Páginas

domingo, 29 de novembro de 2009

BALANÇO SOCIAL DA CELEBRAÇÃO DA DIVERSIDADE CULTURAL NO MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Escola Municipal Podalírio Inácio de Barcellos - atividade do Mês de Novembro.








Escola Minicipal Normélio Pereira de Barcellos = Atividade da Semana da Conciência Negra: Homenagem às Personalidades Negras e de Referências Comunitárias.






Atividade na Escola Alfredo José Justo - Palestra da ONG MOVIMENTAÇÃO na programação do Mês da Consciência Negra.



Memorial do Estado do Rio Grande do Sul; - Ação compartilhada da ONG MOVIMENTAÇÃO na III Edição dos Correios Negro - (apresentação de grupos culturais de Alvorada/RS).






Biblioteca do Negro "Clara Guerreira"; - Atividade integrada na III Edição do Correios Negro.





Aividades socioeducativas na Escola Estadual Mário Quintana em Alvorada/RS; - Ações culturais da ONG MOVIMENTAÇÃO, (Roteiro Cultural Correios Negro - Circuito Escolar).










Roteiro Cultural Correios Negro - Circuito Escolar; - Atividade da Caravana da Restauração Social da ONG MOVIMENTAÇÃO: ações na Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida em Alvorada/RS.







CARAVANA DA RESTAURAÇÃO SOCIAL
Atividades socioeducativas no Circuito Escolar
Ações culturais compartilhadas com a Rede Pública de Ensino
Com as atividades do Mês da Consciência Negra (que teve início no dia 6 de novembro) na Escola Estadual Mário Quintana, Salomé em Alvorada/RS, através da Caravana da Restauração Social com o Circuito Escolar do Projeto “Roteiro Cultural Correios Negro”, a ONG MOVIMENTAÇÃO integrou diversas palestras e oficinas na Rede Pública de Ensino.
Celebrando a Diversidade Cultural na Escola Estadual Mário Quintana, onde foram concentradas as ações socioeducativas do Mês da Consciência Negra, as ações da ONG MOVIMENTAÇÃO com o Ponto de Leitura, através dos Projetos da Caravana da Restauração Social participaram de eventos em outras escolas, foram elas: Escola Municipal Normélio Pereira de Barcellos, Alfredo José Justo, Podalírio Inácio de Barcellos. Outros espaços de fruição artística e cultural, também entraram na agenda da Caravana da Restauração Social: Teatro da Empresa Brasileira dos Correios e Telégrafos em Porto Alegre, Museu Estadual do Carvão no Município de Arroios dos Ratos/RS, Memorial do Rio Grande do Sul e Mercado Público de Porto Alegre.
As ações culturais da Caravana da Restauração Social trazem a chancela do Ponto de Leitura MOVIMENTAÇÃO, são vários grupos de diferentes projetos que fazem a diversidade cultural: Oficinas preparatória do Documentário Lanceiros Negros – O Preço da Liberdade – sob a coordenação de Patricia Brito, Projeto Nação Periférica, Grupo Dangerous, Capoeira de Angola Sabedoria Popular, Grupo de Dança Afro Orum Ayiê coordenado pela Professora Perla, Projetos da Biblioteca do Negro, Projeto PROERD com apresentação do mascote “Alvoradinha” do 24ª Batalhão da Brigada Militar de Alvorada e o “Carteirito” – da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e outras atrações.
Na Caravana da Restauração Social, integrando a Diversidade Cultural está o Projeto “Roteiro Cultural Correios Negro – Circuito Escolar”. O projeto é mais uma iniciativa da ONG MOVIMENTAÇÃO, que integra uma pauta de discussão levando para a comunidade escolar e para o público em geral, um debate permanente acerca das questões étnico-raciais. Estas ações socioeducativas são compartilhadas com as direções das escolas públicas, instituições da sociedade civil organizada, grupos culturais e ativistas sociais – com um circuito de palestras, oficinas de artes com exposições sobre culturas populares e cultura de matriz africana.
Compõe o conjunto da obra da Celebração da Diversidade Cultural: banners com textos e imagens: – uma construção coletiva com ações compartilhadas com ativistas sociais e com a comunidade acadêmica da Rede Pública de Ensino.
O trabalho da ONG MOVIMENTAÇÃO inclui a pesquisa apresentada pelo Coletivo de Negros Empregados dos Correios (CONCOR). As edições dos eixos étnico-raciais têm a supervisão de textos sob a direção do acadêmico de História Paulo Renato da Silva Machado e da acadêmica de Direito Ângela Rosa da Silva.
A Celebração da Diversidade Cultural estabelece uma interface com outros atores sociais: ativistas comunitários, gestores públicos, professores e estudantes.

J. C. A. Prudêncio
Griô em Comunicação Social, Direitos Humanos e Cidadania
Presidente da ONG MOVIMENTAÇÃO
Telefones: (51) 3447-5662 e 9144-6426 - Base Operacional da ONG MOVIMENTAÇÃO:
Rua Concórdia, 571 - Parque Residencial Umbu, Alvorada/RS - CEP: 94801-971
E-mails: jcaprudencio@ig.com.br – prunucleo@yahoo.com.br ong_movimentacao@hotmail.com
http://ongmovimentacao.blogspot.com

Patrícia da Silva Brito
Departamento Cultural da ONG MOVIMENTAÇÃO
Produtora Executiva do Projeto Lanceiros Negros O Preço da Liberdade
Telefone: (51) 9736-6484 – e-mails; patriciabritoculturars@gmail.com lanceirosnegro.doc@gmail.com
Ong_movimentacao@hotmail.com – http://ongmovimentacao.blogspot.com http://lanceirosnegrosdoc.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Núcleo de Comunicação integra a ONG MOVIMENTAÇÃO – Pessoa Jurídica, constituída a partir da experiência de mais de 30 anos do Núcleo de Comunicação MOVIMENTAÇÃO nos Movimentos Sociais e de formação pedagógica, que iniciou sua trajetória com o Curso Prático no Processo da Comunicação, criado na década de 1970, na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), na cidade do Rio de Janeiro/RJ, e atuando desde 1997, no Estado do Rio Grande do Sul, com as Oficinas de Criação, trabalhando com crianças, jovens e adultos, com atividades lúdicas e de formação teórica e prática em todas as áreas do conhecimento humano.