As atividades do Território de Paz do Umbu em Alvorada, a partir dos Microprojetos e do Projeto de Economia Solidária na Prevenção da Violência estão integradas através da ONG MOVIMENTAÇÃO e da OSCIP GUAYÍ que vem mantendo suas reuniões de avaliação das ações compartilhadas nas comunidades de Alvorada. As representações das duas organizações sociais optaram em trabalhar os conteúdos das suas iniciativas visando o fortalecimento das demais ações sociais que integram o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI) no Território de Paz em Alvorada.
Todos os domingos às 17h têm “Encontro Marcado” da ONG MOVIMENTAÇÃO onde a OSCIP GUAYÍ integra a pauta de debates no encaminhamento das demandas apresentadas no conjunto das iniciativas do Pronasci. Na reunião de domingo, 28 de agosto, foi apontadas as ações integradas na área da comunicação comunitária. Para Cristina Bottaro, ativista social e representante da Guayí “a iniciativa da Movimentação e da Guayí de trabalhar em sintonia com outras organizações sociais no Território de Paz, traduz nosso conceito integração social” avalia.
Para o mediador dos “Encontros Marcados” promovido pela ONG MOVIMENTAÇÃO, o Griô Prudêncio, coordenador dos Microprojetos: Revista Olhares do Umbu, Tela Social - Telecentro Comunitário e do Museu do Umbu - Memorial Comunitário “a união das iniciativas sociais no Umbu, sintetiza o sentimento de apropriação, de pertencimento de territorialidade de uma população com vontade de conhecer a si mesma na expressão máxima de sua ousadia e lucidez”, reflete.
Os representantes dos Microprojetos: Alimento Social - Cozinha Comunitária, coordenado por Vera Conceição, e Olhar de Criança Feliz, coordenado por Sérgio Xisto dos Santos manifestaram a importância da ação coletivas dos coordenadores dos Microprojetos; manifestam-se “podemos ampliar a participação de mais pessoas na compreensão de pertencimento, vamos promover um concurso para que os moradores do Umbu apontem um símbolo que valorize a identidade do bairro”, sugerem.
Histórico:
Os 12 projetos (formatados através do Grupo de Estudo da ONG MOVIMENTAÇÃO) integram as 21 iniciativas contempladas no Programa Mais Cultura de apoio aos Microprojetos do Território de Paz de Alvorada. Assim, a equipe pedagógica do Ponto de Leitura da ONG MOVIMENTAÇÃO, que compõe o Grupo de Estudo, trabalhou com as comunidades que integram o Território de Paz para auxiliar na geração dos conteúdos dos projetos.
A partir dessas iniciativas foi criado o Fundo Procultura Comunitário para dar sustentabilidade na continuação das ações nas comunidades de abrangência do Território de Paz de Alvorada, compartilhando as ações da Caravana da Restauração Social do Ponto de Leitura da ONG MOVIMENTAÇÃO com os demais Projetos do Pronasci.
O Grupo de Estudo do Ponto de Leitura da ONG MOVIMENTAÇÃO através da Caravana da Restauração Social, está integrado com o Projeto Mulheres da Paz, trabalhando as oficinas dos Microprojetos em apoio às demandas apontadas pelas lideranças comunitárias.
Queremos continuar compartilhando nossa utopia com todas as pessoas:
Homens e mulheres de boa vontade que possam ser multiplicadores das nossas iniciativas.
Precisamos de você para continuar a obra do Griô Prudêncio.
Débora Machado Gonçalves
Presidenta da ONG MOVIMENTAÇÃO
http://ongmovimentacao-movimentacao.blogspot.com
http://ongmovimentacao.blogspot.com
Núcleo de Comunicação da ONG MOVIMENTAÇÃO
ong.movimentacao@yahoogrupos.com.br
Base operacional da ONG MOVIMENTAÇÃO - Ponto de Leitura:
Rua Concórdia, 571, Parque Residencial Umbu, Alvorada/RS, CEP: 94801-971.
Telefones: (51) 3447-5662 - 3443-6417