Páginas

sábado, 7 de novembro de 2009

DIVERSIDADE CULTURAL DA CARAVANA DA RESTAURAÇÃO SOCIAL

Celebração do Mês da Consciência Negra na Escola Estadual Mário Quintana em Alvorada/RS.
Dia 6 de novembro a ONG MOVIMENTAÇÃO através do Ponto de Leitura celebrou a quinta parada do Roteiro Cultural da Caravana da Restauração Social.


Professora Perla da Escola Municipal Normélio Pereira de Barcellos, da comunidade do Parque Residencial Umbu, Alvorada/RS. Apresentação do Grupo de Dança Afro Orum Ayiê - celebrando a diversidade cultural da Caravana da Restauração Social na Esecola Estadual Mário Quintana, dia 6 de novembro de 2009 - abrindo as atividades do Mês da Consciência Negra.


Grupo Orum Ayiê. A expressão da cultura africana. Uma ação cultural socioeducativa desenvolvida pela Professora Perla na comunidade do Umbu.


Crianças da periferia resgatando o simbolismo de resistencia cultural. A dança como ferramenta de combate a discriminação racial, valorizando a expressão do negro.

Grupo Dangerons, a dança de rua expressada pelos jovens da comunidade do Umbu. Diversidade cultural da comunicação corporal dos jovens da periferia de Alvorada/RS.

Show de comunicação e arte através da dança do Grupo Dangerons. Mais uma manifestação contra a discriminação racial e do povo da periferia.







O Grupo Dangerons é mais uma iniciativa de resistência cultural com protagonismo juvenil acolhida pela ONG MOVIMENTAÇÃO, o grupo integra o Ponto de Leitura na comunidade do Umbu em Alvorada/RS.

O "Carterito" - mascote da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, integra a Caravana da Restauração Social - Projeto do Ponto de Leitura MOVIMENTAÇÃO - (sua participação com as crianças da comunidade escolar, celebrando o início das atividades do Mês da Consciência Negra, dia 6 de novembro na Escola Estadual Mário Quintana - no bairro Salomé em Alvorada/RS).

Ativistas comunitários, professores, direção da Escola Estadual Mário Quintana, direção da Escola Municipal Normélio Pereira de Barcellos e representantes da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - na solenidade de abertura das atividades do Mês da Consciência Negra (Celebração da Diversidade Cultural - no dia 6 de novembro).
Banda Marcial da Escola Estadual Mário Quintana - recepcionando os convidados (celebrando o Mês da Consciência Negra).

Manisfestação da direção da Escola Estadual Mário Quintana e dos ativistas comunitários em homenagem ao Mês da Consciência Negra.

"Carterito" - mascote dos Correios; a diretora da Escola Estadual Mário Quintana - Professora Cleia; a vice-diretora da Escola Municipal Normélio Pereira de Barcellos - profesora Maristela e o presidente da ONG MOVIMENTAÇÃO - Griô Prudêncio: agradecem o público que lotou o ginásio da escola Mário Quintana para a abertura das atividades do Mês da Conscência Negra.

Saudação da representação dos Correios (ação social do Roteiro Cultural Correios Negro).
Manifestação do Senhor Rolim - representando o Coletivo de Empregados Negros dos Correios (CONCOR) - responsável pelas edições dos Correioe Negros.

Manifestação do Senhor Jairo Luís - representante da Associação Recreativo dos Empregados dos Correios (ARCOS) - integrante do Roteiro Cultural Correios Negros.

Profesora Perla e seus alunos saudam o público da Diversidade Cultural.

Alunos da professora Perla em confraternização com o "Carterito" - mascote dos Correios.


Celebração do público da Diversidade Cultural - a interatividade da cultura popular no Mês da Consciência Negra.


Manifestação do presidente da ONG MOVIMENTAÇÃO em agradecimento ao público da Diversidade Cultural - uma homenagem do Ponto de Leitura da Comunidade do Umbu.



Agradecimentos do "Carterito" as crianças da comunidade do bairro Salomé, Onze de Abril e do bairro Umbu - pela Diversidade Cultural.
Nação Periférica - Música com protagonismo juvenil. O Projeto Nação Periférica é a expressão máxima do "Som da Periferia". Meninos e Meninas que estão transformando a realidade de violência das comunidades em situação de vulnerabilidade social. A música como ferramenta de inclusão social. Este é o papel que os multiplicadores das oficinas de música do projeto vem desenvolvendo na periferia de Alvorada/RS. Uma ação compartilhada com ONG MOVIMENTAÇÃO que compõe a Diversidade Cultural - um simbolo de resistência da comunidade negra.

A Banda Marcial da Escola Estadual Mário Quintana - em nome da sua diretoria - faz sua saudação ao público da Diversidade Cutural e ao Mês da Consciência Negra.

Projeto Roteiro Cultural Correios Negro Circuito Escolar
(Eixo 2009 das Edições dos Correios Negro)

ESCOLA ESTADUAL MÁRIO QUINTANA - CAIC
(A Quinta parada do Roteiro Cultural – de 06 a 30 de novembro de 2009)

A Escola Estadual Mário Quintana - CAIC, na Salomé (Onze de Abril) é a quinta parada do Circuito Escolar do Projeto “Roteiro Cultural Correios Negro em Alvorada/RS. Durante todo o mês de novembro a Caravana da Restauração Social vai compartilhar com a comunidade dos bairros Salomé, Onze de Abril e Umbu às atividades socioeducativas da ONG MOVIMENTAÇÃO e do Ponto de Leitura MOVIMENTAÇÃO do Umbu e da Caravana da Restauração Social, através de oficinas e palestras oferecidas às escolas da região e comunidade.
A solenidade de abertura das atividades na Escola Estadual Mário Quintana, que se deu no dia 06 de novembro, a partir das 10h, com apresentação de grupos culturais: Banda Marcial da Escola Mário Quintana, Projeto Nação Periférica, Grupo Orum Ayiê e o Grupo Dangerons. Presença do mascote “Carteirito” – da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e outras atrações.
O Projeto “Roteiro Cultural Correios Negro – Circuito Escolar” é mais uma iniciativa da ONG MOVIMENTAÇÃO, que através das iniciativas da Caravana da Restauração Social: ações socioeducativas compartilhadas com as direções das escolas públicas, instituições da sociedade civil organizada, grupos culturais, ativistas sociais vem promovendo para o público escolar e comunidade em geral, um circuito de palestras, oficinas de artes com exposições sobre culturas populares e a cultura de matriz africana.
Responsável pelas ações do “Roteiro Cultural Correios Negro – Circuito Escolar” nas escolas públicas, o Conselho Curador da ONG MOVIMENTAÇÃO apresenta a Quinta Edição destas atividades socioeducativas construídas em ações compartilhadas com a direção da Escola Estadual Mário Quintana.
Além do conjunto da obra: banners com textos e ilustrações – a partir da pesquisa apresentada pelo Coletivo de Negros Empregados dos Correios (CONCOR), esta é mais uma ação pedagógica da ONG, com a supervisão de texto sob a direção do acadêmico de História Paulo Renato da Silva Machado e da acadêmica de Direito Ângela Rosa. O projeto estabelece uma interface com a cultura comunitária propiciando a participação de outros atores sociais: ativistas comunitários, professores, estudantes e lideranças do Movimento Negro.
O projeto que hora apresentamos é mais uma prova de que acreditamos na construção de novos paradigmas para desesconder a nossa cultura e valorizar as atividades sociais nas comunidades periféricas. Acreditamos, sobretudo, na capacidade de uma população com vontade de conhecer a si mesma na expressão máxima de sua criatividade, ousadia e lucidez.
Informações para visitação e participação nas oficinas e palestras na Escola Estadual Mário Quintana - CAIC:
Telefones: (51) 3443-0385 e 9693-2949 = Professora Cleia Lopes (Diretora da Escola Estadual Mário Quintana – CAIC).

J. C. A. Prudêncio
Griô em Comunicação Social, Direitos Humanos e Cidadania
Presidente da ONG MOVIMENTAÇÃO
Telefones: (51) 3447-5662 e 9144-6426 - Base Operacional da ONG MOVIMENTAÇÃO:
Rua Concórdia, 571 - Parque Residencial Umbu, Alvorada/RS - CEP: 94801-971
E-mails: jcaprudencio@ig.com.br – prunucleo@yahoo.com.br ong_movimentacao@hotmail.com
http://ongmovimentacao.blogspot.com

Patrícia da Silva Brito
Departamento Cultural da ONG MOVIMENTAÇÃO
Produtora Executiva do Projeto Lanceiros Negros O Preço da Liberdade
Telefone: (51) 9736-6484 – e-mails; patriciabritoculturars@gmail.com lanceirosnegro.doc@gmail.com
Ong_movimentacao@hotmail.com – http://ongmovimentacao.blogspot.com http://lanceirosnegrosdoc.blogspot.com

Um comentário:

  1. Parabéns por esta iniciativa é isto que nossa cidade precisa de pessoas com responsabilidade social!!!

    ResponderExcluir

Núcleo de Comunicação integra a ONG MOVIMENTAÇÃO – Pessoa Jurídica, constituída a partir da experiência de mais de 30 anos do Núcleo de Comunicação MOVIMENTAÇÃO nos Movimentos Sociais e de formação pedagógica, que iniciou sua trajetória com o Curso Prático no Processo da Comunicação, criado na década de 1970, na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), na cidade do Rio de Janeiro/RJ, e atuando desde 1997, no Estado do Rio Grande do Sul, com as Oficinas de Criação, trabalhando com crianças, jovens e adultos, com atividades lúdicas e de formação teórica e prática em todas as áreas do conhecimento humano.