, Fernanda Cardoso, da Central de Atendimento às ações comunitárias da Empresa SOUL –Sociedade de Ônibus União Ltda. Na pauta encaminhada pela direção da ONG Movimentação, foi apresentado o Projeto “Natal no Coletivo”, projetoque consiste numa ação do “Natal Comunitário” com as crianças da comunidade do Umbu. Foi apresentado também, o (Balanço Social das ações compartilhadas do Ponto de Leitura, da Caravana da Restauração Social e do Museu do Umbu nos últimos dois anos): ações desenvolvidas no município de Alvorada com o apoio da empresa.

Os projetos sociais da ONG Movimentação em Alvorada, desde o ano de 2007, conta com o apoio da Empresa SOUL, que proporciona a edição da Revista do Ponto de Leitura da ONG Movimentação e as atividades que integra a Caravana da Restauração Social com ônibus “Transportando o Futuro”, que consistem no transporte de crianças e adolescentespara as atividades de arte e cultura desenvolvidas pela ONG nos roteiros das escolas públicas.

A partir de 2011, a ONG Movimentação ampliou as atividades da Caravana da Restauração Social para outros municípios e para outros estados. Em razão disso, foi criado o Grupo de Estudo do Ponto de Leitura da ONG que se constitui num observatório de projetos e nos processos de formação de grupos multidisciplinares na formulação de políticas socioculturais. As primeiras atribuições do Grupo de Estudo do Ponto de Leitura, dão conta da criação do Fundo Pró Cultura Comunitário integrado ao Museu do Umbu em Alvorada/RS. Esse trabalho integra seis Microprojetos do Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura, gestado pelo grupo no Território de Paz do Programa de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI) em Alvorada.

Participaram da (Reunião de Balanço Social) – representando a ONG Movimentação: a Vice-presidente, Dona Maria Santa de Souza, a Diretora de Eventos, Dona Vera Regina Conceição, o Diretor de Esporte e Cultura, Sergio Santos, o Primeiro Tesoureiro, Marcelo de Souza e a Diretora Pedagógica, Patrícia Berg – responsável pelo Departamento de Educação e Cultura. Foram encaminhadas as propostas que estarão compondo as pautas do próximo ano nas ações compartilhadas com a Empresa SOUL.

Para Fernanda Cardoso, Diretora da Central de Atendimento a Comunidade da Empresa SOUL, a empresa está sempre aberta às novas ações sociais “entendemos a importância das propostas de parcerias que são apresentadas pela equipe junto a nossa instituição. Certamente a empresa será sensível em manter esses apoios aos atores sociais da ONG Movimentação”, avalia.

Socializem nossas informações:
Queremos continuar compartilhando nossa utopia com todas as pessoas:
Homens e mulheres de boa vontade que possam ser multiplicadores das nossas iniciativas.
Precisamos de você para continuar a obra do Griô Prudêncio.

Débora Machado Gonçalves
Presidenta da ONG MOVIMENTAÇÃO
debby.machado@ig.com.br

http://ongmovimentacao-movimentacao.blogspot.com
http://ongmovimentacao.blogspot.com
Núcleo de Comunicação da ONG MOVIMENTAÇÃO
ong.movimentacao@yahoogrupos.com.br
ong_movimentacao@hotmail.com
ong.movimentacao@gmail.com
ongmovimentacao@hotmail.com
prunucleo@yahoo.com.br
Base operacional da ONG MOVIMENTAÇÃO - Ponto de Leitura:
Rua Concórdia, 571, Parque Residencial Umbu, Alvorada/RS, CEP: 94801-971.
Telefones: (51) 3447-5662 - 3443-6417