quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Evento do dia 04 de Setembro na Escola Castro Alves



















CARAVANA DA RESTAURAÇÃO SOCIAL

Projeto Roteiro Cultural Correios Negro
Circuito Escolar
(Eixo 2009 das Edições dos Correios Negro)

ATIVIDADES DO ROTEIRO CULTURAL NA ESCOLA CASTRO ALVES

A Escola Estadual Antônio de Castro Alves é a terceira escola do circuito escolar que recebe o Projeto “Roteiro Cultural Correios Negro em Alvorada/RS. A solenidade de abertura das atividades na escola Castro Alves se de deu no dia 04 de Setembro às 10h, com a presença de autoridades, entidades da sociedade civil organizada e comunidade escolar.
O Projeto “Roteiro Cultural Correios Negro – Circuito Escolar” é mais uma iniciativa da ONG MOVIMENTAÇÃO, (que propôs socializar as obras das “Edições dos Correios Negros com o Coletivo de Negros Empregados dos Correios (CONCOR) – realizadas na Semana Nacional da Consciência Negra: 2007/2008). Assim, a ONG MOVIMENTAÇÃO através das iniciativas da Caravana da Restauração Social: ações sócio-educativas compartilhadas com as direções das escolas públicas, instituições da sociedade civil organizada, grupos culturais, ativistas sociais vem promovendo para o público escolar e comunidade, um circuito de palestras, oficinas de artes com exposições sobre culturas populares e a cultura de matriz africana.
As atividades sócio-educativas do “Roteiro Cultural Correios Negro – Circuito Escolar” traz à luz da sociedade a discussão acerca da arte, cultura e educação como contribuição da Raça Negra para o desenvolvimento da cultura brasileira.
Responsável pelas ações do “Roteiro Cultural Correios Negro – Circuito Escolar” nas escolas públicas, o Conselho Curador da ONG MOVIMENTAÇÃO apresenta a terceira edição dessas atividades construídas em ações compartilhadas com a direção da Escola Estadual Castro Alves.
Além do conjunto da obra: banners com textos e ilustrações – a partir da pesquisa apresentada pelo Coletivo de Negros Empregados dos Correios (CONCOR), numa ação pedagógica levantada a partir do trabalho do pesquisador Eder Luís Farias com a supervisão de texto sob a direção do Acadêmico de História Paulo da Silva Machado e da Acadêmica de Direito Ângela Rosa o projeto estabelece uma interface com a cultura comunitária propiciando a participação de outros atores sociais: professores, ativistas comunitários, estudantes e lideranças do Movimento Negro.
Com um cronograma estabelecido para (permanecer um mês em cada escola – com exposições, palestras e oficinas de artes). Celebramos na Escola municipal Normélio Pereira de Barcelos em Maio de 2009, o lançamento desse trabalho itinerante com agendamento até o ano de 2012 nas escolas públicas do município de Alvorada.
A Caravana da Restauração Social que estabeleceu para o Roteiro Cultural o “ponto de partida” da comunidade do Parque Residencial Umbu, (uma das comunidades de grande vulnerabilidade social e com a maior concentração de afro-descendentes). Portanto, ao chegar à terceira escola do programa, a Escola Castro Alves, queremos trazer à luz da sociedade alvoradense a importância de fomentar políticas públicas para as populações negras.
O projeto que hora apresentamos é mais uma prova de que acreditamos na construção de novos paradigmas para desesconder a cultura do povo negro e valorizar as atividades sociais nas comunidades periféricas. Acreditamos, sobretudo, na capacidade e na vontade de uma população com vontade de conhecer a si mesma na expressão máxima de sua criatividade, ousadia e lucidez.

J. C. A. Prudêncio
Griô em Comunicação Social, Direitos Humanos e Cidadania
Presidente da ONG MOVIMENTAÇÃO
Telefones: (51) 3447-5662 e 9144-6426 - Base Operacional da ONG MOVIMENTAÇÃO:
Rua Concórdia, 571 - Parque Residencial Umbu, Alvorada/RS - Cep: 94801-971
e-mails: jcaprudencio@ig.com.br – prunucleo@yahoo.com.br – ong_movimentacao@hotmail.com
http://ongmovimentacao.blogspot.com

Patrícia da Silva Brito
Departamento Cultural da ONG MOVIMENTAÇÃO
Produtora Executiva do Projeto Lanceiros Negros O Preço da Liberdade
Telefone: (51) 9736-6484 – e-mails; patriciabritoculturars@gmail.com – lanceirosnegro.doc@gmail.com
Ong_movimentacao@hotmail.com – http://ongmovimentacao.blogspot.com – http://lanceirosnegrosdoc.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Núcleo de Comunicação integra a ONG MOVIMENTAÇÃO – Pessoa Jurídica, constituída a partir da experiência de mais de 30 anos do Núcleo de Comunicação MOVIMENTAÇÃO nos Movimentos Sociais e de formação pedagógica, que iniciou sua trajetória com o Curso Prático no Processo da Comunicação, criado na década de 1970, na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), na cidade do Rio de Janeiro/RJ, e atuando desde 1997, no Estado do Rio Grande do Sul, com as Oficinas de Criação, trabalhando com crianças, jovens e adultos, com atividades lúdicas e de formação teórica e prática em todas as áreas do conhecimento humano.