Iniciativas socioeducativas com palestras - (rodas de conversas com Ação Griô).
Ações integradas com olhar na criação de produtos de comunicação comunitária.
Iniciativas compartilhadas com grupos de estudo de Direitos Humanos com recortes Étnico-raciais.
OBJETIVOS
Gerais:
As ações de "Trocas de Saberes" têm um olhar voltado para a política de acesso aos bens culturais: buscam integrar os diferentes grupos sociais através de um conjunto de ações baseadas na Pedagogia Griô. Os encontros procuram estabelecer às interfaces das falas entre as diversas faixas etárias, onde se procura colocar os conceitos de ancestralidade através da "Roda do Saber" - (instrumentalização teórica e prática da Ação Griô).
Objetivo Específico:
Fortalecer o sentimento de pertencimento com base na apropriação de territorialidade, socializando conhecimento para o enfrentamento à violação de direitos;
Promover as culturas tradicionais e outras expressões comunitárias se utilizando de ferramentas dos comunicadores populares e outros agentes sociais como instrumentos de emancipação: Tele-Centros Comunitários, Rádio Escola, Jornal Mural, Revista Impressa, Sitio, Blogs e Integração nas Redes Sociais.
‘Desesconder’ a cultura das comunidades periféricas, trabalhando seus processos de afeições familiares e de amizade valorizando seus espaços de fruição de comunicação e arte na comunidade, incentivando as ações culturais com vista à geração de trabalho e renda.
Público Alvo:
Adolescentes, jovens e adultos vinculados a rede público de ensino e/ou em comunidades periféricas de cidades/bairros do estado.
Encontros (Rodas do Saber):
Palestras e oficinas dialógicas focadas nos processos de comunicação comunitária, apoiada nos conceitos de cidadania, cultura e direitos humanos.
Conteúdos programáticos: valorização de culturas tradicionais, oralidade, expressão das linguagens de diversidade cultural, culturas populares e inclusão digital.
Formato dos Encontros:
Palestras com "Rodas de Conversas com o Griô": expressão/oralidade - (Grupo de até 100 pessoas – encontro 2/h).
Oficinas de Comunicação e arte – (Inclusão Digital – [AI] Ambientes Informatizados, – Desenho Livre, – Grafite-Mural, – Número Máximo de participantes por oficinas – 20 pessoas – 2h/aula).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Núcleo de Comunicação integra a ONG MOVIMENTAÇÃO – Pessoa Jurídica, constituída a partir da experiência de mais de 30 anos do Núcleo de Comunicação MOVIMENTAÇÃO nos Movimentos Sociais e de formação pedagógica, que iniciou sua trajetória com o Curso Prático no Processo da Comunicação, criado na década de 1970, na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), na cidade do Rio de Janeiro/RJ, e atuando desde 1997, no Estado do Rio Grande do Sul, com as Oficinas de Criação, trabalhando com crianças, jovens e adultos, com atividades lúdicas e de formação teórica e prática em todas as áreas do conhecimento humano.