Páginas

quarta-feira, 27 de maio de 2009

ROTEIRO CULTURAL CORREIOS NEGRO - Circuito Escolar.

Roteiro Cultural Correios Negro - Circuito Escolar: segue para a próxima escola.
Dia 28 de Maio é a vez da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Administração Estadual) Brigadeiro Antônio Sampaio receber a Caravana da Restauração Social com as atividades do Roteiro Cultural Correios Negro. A solenidade de abertura das atividades sócio-educativas programadas para a escola, em mais uma etapa do Roteiro, dar-se-á no Dia 28 de Maio as 10:00h, com a presença de autoridades do município, do estado e da união, além da direção do Coletivo de Negros Empregados dos Correios, das representações regionais da Empresa Brasileira Correios e Telégrafos do Rio Grande do Sul.
O projeto: “Roteiro Cultural Correios Negro – Circuito Escolar” é mais uma iniciativa da ONG MOVIMENTAÇÃO, que através da programação da Caravana da Restauração Social: ações sócio-educativas compartilhadas com as direções das escolas públicas, instituições da sociedade civil organizada, grupos culturais, ativistas sociais promovem para a comunidade e escola um circuito de palestras com oficinas e exposição sobre a questão racial.
Lançado no dia 13 de maio de 2009, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Normélio Pereira de Barcellos, Parque Residencial Umbu, Alvorada/RS, o Roteiro Cultural Correios Negro fez uma releitura do Dia 13 de Maio, trazendo à luz da sociedade a (desmistificação de uma data imposta pelos dominadores do Brasil à época, como marco da “libertação dos escravos”). Além de quebrar os estereótipos atribuídos aos negros, os estudiosos: cientistas sócias estão (provocando a sociedade para `desesconder` o dia 20 de Novembro, como a verdadeira data de resistência do povo negro no Brasil.
Para o Conselho Curador da ONG MOVIMENTAÇÃO, os 15 dias que as atividades do Roteiro Cultural Correios Negro, foram disponibilizadas para a comunidade do Umbu, foram insuficientes para reforçar o sentimento de pertencimento da população negra, acerca dos seus valores culturais na construção do patrimônio material e imaterial do Brasil. Assim, a partir da escola Brigadeiro Antônio Sampaio, o Roteiro ficará 30 dias com atividades sócio-educativas em cada escola.
O que: ROTEIRO CULTURAL CORREIOS NEGRORO – Circuito Escolar.
Quando: DIA 28 DE MAIO DE 2009, AS 10:00h, (Solenidade de Abertura).
Onde: ESCOLA BRIGADEIRO ANTÔNIO SAMPAIO = Rua Cedro S/N – Parada 56 – Alvorada/RS – Telefone: (51) 3447-4475 – informações com o Professor Fabiano.
Maiores informações do ROTEIRO CULTURAL CORREIOS NEGRO – Circuito Escolar: Prudêncio = Telefones: (51) 3447-5662 e 9144-6426 - e-mail: jcaprudencio@ig.com.br
Lanaçamento do Projeto ROTEIRO CULTURAL CORREIOS NEGRO - Cicuito Escolar
Através das ações sócio-educativas da Caravana da Restauração Social da ONG MOVIMENTAÇÃO, foi lançado no dia 13 de maio de 2009, na Escola Municipal Normélio Pereira de Barcellos, Rua Doze de Julho, 540, Parque Residencial Umbu, Alvorada/RS, o Projeto ROTEIRO CULTURAL CORREIOS NEGRO - Circuito Escolar.









Solenidade de abertura (na Escola Municipal Normélio Pereira de Barcellos) das atividades do Projeto ROTEIRO CULTURAL CORREIOS NEGRO - Circuito Escolar.



Programação Anual da ONG MOVIMENTAÇÃO


Um novo paradigma para desesconder a cultura da preferia.

Programa anual - Caravana da Restauração Social da ONG MOVIMENTAÇÃO:
Roteiro Cultural Correios Negro: Circuito Escolar, Oficinas de Criação e Jornal Mural, Dia Internacional da Mulher, Comunidade Cidadã nos dias 11/4 e 12/7: Aniversário de Ocupação dos bairros Onze de Abril e Umbu, Campanha de Inverno: Festa Junina com a doação de abrigos, Dia da Criança, Dia Nacional da Consciência Negra, Natal comunitário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Núcleo de Comunicação integra a ONG MOVIMENTAÇÃO – Pessoa Jurídica, constituída a partir da experiência de mais de 30 anos do Núcleo de Comunicação MOVIMENTAÇÃO nos Movimentos Sociais e de formação pedagógica, que iniciou sua trajetória com o Curso Prático no Processo da Comunicação, criado na década de 1970, na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), na cidade do Rio de Janeiro/RJ, e atuando desde 1997, no Estado do Rio Grande do Sul, com as Oficinas de Criação, trabalhando com crianças, jovens e adultos, com atividades lúdicas e de formação teórica e prática em todas as áreas do conhecimento humano.