Páginas

domingo, 22 de maio de 2016

CONVITE DE PROTAGONISMO AFRO-BRASILEIRO

Saudações Griô aos Empresários do II Seminário Internacional de Negócios.Certamente, o II Seminário Internacional de Negócios, na perspectiva de uma nova narrativa da nossa territorialidade, será sim, mais uma prova da capacidade de uma população com vontade de conhecer a si mesma na sua criatividade, ousadia e lucidez. Nós SIM, negros e negras temos a capacidade de quebrar a retórica política, e de fato construirmos as pontes para o futuro.
Celebração de Empreendedorismo com Protagonismo Afro-Brasileiro. Pois é. Esse é o CONVITE da ONG Movimentação em ação compartilhada com o Coletivo de Empresários Empreendedores Afro-Brasileiros – CEABRA/GOIÁS, que estão ampliando conceitos de ações compartilhadas.
O II Seminário Internacional de Negócios entre o Brasil, África e Bangladesh, é um dos grandes desafios do empreendedorismo da Diáspora Africana, que coloca no senário mundial uma das mais importantes economias do século XXI: a criatividade e a produção industrial das comunidades negras.
Para o idealizador desse congresso, o ativista social, José Eduardo Silva, diretor presidente do CEABRA/GOIÁS, “é chegada a hora da comunidade negra, brasileira consolidar sua capacidade de empreender nos pressupostos civilizatórios da nossa etnia. Representamos mais de 50% da população economicamente ativa do Brasil, com potencial cultural, que por si só podemos reconstruir a moral política desse país”. Reflete o ativista.
Certamente, o II Seminário Internacional de Negócios, na perspectiva de uma nova narrativa da nossa territorialidade, será sim, mais uma prova da capacidade de uma população com vontade de conhecer a si mesma na sua criatividade, ousadia e lucidez. Nós SIM, negros e negras temos a capacidade de quebrar a retórica política, e de fato construirmos as pontes para o futuro. 


VALE A PENA COMPARTILHAR!


Se fores capaz de se indignar com as injustiças do mundo, então podemos caminhar juntos, somos ativistas sociais. (Prudêncio)

AGUARDE SEMPRE BOAS NOTÍCIAS!

Vamos (continuar) caminhando juntos!
Prudêncio
Presidente da ONG MOVIMENTAÇÃO
Mestre Griô, Jornalista, Assessor de Comunicação da FENAHTECT
(51) 8653-5662, 8653-5663 (OI), 9144-6426 (CLARO)
3226-7686 e 3227-1054






quinta-feira, 12 de maio de 2016

REVISITANDO UTOPIAS COM PEDAGOGIA GRIÔ

Rodas de Troca de Saberes e Fazeres criando novos paradigmas de garantias de direitos.
      Através da ONG Movimentação, as Rodas de Troca de Saberes e Fazeres vem integrando diversos seguimentos sociais de todo Brasil promovendo encontros ampliando conceitos de ações compartilhadas. 
Reunião com o Professor Mauro Pereira e as professoras Michele Kohler e Morgana Reinheimer, na formação dos conteúdos da Pedagogia Griô nas Rodas de Troca de Saberes em Nova Hartz/RS.
      Na segunda-feira 09 de maio, foi realizada mais uma edição das Rodas de Troca de Saberes e Fazeres em Nova Hartz/RS, que trata da aplicação das Leis sobre o Marco Legal que embasa os Cursos de Formação Continuada para Professores da Rede de Ensino: Leis 10.639 e 11.645, garantindo o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena.
Pedagogia Griô na construção de novos paradigmas nas garantias de direitos.

Mestre Griô Paulo Andrade participando das discussões de formação continuada de 
professores.

      Os encontros tem se pautado pela Pedagogia Griô criando novas narrativas da cultura e identidade negra e seus pressupostos civilizatórios na perspectiva de desconstrução do racismo no Brasil. Nesse sentido a ONG Movimentação está percorrendo o país formulando as Rodas de Troca de Saberes com grupos de ativistas sociais. Nos estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Goiás as Rodas de Troca de Saberes, já colocou no centro dos debates as Vivências do Negro Contemporâneo – A mão afro-brasileira na construção do estado de direito.
Encontro em Goiânia com o ativista social José Eduardo Silva, diretor presidente do Coletivo de Empreendedores Afro-Brasileiros CEABRA/GOIÁS, com s representação da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos: Ângela Rosa, Ivan Palmeira e com a representante da ONG Movimentação em Goiânia e diretora do Grupo Africanto - Maria da Conceição de Matos - Ceiça Matos.
Roda de Conversa com José Eduardo da Silva, presidente do CEABRA/GOIÁS em discussão a II Seminário Internacional de Negócios, que acontece em Goiânia, nos dias 30 e 31 de maio de 2016.
Roda de Troca de Saberes e Fazeres com dirigentes dos Correios de Goiânia e com a representante dos Correios em Brasília Dra. Ângela Rosa.
Reunião com o ativista e agente público dos Correios, Washington José da Silva, pautando a criação do Coletivo de Negros e Negras dos Correios - CONCOR/GOIÁS.
Rodas de Troca de Saberes no Rio de Janeiro, Revisitando a História dos Movimentos Sociais das décadas de 1970/1980, a  partir do Núcleo de Comunicação MOVIMENTAÇÃO, criado em na Associação Brasileira de Imprensa ABI. Nesse encontro retomamos as pautas da vanguarda do Movimento Social Negro do Rio de Janeiro.
Nossas Rodas de Trocas de Saberes e Fazeres, no Rio de Janeiro, reinventado uma nova narrativa de combate ao racismo. Uma pauta de discussão que reuniu ativistas do Movimento Social Negro do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul.
Roda de Troca de Saberes no Seminário de Religião de Matriz Africana, na Câmara Municipal de Vereadores de Alvorada/RS. Atividade promovida em ação compartilhada entra a ONG CONEXÕES NEGRAS e a ONG MOVIMENTAÇÃO.
Oficinas de comunicação social, promovida pelo Núcleo de Comunicação da ONG Movimentação, em 1998 na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação de Universidade Federal do Rio Grande do Sul FABICO/UFRGS.
Roda de Conversa na Universidade Federal de Goiás - UFG em abril de 2016.
Roda de Conversa, na casa do Professor Marlos Pedrosa (Palhaço Pequi), numa prosa com sotaque de Goiás, Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro. Eu e a Ceiça Matos fomos carinhosamente recebidos pelo Professor Marlos Pedrosa (Palhaço Pequi) e sua esposa Professora Susana Santos Nogueira. Na pauta da reunião, as proposições de projeto editorial com literatura e contação de histórias do Palhaço Pequi, a partir da produção do livro “UBUNTU, LUGAR SEM COR”
Professor Marlos Pedrosa (Palhaço Pequi) e sua esposa Professora Susana Santos Nogueira. 

Ceiça Matos na Roda de Troca de Saberes com as Oficinas do Grupo Africanto, na Pontifícia Universidade Católica PUC-GOIÁS.
Momentos de Troca de Saberes nas oficinas de do Grupo Africanto, dirigido pela Professora Ceiça Matos.
Roda de Troca de Saberes como Grupo Africanto, na PUC em Goiânia, dia 06 de maio de 2016.
Reunião na casa da Ceiça Matos, com as representantes dos Correios de Brasília, Ângela Rosa e Simone. na pauta as formulações das ações sociais da ONG Movimentação em parceria com os Correios de Goiás.
Confraternização no aniversário na residência da Professora Nilda Trindade, em Goiânia.

Pedagogia Griô nas Rodas de Troca de Saberes e Fazeres no Instituto Federal de Educação – Campus de Alvorada/RS, realizadas em novembro de 2015. Na pauta: “Negros em Cena”. – Palestra com o tema: Vivências do Negro Contemporâneo – A mão afro-brasileira na construção do estado de direito.