Páginas

terça-feira, 15 de setembro de 2009

FOI LANÇADO O PONTO DE LEITURA EM ALVORADA/RS




















CARAVANA DA RESTAURAÇÃO SOCIAL
LANÇAMENTO DE MAIS UM DESAFIO
Foi lançado no dia 12/09/2009 o Ponto de Leitura em Alvorada/RS

“SIM NÓS PODEMOS!” Este é grito dos moradores do bairro UMBU, uma comunidade da periferia de Alvorada que quer ser tratada com respeito pela administração pública. Um povo que está construindo sua cidadania forjada pelas suas próprias mãos, sem se curvar diante a estrutura falida do estado. Uma população com vontade de conhecer a si mesma na expressão máxima de sua criatividade, ousadia e lucidez.
Mesmo com a chuva que inundou as ruas do bairro, principalmente a Rua Concórdia, no local onde está situado o Ponto de Leitura, mesmo assim, foram mantidas as atividades de inauguração da Biblioteca Comunitária do Umbu que contou com a presença do Sr. Gilberto Perroni - Presidente da União das Associações de Moradores de Alvorada (UAMA), representantes do PRONASCI – Sr. Gilmar Rosa – Sra. Rose Hoffmann e Sra. Lucia, representantes da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – Sr. Pedro Binotte, grupos culturais como o Nação Periférica, Grupo de Capoeira de Angola Sabedoria Popular e ativistas comunitários.
As comunidades periféricas, especialmente as pessoas que moram no bairro Umbu querem fazer do livro, do conhecimento o instrumento para operar a “miopia política” daqueles que as enxergam com discriminação pela sua condição social. Assim a Caravana da Restauração Social está LANÇANDO MAIS UM DESAFIO, para que o estado faça sua parte.
O Ponto de Leitura MOVIMENTAÇÃO é mais uma ferramenta de construção de cidadania disponibilizada para a comunidade. Essa é mais uma ação da Caravana da Restauração Social, iniciativa que foi contemplada no Iº Concurso Pontos de Leitura – Edição Machado de Assis promovido pela Fundação Biblioteca Nacional e Ministério da Cultura. Com o Ponto de Leitura abrem-se várias “janelas” de ações culturais da ONG MOVIMENTAÇÃO.
O acervo do Ponto de Leitura com 650 títulos, o mobiliário e o equipamento de informática será compartilhado nos projetos da ONG MOVIMENTAÇÃO com as escolas públicas e comunidade integrando as oficinas de literatura e de inclusão digital com cursos básicos de informática para crianças de 10 a 16 anos.

J. C. A. Prudêncio
Presidente da ONG MOVIMENTAÇÃO
Telefones: (51) 3447-5662 e 9144-6426 - Base Operacional da ONG MOVIMENTAÇÃO:
Rua Concórdia, 571 - Parque Residencial Umbu, Alvorada/RS - Cep: 94801-971
e-mails: jcaprudencio@ig.com.br e ong_movimentacao@hotmail.com
http://ongmovimentacao.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Núcleo de Comunicação integra a ONG MOVIMENTAÇÃO – Pessoa Jurídica, constituída a partir da experiência de mais de 30 anos do Núcleo de Comunicação MOVIMENTAÇÃO nos Movimentos Sociais e de formação pedagógica, que iniciou sua trajetória com o Curso Prático no Processo da Comunicação, criado na década de 1970, na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), na cidade do Rio de Janeiro/RJ, e atuando desde 1997, no Estado do Rio Grande do Sul, com as Oficinas de Criação, trabalhando com crianças, jovens e adultos, com atividades lúdicas e de formação teórica e prática em todas as áreas do conhecimento humano.