Páginas

sábado, 10 de março de 2012

ONG MOVIMENTAÇÃO participa da Aula Inaugural do Projeto Mulheres da Paz de Alvorada















A ONG Movimentação integrou as atividades da Aula Inaugural do Projeto Mulheres da Paz, em Alvorada, no dia 8 de março (Dia Internacional da Mulher). A celebração das ações sociais e culturais que integram o Território de Paz do Umbu em Alvorada contou também com a participação da Secretaria de Estado da Cultura (SEDAC) e com a Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SPM). O Comitê Gestor do Projeto Mulheres da Paz foi representado pela Secretaria de Estado da Cultura, que por intermédio da Coordenação de Diversidade Cultural e da Coordenação de Culturas Populares, compõe o Fórum Mulheres da Paz de Alvorada. Na solenidade do Dia Internacional da Mulher, na aula inaugural do Programa no Território de Paz do Umbu, a Secretaria de Estada da Cultura foi representada pelo assessor da Diretoria de Cidadania Cultural, João Prudêncio, que fez um pronunciamento em nome do Comitê Mulheres da Paz.
O evento promovido pela Secretaria Municipal de Trabalho, Ação Social e Cidadania (STASC), dirigido pela coordenadora do Projeto Mulheres da Paz, a socióloga Luciana Pazini Papi, contou com a presença do Prefeito Municipal de Alvorada, João Carlos Brum, a Primeira Dama Rejane Brum, o Secretário da STASC, Daniel Silva de Oliveira, o Comandante da Guarda Municipal – Senhor Canabarro - representando o secretário Vânio Presa, da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMSU), a Coordenadoria Municipal da Mulher – representada pela Senhora Luísa Rosangela Feijó, a representação da Câmara Municipal de Vereadores de Alvorada - o vereador Professor Daniel e o representante do SENAC, Senhor José Carlos Eliseu.
As palestras alusivas à formação das mulheres da paz, contou com a representação da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SPM) através da diretora da SPM, a socióloga Yara Stockmann, a representante do Ministério da Justiça, socióloga Clarisse Rath, a titular da Delegacia Municipal da Mulher, Grasiela Foresti e a ativista social, a antropóloga Elisiane Pasini. Participaram também das atividades as representações da sociedade civil organizada, grupos culturais do Umbu e os representantes dos Microprojetos do Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura com os “Parceiros do Território de Paz do Umbu”.
Para a coordenadora do Projeto Mulheres da Paz, a socióloga Luciana Pazini Papi, e para a coordenadora do Protejo (programa que integra o Projeto Mulheres da Paz), a assistente social, Vera Brazil, essas ações que marcaram as diversas etapas do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI) de Alvorada, estabelece a consolidação do trabalho do conjunto de ativistas sociais que se integraram as diversas etapas do projeto. “Acreditamos na força dessas mulheres guerreiras, que tem suas lutas cotidianas forjadas nos processos de ocupação e de pertencimento dos seus bairros que compõem o Território de Paz”, refletem.



Prudêncio
Griô em comunicação social, Direitos Humanos e Cidadania - Assessor da Coordenação da Diversidade Cultural e da Coordenação de Culturas Populares - Diretoria de Cidadania Cultural da Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul.
Telefones: (51) 9144-6426 / 9451-9214
joao-prudencio@sedac.rs.gov.br
prudencio@sedac.rs.gov.br
jcaprudencio@ig.com.br
prunucleo@yahoo.com.br

UTOPIA
"Ela está no horizonte...
Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos.
Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos.
Por mais que eu caminhe, jamais a alcançarei.
Para que serve a utopia?
Serve para isso: para caminhar"
Eduardo Galeno

http://ongmovimentacao-movimentacao.blogspot.com

sexta-feira, 9 de março de 2012

ONG Movimentação participa de Audiência Pública do Instituto Federal para implantar o Câmpus tecnológico de Alvorada.














Representantes da ONG Movimentação e demais ativistas sociais de diversos seguimentos de Alvorada, participaram na terça-feira, (06/03) da primeira audiência pública para definir os cursos que serão aplicados na Escola Técnica Federal de Alvorada. A plenária foi realizada no CAIC Mario Quintana, no Bairro Onze de Abril. Os cursos foram sugeridos a partir dos 12 eixos temáticos oferecidos e reconhecidos pelo Ministério da Educação.
As audiências públicas são coordenadas pelos professores do site “A Trincheira” que organizam os grupos de discussão temática. Na primeira audiência, o ginásio da escola Mário Quintana foi ocupado pelas representações das comunidades dos bairros Umbu, Solomé e Onze de Abril. Os debates convocado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência do Rio Grande do Sul – IFRS integram um roteiro de cinco audiências públicas, que além do dia 06 de março, foram programadas para o dia 08/03, às 19h, no Ginásio Djalma Neves – Bairro Americana, dia 13 de março, às 19h na Escola Estadual Professor Gentil Viegas Cardoso, no Bairro Jardim Algarve, no dia 15 de março, no Centro Franciscano Pedro Chaves Barcellos, Bairro Piratini – às 19h e no dia 22 de março, também às 19h, no Ginásio Tancredo Neves, no Bairro Bela Vista. Para as instituições públicas e representantes da sociedade civil organizada, essas audiências públicas abrem espaços para a sociedade alvoradense apontar as demandas que vão permear os principais cursos que serão implantados no Câmpus de Alvorada. No encerramento das plenárias, todos os grupos apresentam suas propostas pautadas nos eixos temáticos.
Prudêncio
Griô em comunicação social, Direitos Humanos e Cidadania - Assessor da Coordenação da Diversidade Cultural e da Coordenação de Culturas Populares - Diretoria de Cidadania Cultural da Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul.