Páginas

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Caravana da Restauração Social - Roteiro Cultural

RELAESE:

LANÇAMENTO DO ROTEIRO CULTURAL CORREIOS NEGRO - Circuito Escolar
Atividades: Exposição, Palestras e Oficinas temáticas = 15 dias em cada escola.

Ação na Escola Normélio Pereira de Barcellos em Alvorada: de 13 à 27 de Maio de 2009.

Com a participação de várias instituições da sociedade civil organizada, as representações do poder público, grupos culturais, sindicalista, ativistas comunitários e do Movimento Negro participaram do Lançamento do ROTEIRO CULTURAL CORREIOS NEGRO - dia 13 de Maio, na Escola Municipal Normélio Pereira de Barcellos - Rua 12 de Julho, 540 no Parque Residencial Umbu em Alvorada/RS.
A iniciativa da ONG MOVIMENTAÇÃO de levar para as escolas públicas a discussão da questão racial (desescondendo a cultura negra) para implementação dos currículos de formação dos estudantes brasileiros. O Projeto ROTEIRO CULTURAL CORREIOS NEGRO, inclui a Caravana da Restauração Social - ações sócio-educativas da ONG MOVIMENTAÇÃO em parceria com o CONCOR - Coletivo dos Trabalhadores Negros dos Correios.
Além dos idealizadores do Projeto ROTEIRO CULTURAL CORREIOS NEGRO os eventos contam com a participação do 24a Batalhão da Brigada Militar de Alvorada, através do Programa "Quartel Legal", Movimento dos Trabalhadores Desempregados – MTD, Biblioteca Comunitária Júlio Castro, Grupo Nação Periférica, Site A Trincheira, Associação de Mulheres do Parque Residencial Umbu, Diretoria das escolas públicas (disponibilizando os espaços nos estabelecimentos de ensino), grupos de professores, e da SMED - Secretaria Municipal de Educação.
No lançamento do Projeto ROTEIRO CULTURAL CORREIOS NEGRO, os organizadores do evento apresentaram o tema: CONTEXTUALIZANDO O 13 DE MAIO com a leitura do manifesto da ONG MOVIMENTAÇÃO:
Para a ONG MOVIMENTAÇÃO o lançamento do Projeto Correios Negros com uma Pauta CONTEXTUALIZANDO O DIA 13 DE MAIO, significa quebrar a histórica hipocrisia da sociedade capitalista dominante que instituiu o dia 13 de Maio, como uma data para celebrar a “libertação” dos escravos no Brasil. Uma libertação, que nunca ocorreu de fato e de direito.
A luta do Povo Negro para se livrar das correntes que os ainda mantêm fora dos meios de acesso social: os negros estão “livres do açoite da senzala e presos na miséria da favela”. A nossa luta é para desesconder o DIA 20 DE NOVEMBRO, como a verdadeira data de CELEBRAÇÃO DA RESISTÊNCIA da população negra do Brasil.
Queremos contribuir na construção de um novo paradigma para a cultura brasileira. Precisamos quebrar os estereótipos construídos pela atitude perversa dos gestores públicos que promovem uma “cultura oficial” preconceituosa e excludente. Precisamos fazer com que a Lei 10.639 (Aplicação nos conteúdos curriculares da Cultura Afro-brasileira) seja garantida em todos os estabelecimentos de ensino.
Prudêncio
Griô em Comunicação Social, Direitos Humanos e Cidadania
Presidente da ONG MOVIMENTAÇÃO
Telefones: (51) 3447-5662, 3443-6417 e 9144-6426
E-mails: jcaprudencio@ig.com.br, ong_movimentação@hotmail.com
Blog: ong.movimentacao.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Núcleo de Comunicação integra a ONG MOVIMENTAÇÃO – Pessoa Jurídica, constituída a partir da experiência de mais de 30 anos do Núcleo de Comunicação MOVIMENTAÇÃO nos Movimentos Sociais e de formação pedagógica, que iniciou sua trajetória com o Curso Prático no Processo da Comunicação, criado na década de 1970, na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), na cidade do Rio de Janeiro/RJ, e atuando desde 1997, no Estado do Rio Grande do Sul, com as Oficinas de Criação, trabalhando com crianças, jovens e adultos, com atividades lúdicas e de formação teórica e prática em todas as áreas do conhecimento humano.