Páginas

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Ata do Encontro do Grupo de Estudo do Ponto de Leitura da ONG MOVIMENTAÇÃO - Caravana da Restauração Social: "Encontro Marcado" dos Microprojetos





Ata do Encontro Dos Microprojetos - Dia 18 de Setembro de 2011
Aos dezoito (18) dias do mês de setembro de dois mil e onze (2011) às quatorze horas (14h) realizou-se na Escola Municipal Normélio Pereira de Barcellos, situada a Rua doze de Julho, quinhentos e quarenta (540)/Umbu, Alvorada a reunião de organização da Festa do Dia das Crianças, primeiro evento que marca o inicio da execução dos Microprojetos integrados na comunidade. O projeto "Criança Feliz", idealizado pelo Sérgio Luís dos Santos e Daiane Xisto dos Santos. Essa iniciativa compõe o conjunto de doze (12) iniciativas orientadas pelo Grupo de Estudo do Ponto de Leitura da ONG MOVIMENTAÇÃO integrando as vinte e uma (21) iniciativas selecionadas pelo Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura de apoio aos Microprojetos do Território de Paz do Umbu em Alvorada/RS. O encontro pautou o planejamento do evento, orientado pela ativista social, Patrícia Berg, coordenadora pedagógica do Grupo de Estudo do Ponto de Leitura da ONG MOVIMENTAÇÃO, que encaminhou o início da execução do projeto “Olhar de Criança Feliz” através da oficina de capacitação para o evento que definiu o cronograma abaixo. Organograma: Data: 12/10 – Dia das Crianças = 09h30min – Oficina de Culinária/na Lanchonete Daiane responsável: Dona Vera Conceição = 13h – Início das oficinas que ocorrerão durante o evento: Museologia – Gincana Cultural – Reciclagem (responsável: Museu) – Desenho (responsável: Renan) – Pintura do rosto/palhaço (responsável: Eduardo) – Zine (responsável: Letícia), que enviará o orçamento até quarta-feira dia vinte e um (21) de setembro para o Sérgio. Os demais encaminhamentos: 1. Eduardo: animador com o personagem "Palhaço na Periferia"; 2. As crianças ao participarem das oficinas receberão um ticket, no qual trocarão pela moeda que circulará no evento para troca por comes e bebes (prática efetiva da economia solidária);3. (Letícia: contatará o Eduardo e o Selmar convidando-os para participarem do evento e da próxima reunião) 4. Troca pela moeda solidária: responsável Museu Comunitário do Umbu. 5. Faixa de divulgação que será exposta na frente da lanchonete com os seguintes dizeres: DIA 12 DE OUTUBRO O MUSEU COMUNITÁRIO DO UMBU CONVIDA PARA AÇÃO EM HOMENAGEM AO DIA DAS CRIANÇAS. A PARTIR DAS 13H OFICINAS DE ARTE-EDUCAÇÃO E MUSEOLOGIA COMUNITÁRIA: • GINCANA CULTURAL • OFICINA DE RECICLAGEM • OFICINA DE ZINE • OFICINA DE MÚSICA. Responsáveis pela faixa: Sérgio e Prudêncio, PRÓXIMA REUNIÃO: 25/09 – 14H na Escola Normélio. Em não havendo mais nenhum outro encaminhamento referente a essa pauta, as dezessete (17h) deu se por encerrado o encontro. Assim foi secretariada a reunião e lavrada a presente Ata, que vai assinada por mim.

Letícia Coelho Gomes, Professora de Filosofia e Arte-Educadora
Telefones: 92770564 / 30727879

"A arte pela arte aparece sempre que existe um desacordo entre os artistas e o meio social que os cerca."
Plekhanov (teórico marxista /1856-1918)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Núcleo de Comunicação integra a ONG MOVIMENTAÇÃO – Pessoa Jurídica, constituída a partir da experiência de mais de 30 anos do Núcleo de Comunicação MOVIMENTAÇÃO nos Movimentos Sociais e de formação pedagógica, que iniciou sua trajetória com o Curso Prático no Processo da Comunicação, criado na década de 1970, na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), na cidade do Rio de Janeiro/RJ, e atuando desde 1997, no Estado do Rio Grande do Sul, com as Oficinas de Criação, trabalhando com crianças, jovens e adultos, com atividades lúdicas e de formação teórica e prática em todas as áreas do conhecimento humano.