Páginas

sábado, 15 de setembro de 2012

ONG Movimentação participa de Ato de Assinatura de Documento Compromisso do Projeto Mulheres da Paz

      Dia 13 de setembro de 2012, às 14h aconteceu o Ato de Assinatura de Documento Compromisso para criação de Projeto de Lei “Mulheres da Paz e Protejo de Alvorada/RS” com os Candidatos à Prefeitura do município de Alvorada – Eleição 2012.

      A celebração se deu na Sede do Projeto Mulheres da Paz e Protejo, Avenida Vista Alegre, 952, Parque Residencial Umbu, Alvorada/RS.
      O Ato teve a participação da Imprensa que exerceu o papel de Testemunha na Assinatura do Documento Compromisso. O encaminhamento do Documento Compromisso é uma iniciativa do Fórum Gestor do Projeto Mulheres da Paz e Protejo composto por representações de instituições do poder público e da sociedade civil organizada. A partir do dia 18 de setembro o Documento será encaminhado para Registro em Cartório, em data que será agendada pelo Fórum Gestor do Projeto Mulheres da Paz e Protejo de Alvorada.

SOBRE O DOCUMENTO COMPROMISSO

1º Garantia da criação de Projeto de Lei para continuidade dos Projetos Mulheres da Paz e Protejo de Alvorada:

      Construção de Projeto de Lei que garanta a realização das ações que os Projetos Mulheres da Paz e Protejo vêm desempenhando no Território de Paz. Sabendo que a vigência pelo Governo Federal do Projeto Mulheres da Paz é 06/09/2013 e do Protejo 19/05/2013. Por tanto se faz necessário um Projeto de Lei com inicio de vigência até: abril/2013.
      Salientamos que os projetos desde a seleção passando pela capacitação até sua realização trabalham com o protagonismo, seja ele juvenil ou da mulher, por meio da realização de Políticas Públicas e a mediação social com a comunidade.

      Garantia de espaço físico para a realização dos encontros, palestras e oficinas com a comunidade, com todo o material permanente adquirido pelo Governo Federal para os dois projetos, bem como computadores, estabilizadores, mesas, cadeiras, armários, impressoras, ar condicionado, ventiladores, telefone, mobiliário – cozinha, espaço de recreação, bem como a garantia dos custos de manutenção da sede, despesas de pessoal, com uma Coordenação, Aux. Administrativo e materiais administrativos. Que a sede dos Projetos Mulheres da Paz e do Protejo mantenha as condições estruturais que os projetos hoje mantêm: garantia de meio de transporte para a equipe técnica e a manutenção dos serviços básicos da sede como água, luz, telefone, conexão para a internet e instalações sanitárias.

      Em conjunto a esse processo de garantia de direitos das Mulheres da Paz, nas formulações de manutenção da sede do projeto, pede-se que seja apresentado pelo Executivo de Alvorada uma (Peça Orçamentária) que garanta também uma ajuda de custo, como forma de motivação do trabalho de mediadoras sociais, recursos que serão destinados ao incentivo de geração de trabalho e renda para as lideres comunitárias formadas pelo Projeto Mulheres da Paz de Alvorada.

2º O Projeto de Lei deve estar vinculado a Secretaria de Trabalho Ação Social e Cidadania – STASC com ações transversais integradas as demais secretarias municipais, com a garantia dos seguintes termos:

      O Projeto de Lei deve garantir as diretrizes apontadas pelas ações trabalhadas pelo Fórum Gestor na implantação do Projeto Mulheres da Paz e Protejo do Território de paz do Umbu Alvorada/RS, celebradas pelas plenárias do Fórum Gestor com a comunidade e legitimadas durante os processos de capacitação das ativistas sociais. Esses instrumentos serão norteadores dos conteúdos do Projeto de Lei “Mulheres da Paz de Alvorada”.
      A lei deve estabelecer uma releitura das relações que permeia o espaço intra-familiares historicamente interpretados como restritos e privados gerando uma alta impunidade dos agentes de violência perpetrada no ambiente familiar. A naturalidade com que, socialmente, tem sido tratada a violência contra a população das comunidades periféricas, nas relações privadas ofusca a visibilidade do problema, banaliza a sua ocorrência. Acrescenta-se a isso o fato da violência doméstica fornecer também as bases para que se estruturem outras formas de violência o que acabam por produzir experiências de brutalidades na infância na adolescência e na vida adulta, geradoras de condutas violentas e desvios psíquicos graves também para esse público.
      O Projeto de Lei deve ser encaminhado pelo Poder Executivo, atendendo a sua relevância no que diz respeito aos prazos de vigência das ações que estão em curso com os recursos do Governo Federal. Assim sendo, as organizações sociais que integram o Fórum Gestor dos Projetos Mulheres da Paz e Protejo bem como os demais setores da sociedade, movidos pela preocupação com essa realidade estão se mobilizando pelo pedido de URGÊNCIA, como Primeiro Ato Administrativo do prefeito eleito em 2012, no município da Alvorada/RS.

Débora Machado Gonçalves

Presidenta da ONG MOVIMENTAÇÃO

Maria Santa de Souza Prudêncio

Vice-Presidenta da ONG MOVIENTAÇÃO

ong.movimentacao@gmail.com

ong_movimentacao@hotmail.com

ongmovimentacao@hotmail.com

prunucleo@yahoo.com.br

http://ongmovimentacao-movimentacao.blogspot.com

Base operacional da ONG MOVIMENTAÇÃO – Ponto de Leitura: Núcleo de Comunicação,

Biblioteca Comunitária e Museu do Umbu – Memorial Comunitário,

Rua Concórdia, 571, Parque Residencial Umbu, Alvorada/RS, CEP: 94801-971.

Telefones: (51) 3447-5662 - 3443-6417

Base operacional da ONG MOVIMENTAÇÃO – Projeto Janela Social: Tele Centro Comunitário, Travessa Augusto Pestana, 19, bairro Tijuca, Alvorada/RS.



sábado, 8 de setembro de 2012

AÇÃO MULTIPLICADORA


Oficina de sabonetes  - 23 e 30 de junho de 2012

Local: Sede do Projeto “Alimento Social” (rua Augusto Pestana, no. 19 -  bairro Tijuca)

 Facilitadora: Professora Vanderlene Silveira

Participantes: Mulheres da Comunidade / Mulheres da Paz

Nos  dias 23 e 30 de junho de 2012, ocorreram os primeiros encontros das mulheres com o objetivo de iniciar  oficina de capacitação em sabonetes artesanais promovida pelos departamentos de Cultura e Eventos da ONG MOVIMENTAÇÃO.  O primeiro encontro ministrado pela Professora Valderene ocorreu na sede do Projeto Alimento Social. A iniciativa da atividade deu-se através da vontade das ativistas sociais da ONG MOVIMENTAÇÃO de fomentar o aprendizado técnico-prático na área do artesanato, de gerar maior harmonia entre o grupo participante, criar momentos para atividades manuais e artesanais, bem como promover renda, inclusão social e formar multiplicadoras.

Essa atividade visou a prática do protagonismo, e esse se concretizou quando a iniciativa dos primeiros encontros encaminhou-se, por vontade das mulheres da paz, para uma ação multiplicadora, pois além das oficinas de sabonetes, já foram realizadas na SEDE DAS MULHERES DA PAZ/PROTEJO oficinas de sabão e fuxico ministradas pelas próprias mulheres da paz. O fazer coletivo aqui toma corpo, e concretamente encaminha-se como prática emancipatória, contribuindo muito para a convivência em grupo.

Letícia Coelho Gomes
Departamento Cultural - ONG MOVIMENTAÇÃO
















REUNIÃO - 01/09/2012


 Grupo de Estudos do Ponto de Leitura – Ong Movimentação

Ao primeiro dia do mês de setembro de dois mil e doze, às catorze horas, na base do Projeto Alimento Social e Telecentro Janela Social, sito à rua Augusto Pestana, no. 19, bairro Tijuca, cidade de Alvorada, Rio Grande do Sul, reuniram-se os integrantes do Grupo de Estudo do Ponto de Leitura, Membros da Diretoria, dos Departamentos e  Colaboradores da ONG- Movimentação com os seguintes pontos de pauta: 1. Fundo ProCultura- o ativista social Sr. Prudêncio informou o seguinte procedimento: o registro do Fundo Procultura, pois com CNPJ, cria-se a oportunidade da obtenção de recursos com os quais poder-se-á efetuar a continuidade dos projetos existentes, bem como, para a prática de novas atividades. Essa tarefa de formalidade será encaminhada para a contadora da Ong. 2. Telecentro Janela Social – A manutenção do espaço físico já está programada, através da instalação elétrica que será realizada em breve. Após a organização do espaço, a formatação dos computadores e instalação da rede, ação realizada pela SERPRO,    acontecerá em data a  combinar com os representantes da mesma. Elencou-se a participação das ativistas sociais da ONG e Mulheres da PAZ no encontro de capacitação em informática realizado durante três dias na SERPRO, sobre essa ação encaminhou-se o seguinte: Sr. Prudêncio escreverá o release do encontro; a primeira ação de Formação de Multiplicadores para o TELECENTRO JANELA SOCIAL será realizada dia 06/09/12, a partir das 9h, na sede da ONG-MOVIMENTAÇÃO; encaminhar-se-á sugestão à coordenadora do Projeto Mulheres da PAZ, sra. Denise, para que essa formação também ocorra na sede do Mulheres da PAZ. 3. Edital Pontos de Cultura / MINC – A ONG-MOVIMENTAÇÃO inscreverá projeto para esse edital. Organização: em 15/09/12, encontro dos ativistas sociais para formatação do projeto e, em 30/09/12, postagem do projeto. 4. Painéis que ficaram expostos na comunidade - decidiu-se por quatro eixos: Expressões Artísticas / Economia Popular Solidária / Comunicação Social / Memória: Patrimônio Imaterial. Prazo até 15 de setembro para que os ativistas sociais elenquem todas as ações (e objetivos) que compõe os eixos citados. 5. Avaliação das oficinas de sabonetes artesanais – a ativista social sra. Vera expôs a trajetória das oficinas que iniciaram na sede do Alimento Social e depois foram realizadas na sede do Mulheres da Paz. Pontos positivos e pontos a serem melhorados foram elencados por todas e todos. A ativista social sra. Letícia Coelho Gomes, escreverá o release dessa atividade e encaminhará agradecimento para a professora que ministrou a primeira oficina, bem como para Mulheres da Paz. Os releases citados nessa ata serão divulgados no blog da Ong. 6. Projeto GravAÇÃO – as oficinas de serigrafia acontecerão a partir de outubro na sede da Associação de Moradores do UMBU. 7. Informes – Em 13/09 acontecerá na SEDE MULHERES DA PAZ e PROTEJO o Ato de Assinatura do documento direcionado aos candidatos à prefeitura de Alvorada, com o objetivo de instaurar o compromisso de continuidade do Projeto Mulheres da Paz e Protejo na cidade.
 Próxima Reunião: 15/09/2012, (sábado) às 14h, na base do Projeto Alimento Social e Telecentro Janela Social, sito à rua Augusto Pestana, no. 19, bairro Tijuca, cidade de Alvorada, Rio Grande do Sul. Não havendo mais nenhum outro encaminhamento a respeito dos pontos da pauta em questão e sem mais nenhum informe deu-se por encerrada a reunião, com a presença da  sra. Vera Conceição, sra. Maria Santa Prudêncio, sra. Rosa Frelih, sra. Eliane Corrêa de Souza e sra. Verônica da Silva, sr. João Prudêncio, sr. Marcelo Coelho, e sra. Letícia Coelho Gomes, sendo assinada e lavrada por mim que secretariou os trabalhos e pelos demais integrantes do grupo. Letícia Coelho Gomes (1ª secretaria ONG-MOVIMENTAÇÃO).

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

SERPRO integra a ONG Movimentação e o Projeto Mulheres da Paz em curso de Inclusão Digital











A Empresa Pública Federal – Serviço de Processamento de Dados (SERPRO), através de sua Comissão de Responsabilidade Social e do corpo gerencial da empresa, em ação compartilhada com a ONG Movimentação e o Projeto Mulheres da Paz de Alvorada, promoveu nos dias 22, 23 e 24 de agostos o Curso de Inclusão Digital (Oficina de Internet Básica para a melhor idade).
O curso oferecido pelo SERPRO proporcionou acesso aos conhecimentos dos processos iniciais das ferramentas das redes sociais, para 25 pessoas entre as integrantes do Projeto Mulheres da Paz do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI) do Território de Paz de Alvorada/RS e convidados. Essa ação foi compartilhada com a Caravana da Restauração Social da ONG Movimentação, que integra o Projeto “Janela Social” – Tele Centro Comunitário do Ponto de Leitura da ONG Movimentação – de sua (base operacional do bairro Tijuca em Alvorada/RS).

As Oficinas de Inclusão Digital oferecidas pelo SERPRO têm a finalidade de incentivar as Organizações Não Governamentais as (ONGs) a repassarem essas práticas para os tele centros comunitários. Assim o Projeto “Janela Social” – Tele Centro Comunitário da ONG Movimentação, vai promover as oficinas de multiplicadores (as) de inclusão digital nos bairros que incluem o Território de Paz de Alvorada. O curso realizado no SERPRO, na sede da empresa, bairro Cidade Baixa em Porto Alegre, conta com ação voluntária do Corpo Gerencial da Empresa: Gilberto Cesar de Oliveira, Edison Luiz de V. Helbert, Carlos Mayer Pilla e da Comissão de Responsabilidade Social – Neusa Ribeiro, Maristela Hubermann, Erony de Espindula, Sabrina Franke, Tania O rtiz Pinheiro, Mirella BarbosaMarize Silveira, Vera Veroneze, Isabel Alves, Marlene Oshida, Nara Barros, Zélia Crisostomo e Regina Farias.

O Tele Centro Janela Social, integra o Projeto de Comunicação Comunitária da Caravana da Restauração Social – criado pelo Grupo de Estudo do Ponto de Leitura da ONG Movimentação. Instalado na Travessa Augusto Pestana, 19, bairro Tijuca, Alvorada/RS o projeto pretende estabelecer uma interface com o Projeto Mulheres da Paz, disponibilizando mais uma ferramenta de inclusão digital para o Território de Paz. No projeto de comunicação da ONG Movimentação, está compartilhada a Revista do Ponto de Leitura, que representa o veículo de informação da rede da Caravana da Restauração Social.
Participa você também da Caravana da Restauração Social com a ONG MOVIMENTAÇÃO!

Queremos continuar compartilhando nossa utopia com todas as pessoas:

Homens e mulheres de boa vontade que possam ser multiplicadores das nossas iniciativas.

Precisamos de você para continuar a obra do Mestre Griô Prudêncio.

Débora Machado Gonçalves

Presidenta da ONG MOVIMENTAÇÃO

Maria Santa de Souza Prudêncio

Vice-Presidenta da ONG MOVIENTAÇÃO

ong.movimentacao@gmail.com

ong_movimentacao@hotmail.com

ongmovimentacao@hotmail.com

prunucleo@yahoo.com.br

http://ongmovimentacao-movimentacao.blogspot.com

Base operacional da ONG MOVIMENTAÇÃO - Ponto de Leitura: Núcleo de Comunicação,

Biblioteca Comunitária e Museu do Umbu – Memorial Comunitário,

Rua Concórdia, 571, Parque Residencial Umbu, Alvorada/RS, CEP: 94801-971.

Telefones: (51) 3447-5662 - 3443-6417