Páginas

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Entendendo a Legalidade


50 ANOS DA CAMPANHA DA LEGALIDADE
... “As elites vigentes não gostam de comemorar a legalidade”...
Por Letícia Coelho
Esse episódio único na história do Brasil ditatorial foi contado de maneira singular pelo jornalista e radialista Lauro Hagemann, 81 anos, na noite de sexta-feira, 9 de setembro, para 100 alunos do Ensino Médio que estudam na Escola Estadual Ponche Verde, localizada no bairro Cohab B, em Gravataí.
Em uma noite fria de fim de inverno, o Sr. Lauro, esquentou e entusiasmou as mentes e os corações dos estudantes e professores que fizeram com ele uma viagem até 1961... “Estamos rememorando a História...” disse este, que foi um dos mais importantes protagonistas do movimento cívico-militar que ocorreu de 26 de agosto à 5 de setembro de 1961.
A Legalidade foi um movimento popular ocorrido no Brasil com características muito especiais. Uma das várias características foi a difusão das informações e o chamamento para a luta política através do que ficou conhecido como a cadeia (ou rede) da legalidade, ação difundida no campo da comunicação através da rádio Guaíba. Organizada como resposta ao golpe dos militares para impedir a posse de João Goulart (Jango) na Presidência da República, após a renúncia de Jânio Quadros, no dia 25 de agosto de 1961. Nascido no Rio Grande do Sul, esse episódio mudou a história política brasileira, cujo principal objetivo foi instituir uma pressão política para que Jango assumisse a presidência, efetuando assim o cumprimento da Constituição Federal.
Esse movimento faz parte do calendário de lutas do povo brasileiro, e a palestra do Sr. Lauro Hagemann será esmiuçada em capítulos, se assim podemos dizer, nesse veículo de comunicação, cujo olhar é o da difusão do respeito aos direitos sociais e políticos, da luta pelo que é justo, e da LIBERDADE DE EXPRESSÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Núcleo de Comunicação integra a ONG MOVIMENTAÇÃO – Pessoa Jurídica, constituída a partir da experiência de mais de 30 anos do Núcleo de Comunicação MOVIMENTAÇÃO nos Movimentos Sociais e de formação pedagógica, que iniciou sua trajetória com o Curso Prático no Processo da Comunicação, criado na década de 1970, na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), na cidade do Rio de Janeiro/RJ, e atuando desde 1997, no Estado do Rio Grande do Sul, com as Oficinas de Criação, trabalhando com crianças, jovens e adultos, com atividades lúdicas e de formação teórica e prática em todas as áreas do conhecimento humano.