domingo, 29 de janeiro de 2012
Trocas de saberes no Fórum Social Temático afirmam: outro mundo existe
Trocas de saberes nas rodas de memórias realizadas no Fórum Social Temático (FST) colocaram no centro do debate a comunicação com protagonismo comunitário e os conceitos de territorialidade. Através da oficina promovida pelo Museu Comunitário do Umbu e o Grupo de Estudo do Ponto de Leitura da ONG Movimentação, realizada no FST sábado, (28) os grupos refletiram: outro mundo existe. As ações de “Troca de Saberes” criadas pelo Griô Prudêncio, na Secretária de Estado da Cultura – RS, fomenta as atividades compartilhadas com as Organizações Não Governamentais – ONGs, têm um olhar voltado para a política de acesso aos bens culturais: buscam integrar os diferentes grupos sociais através de um conjunto de ações baseadas na Pedagogia Griô. Os encontros procuram estabelecer às (interfaces das falas) entre as diversas faixas etárias, onde se procura colocar os conceitos de ancestralidade através da "Roda do Saber" - (instrumentalização teórica e prática da Ação Griô).
Na ação desenvolvida no FST, as trocas de saberes integraram centenas de ativistas sociais com debates permeando os temas da comunicação, educação e direitos humanos com recorte étnico-racial. As rodas de conversas começaram no dia 26, no Espaço Cultural Mocambo, com o tema Valores Civilizatórios Afrobrasileiros na busca da Cidadania Plena, promovida pela Associação Mocambo com a participação da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres – SPM e a Secretaria de Estado da Cultura – RS.
Dia 28/01 foi à vez do Museu Comunitário do Umbu e o Grupo de Estudo do Ponto de Leitura da ONG Movimentação, que com as rodas de memória ocuparam os espaços do Quilombo Central Oliveira Silveira no Largo Zumbi dos Palmares em POA/RS. As rodas de conversas do Museu Comunitário Umbu incluiu nas ações de “Troca de Saberes” os Microprojetos do Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura do Território de Paz no Programa de Segurança Pública com Cidadania – PRONASCI do município de Alvorada/RS.
Os encaminhamentos tirados na roda de conversa do dia 28, no Largo Zumbi dos Palmares reafirmaram as proposições encaminhadas na roda de conversa do dia 26, no Mocambo. Os oradores Richard Gomes - artesão do Mocambo, Sandro Santos - coordenador de Culturas Populares – Diretoria de Cidadania Cultural da Secretaria de Estado da Cultura – RS (SEDAC), Carlos Marques - da Secretaria de Estado do Turismo – RS, Letícia Coelho Gomes - diretora cultural da ONG Movimentação, a Griô Maria Elaine Rodrigues - diretora cultural da Associação Mocambo e o Griô Prudêncio da SEDAC e mediador do Museu Comunitário do Umbu assumiram compromisso de se reunirem no dia 04 de fevereiro as 9h na sede do Mocambo, para sistematizar as resoluções formuladas nas rodas de trocas de saberes.
www.fstematico2012.org.br
Vamos caminhar juntos!
Prudêncio
Griô em comunicação social, Direitos Humanos e Cidadania
Assessor da Coordenação da Diversidade Cultural
e da Coordenação de Culturas Populares
Diretoria de Cidadania Cultural
Secretaria de Estado da Cultura do RS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Núcleo de Comunicação integra a ONG MOVIMENTAÇÃO – Pessoa Jurídica, constituída a partir da experiência de mais de 30 anos do Núcleo de Comunicação MOVIMENTAÇÃO nos Movimentos Sociais e de formação pedagógica, que iniciou sua trajetória com o Curso Prático no Processo da Comunicação, criado na década de 1970, na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), na cidade do Rio de Janeiro/RJ, e atuando desde 1997, no Estado do Rio Grande do Sul, com as Oficinas de Criação, trabalhando com crianças, jovens e adultos, com atividades lúdicas e de formação teórica e prática em todas as áreas do conhecimento humano.