Páginas

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Celebração da cultura e da arte na 18ª Feira do Livro de Cruz Alta












Escritores, artistas, contadores de histórias griôs, professores, estudantes e visitantes em geral compartilharam os espaços da 18ª Feira do Livro de Cruz Alta, celebrando troca de saberes. A agenda da feira do livro antecedeu sua abertura oficial que se deu na sexta-feira, 12 de agosto, com sua programação que se estendeu até domingo, 14 de agosto. Foram várias atividades de Pré-Feira que iniciaram dia 05 de agosto com oficinas de arte-educação, contação de histórias e rodas de conversas com griôs nas escolas da rede pública de ensino e universidades, reunindo professores estudantes, grupos culturais, ativistas sociais e representantes da sociedade civil organizada.


A Secretaria de Estado da Cultura do RS (Sedac) apresentou diversos painéis através das suas diretorias, institutos, setores culturais que integram a Secretaria de Estado da Cultura do RS: Projeto Autor Presente - Instituto Estadual do Livro com as oficinas e contação de história com o escritor e ator Paulo Boca; e o Projeto Troca de Saberes (Comunicação Comunitária Interface da Fala) - Diretoria de Diversidade Cultural com as “Rodas de Conversas” com o Griô Prudêncio. A 18ª Feira abordou o tema “Valorizando o Artista Cruz-Altense: Nossa Terra Te Recebe de Livros Abertos”. O evento recebeu artistas, escritores e representantes de diversos seguimentos culturais e organizações sociais de todo o estado.


Os painéis começaram nas atividades pré-feira, a partir do dia 05 de agosto em vários espaços da rede de ensino: na Escola Municipal Carlos Gomes, na Universidade Aberta do Brasil - UAB e outros espaços que integraram o calendário oficial. Dia 12 entrou na agenda da 18ª Feira do Livro de Cruz Alta, às 09h00minh o Projeto Troca de Saberes no Instituto Estadual de Educação Professor Annes Dias com as turmas de alunos de Ensino Médio sob a coordenação do professor de História e de Sociologia Jorge Pithan. As ações de Troca de Saberes seguiram-se no Espaço Conversa com o Escritor: às 17h00minh, Roda de Conversa com o Griô Prudêncio, com representantes do Centro Cultural Afro-brasileiro Herdeiros dos Palmares, representado pela senhora Carmem Lúcia Oliveira e pelo professor Santinho dos Santos Carvalho; com a representante do Centro de Referência Vida - senhora Elisete Munari da Coordenadoria de Políticas Setorial de Direitos Humanos; e com acadêmicos das redes municipal, estadual e particular de ensino, convidados para o painel.


A solenidade de abertura oficial da 18ª Feira do Livro de Cruz Alta foi celebrada as 19h00minh, no dia 12/08. A secretária Estela Maris Fagundes - Secretaria Municipal de Educação de Cruz Alta (Smed) saudou as autoridades e convidados homenageando o Patrono da 18ª Feira do Livro de Cruz Alta o escritor Rossano Viero Cavalari. A Secretaria de Estado da Cultura foi representada pelo Griô Prudêncio, assessor das Coordenações de Diversidade Cultural e de Culturas Populares - setores da Diretoria de Diversidade Cultural da Sedac.


O Prefeito Municipal de Cruz Alta, Dr. Vilson Roberto Bastos dos Santos saudou seu secretariado, autoridades convidadas, representações de organizações sociais e o público em geral. A partir do Secretário Municipal de Cultura de Cruz Alta, Alex Dela Mea, o prefeito agradeceu os esforços das instituições pública e privadas na realização do evento, finalizando seu discurso com a saudação aos escritores Cruz-Altenses e consagrando a Homenagem ao Patrono da 18ª Feira de Cruz Alta, Rossano Viero Cavalari.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Núcleo de Comunicação integra a ONG MOVIMENTAÇÃO – Pessoa Jurídica, constituída a partir da experiência de mais de 30 anos do Núcleo de Comunicação MOVIMENTAÇÃO nos Movimentos Sociais e de formação pedagógica, que iniciou sua trajetória com o Curso Prático no Processo da Comunicação, criado na década de 1970, na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), na cidade do Rio de Janeiro/RJ, e atuando desde 1997, no Estado do Rio Grande do Sul, com as Oficinas de Criação, trabalhando com crianças, jovens e adultos, com atividades lúdicas e de formação teórica e prática em todas as áreas do conhecimento humano.