Páginas

quarta-feira, 20 de maio de 2009

ONG MOVIMENTAÇÃO NO CURSO DE FORMAÇÃO DO PRÊMIO CULTURA VIVA

Prêmio Cultura Viva do Ministério da Cultura (MinC) reuniu ONGs e grupos culturais em curso de formação em Porto Alegre
As Organizações Não Governamentais (ONGs), dentre elas, a ONG MOVIMENTAÇÃO, Fundações, Gestores Públicos, Pontos de Cultura, Grupos Culturais e as demais iniciativas dos três estados do sul do país: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul classificadas no Prêmio Cultura Viva do Ministério da Cultura, realizaram (de 13 a 16 de maio) em Porto Alegre a última etapa do Curso de Formação para fortalecimento de ações culturais.
`Desescondendo` o Brasil: olhares sobre a cultura brasileira foi a temática do Curso concluído em três etapas: 1ª Etapa – Encontro de Formação em Brasília de 13 a 16 de novembro de 2008; 2ª Etapa – Curso à distância de janeiro a abril de 2009; e a 3ª Etapa – Conclusão do Curso em Encontro Presencial em Porto Alegre de 13 a 16 de maio de 2009.
Reunidos durante três dias no Hotel Everest em Porto Alegre, as representações das iniciativas detentoras do SELO do Prêmio Cultura Viva do Ministério da Cultura discutiram estratégicas para suas ações culturais, compartilharam idéias e experiências que resultou na criação de um site: “Portal do Sul” que em breve estará na mídia.
O programa de formação apresentado pelo Centro de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) em parceria com Ministério da Cultura (MinC), nesta edição especial do Prêmio Cultura Viva, trouxe a Porto Alegre uma Pauta de Debates que redimensionou as ações sociais de todas as iniciativas apontando as possibilidades de fortalecimentos de seus projetos.
Os palestrantes:
Liliana Sousa e Silva (Socióloga, mestre em Ciências da Comunicação e doutora em Cultura e Informação pela ECA/USP), fez um debate sobre as Leis de Incentivo à Cultura e as políticas publicas no Brasil. Com uma exposição da Linha do Tempo a palestrante interagiu com as iniciativas a trajetória política e cultural do país a partir dos anos 40.
Debatendo sobre o tema Patrimônio Imaterial e Material o Prof. Dr. Paulo Garces (Historiador, doutor em História Social pela FFLCH/USP. Docente do Museu Paulista da USP e do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP), expôs as diversidades culturais do que chama de “Brasil dos diferentes”. Num discurso emocionante avaliando as distorções de valores dado pelos Governos Militares à cultura brasileira, o professor resgatou para o olhar das iniciativas culturais o sentimento do pertencimento, desafiando as representações das Organizações Sociais a fazerem uma trajetória ´desescondendo` o Brasil, aplausos.
Prudêncio
Griô em Comunicação Social, Direitos Humanos e Cidadania
Presidente da ONG MOVIMENTAÇÃO
Telefones: (51) 3447-5662, 3443-6417 e 9144-6426

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Núcleo de Comunicação integra a ONG MOVIMENTAÇÃO – Pessoa Jurídica, constituída a partir da experiência de mais de 30 anos do Núcleo de Comunicação MOVIMENTAÇÃO nos Movimentos Sociais e de formação pedagógica, que iniciou sua trajetória com o Curso Prático no Processo da Comunicação, criado na década de 1970, na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), na cidade do Rio de Janeiro/RJ, e atuando desde 1997, no Estado do Rio Grande do Sul, com as Oficinas de Criação, trabalhando com crianças, jovens e adultos, com atividades lúdicas e de formação teórica e prática em todas as áreas do conhecimento humano.