Páginas

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Natal no Coletivo: compromisso comunitário da Caravana da Restauração Social!





Uma das ações de compromisso social, o tradicional evento do Natal Comunitário, promovido pela Caravana da Restauração Social da ONG MOVIMENTAÇÃO, que acontece todos os anos nas comunidades s de Alvorada, as atividades aconteceram no sábado, 22 de dezembro com o Projeto “Natal no Coletivo”, que integrou uma caravana cultural pelos bairros da cidade.




O Projeto “Natal no Coletivo” iniciou essa ação em 2011, e celebra a sua segunda edição em 2012, com as ações decorrentes do evento (Natal Comunitário, que acontece desde a formalização em personalidade jurídica do Núcleo de Comunicação MOVIMENTAÇÃO, que se constituiu na ONG MOVIMENTAÇÃO em 2007). De lá pra cá, o Projeto da Caravana da Restauração Social vem promovendo o (Natal Comunitário), buscando a valorização do sentimento do Natal, acolhendo as pessoas que se encontram em dificuldades, para a celebração da festa natalina com suas famílias.




Nessa edição de 2012 do Projeto “Natal no Coletivo” a ONG MOVIMENTAÇÃO, aprofundou a temática do compromisso social, incluindo na caravana cultural as discussões acerca de meio ambiente e uma contextualização dos processos de ocupação da cidade de Alvorada. O roteiro incluiu vários bairros históricos, e contou com o trabalho dos contadores de histórias do Coletivo de Teatro Mimesis sob a direção da Professora Letícia Coelho Gomes, e do Grupo de Teatro Amvep, com ator Luciano (Arara) e a atriz Rosangela. A caravana cultural, contou também, com a participação especial do músico John Silva Conceição, e do Mestre Griô Prudêncio da Secretaria de Estado da Cultura RS.









A organização do evento foi uma ação compartilhada com o Projeto Mulheres da Paz do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania PRONASCI de Alvorada, sob a direção da Coordenadora do Projeto Mulheres da Paz, Denise Bertoni; e da ONG MOVIMENTAÇÃO sob a responsabilidade das coordenadoras de eventos - Dona Vera Regina Conceição e Andréa Flores, e da Vice-Presidenta da ONG, Dona Maria Santa de Souza.



Ressaltamos a importância da parceria da Sociedade de Ônibus União Ltda. (SOUL), que entendeu as ações propositivas da ONG MOVIMENTAÇÃO, e que através da Coordenação da Central de Relações Comunitárias da Empresa SOUL, vem propiciando a realização de diversas iniciativas da Caravana da Restauração Social, como, por exemplo, os custos de edição da Revista do Ponto de Leitura da ONG MOVIMENTAÇÃO, a impressão de cartazes, locação de ônibus para os eventos, dentre outros.



Assim, temos a compreensão, de que, com a participação de instituições compromissadas com o desenvolvimento social de seus municípios, é possível construirmos uma sociedade com valores republicanos.


Nossos sinceros agradecimentos a todos os ativistas sociais, representações da comunidade empresarial e poder público que tem nos acolhido apoiando nosso papel social.

Uma Feliz caminhada em 2013!

Débora Machado Gonçalves

Presidenta da ONG MOVIMENTAÇÃO;

Maria Santa de Souza

Vice-Presidenta da ONG MOVIMENTAÇÃO



ONG MOVIMENTAÇÃO Associação Humanística de Ações Social, Cultural e Educativa - CNPJ: 09.168.780/0001-58

Base operacional: Ponto de Leitura, Núcleo de Comunicação, Biblioteca Comunitária e Museu do Umbu – Memorial Comunitário:

Rua Concórdia, 571, Parque Residencial Umbu, Alvorada/RS, CEP: 94801-971. Telefones: (51) 3447-5662 - 3443-6417.

Projeto Janela Social: Tele Centro Comunitário: Travessa Augusto Pestana, 19, bairro Tijuca, Alvorada/RS. Telefone: 3044-3861

ong.movimentacao@gmail.com, ong_movimentacao@hotmail.com, prunucleo@yahoo.com.br

http://ongmovimentacao-movimentacao.blogspot.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Núcleo de Comunicação integra a ONG MOVIMENTAÇÃO – Pessoa Jurídica, constituída a partir da experiência de mais de 30 anos do Núcleo de Comunicação MOVIMENTAÇÃO nos Movimentos Sociais e de formação pedagógica, que iniciou sua trajetória com o Curso Prático no Processo da Comunicação, criado na década de 1970, na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), na cidade do Rio de Janeiro/RJ, e atuando desde 1997, no Estado do Rio Grande do Sul, com as Oficinas de Criação, trabalhando com crianças, jovens e adultos, com atividades lúdicas e de formação teórica e prática em todas as áreas do conhecimento humano.