Páginas

domingo, 5 de junho de 2011

BALANÇO SOCIAL DA ONG MOVIMENTAÇÃO DE JANEIRO A JUNHO DE 2011




Débora Machado Gonçalves - Ativista Comunitária, forjada nas lutas sociais, nos marcos da construção da democracia participativa, em especial as lutas das comunidades negras. Foi aclamada Presidenta da ONG MOVIMENTAÇÃO...



Nosso compromisso social, está registrado nessa ferramenta de comunicação de forma resumida, a partir de 15 de janeiro, quando a nova diretoria da ONG MOVINETAÇÃO assumiu os novos desafios da entidade em ampliar as iniciativas da Caravana da Restauração Social.
CRIAÇÃO DO FUNDO PROCULTURA DO PONTO DE LEITURA DA ONG MOVIMENTAÇÃO


Encontro de Planejamento Estratégico do Grupo de Estudo do Ponto de Leitura da ONG MOVIMENTAÇÃO para formação da Equipe Pedagógica, formada por Mestres da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e por lideranças comunitária, contou com a presença da Professora Mestre em Educação, Giancarla Brunetto, com a pedagoga Patrícia Maria Berg, com a Professora de Artes, Mestre em Filosofia, Letícia Gomes Coelho e com a Arte-educadora Professora de Balet Clássico, Mestre em Educação, Flávia Silveira - formularam as propostas da ordem do dia do encontro. Ações para encaminhamento dos Micros Projetos do Territória de Paz do Umbu, Alvorada/RS. no Programa de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI).
O Encontro de Planejamento Estratégico se deu no Salão de cursos do Quartel Central da Brigada Militar de Alvorada/RS. O espaço da Brigada Militar, teve o monitoramento do Sargento Roni e, que foi gentilmente socializado em ação compartilhada com a Assessoria de Comunicação da Brigada Militar, dirigida pelo Soldado Valdez, autorizada pelo Comandante, Tenente Coronel Rocha.
Representações da sociedade civil, poder público e estudantes de História da Faculdade Porto Alegre (FAPA) participaram do Encontro. O debate, teve a mediação do Griô Prudêncio.
Lideranças comunitárias, participam nas inicativas de promoção dos Micros Projetos do Território de Paz do Umbu...

Protagonismo juvenil no processo de construção de uma nova realidade para as comunidades periféricas do Estado do Rio Grande do Sul...

As representações dos movimentos sociais contribuiram na discussão da pauta para a criação do Fundo de Cultura que está no centro do debate da ONG MOVIMENTAÇÃO. Estava presente o Jornalista Fotográfico Jorge Aguiar, articulador do Projeto "Photo da Lata", uma das iniciativas classificadas com a pontuação máxima dada pelo Ministério da Cultura...
A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, se fez presente no Encontro de Planejamento Estratégico da ONG MOVIMENTAÇAO e foi representada pelo Diretor Técnico Jairo Luís, que representou a Associação Recreativa dos Trabalhadores dos Correios e pelo produtor cultural Alexandre Fraga - representando a Cooperativa Habitacional dos Correios (COOHREIOS)...



Comunidade artística e cultural de diversos seguimentos integraram a pauta de criação do Fundo de Cultura da comunidade do Umbu em Alvorada/RS...
Ações que estão enraizadas na comunidade do Umbu desde sua ocupação (12 de junho de 1987) pautaram o debate para a criação do fundo - argumentada pela lider comunitária Silvia Ritta Mello, que ajudou na organização da comunidade com os primeiros ocupantes.
Representantes dos Clubes Sociais Negros do Estado do Rio Grande do Sul, através dos ativistas sociais Luís Carlos Oliveira e sua esposa, Socióloga, Simone participaram dos debates, trazendo suas experiências, para contribuir no processo de construção do Fundo Procultura do Ponto de Leitura da ONG MOVIMENTAÇÃO...
Lideranças do Esporte e do Carnaval da região do Umbu, foram representadas no Encontro para Criação do Fundo Procultura do Umbu, os seguimentos foram representados pelo ativista social Mainha - Diretor cultural e fundador da Sociedade de Carnaval Mirim Estrela do Umbu.
Associação Comunitária do Umbu, se fez presente no Encontro, através do presidente da entidade de bairro, Senhor José Dantas.
Ativistas sociais das ONGs discutem propostas de ações compartilhadas para fortalecer o Fundo Procultura criado para o fomento da arte e cultura nas comunidades periféricas.
Representantes da ONG CASSANGUE participaram das discussões de criação do Fundo Procultura da ONG MOVIMENTAÇÃO, os componentes da entidade contribuiram com as propostas de encaminhamento para a consolidação do fundo.
ENCONTRO DO GRUPO DE ESTUDO DO PONTO DE LEITURA DA ONG MOVIMENTAÇÃO




Reunião de trabalho do Grupo de Estudo, na comunidade do Umbu, para tratar da sistematização dos Micros Projetos Aprovados em ação compartilhada entre os moradores que integram o Território de Paz do Umbu em Alvorada/RS.
As reuniões de trabalho acontecem na Lanchonete Daiane, no espaço da proponente do Micro Projeto "Olhar de Criança Feliz" classificado, com uma das maiores pontuação do conjuntos de iniciativas apresentadas ao Ministério da Cultura

Nas reuniões de trabalho, são chamadas as representações de cada iniciativa dos Micros Projetos, as representações do poder público e de organizações sociais. Na foto abaixo: Professora, Maria Luisa, do Instituto Kizomba, Assistente Social, Vera Brazil, representando a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social e Cidadania (STASC)/Alvorada, e as representantes da ONG Posso, ativista social Marciele Moraes e Carina Moraes - proponentes do projeto representando o assentamento do Sítio dos Açudes - Projeto "Renascer da Esperança", outro projeto gestado no Grupo de Estudo que atingiu a pontuação máxima na classificação do Ministério da Cultura, nos Micros Projetos de Apoio à Cultura.
Reunião do dia 12 de maio, que oficializou o encaminhamento da Ata de Criação do Fundo Procultura, organizando os Micros Projetos classificados.
Equipe de Coordenação Pedagógica dos Micros Projetos - gestados no Grupo de Estudo do Ponto de Leitura da ONG MOVIMENTAÇÃO (na ordem do primeiro plano da foto): Professora, Mestre em Filosofia Letíca Coelho, Pedagoga, Patrícia Berg, Professor, Mestre em Educação, Eloenes Lima, Griô em Comunicação Social, Direitos Humanos e Cidadania, João Prudêncio, e a estudande, Bárbara Mello - proponente do Projeto "Revista Olhares do Umbu" outra iniciativa compartilhada com o Ponto de Leitura da ONG MOVIMENTAÇÃO que atingiu a pontuação máxima pelo Ministério da Cultura, na classificação dos Micros Projetos do Território de Paz do Umbu, Alnvorada/RS.
Reunião de Sistematização dos Micros Projetos, atividade compartilhada entre o Grupo de Estudo do Ponto de Leitura da ONG MOVIMENTAÇÃO com os atores sociais da comunidade.
REUNIÃO DE APRESENTAÇÃO DAS METAS PARA CRIAÇÃO DO FUNDO PROCULTURA DO PONTO DE LEITURA DA ONG MOVIMENTAÇÃO
Reunião de encaminhamento das ações compartilhadas com o Batalhão da Brigada Militar de Alvorada, para a construção de políticas de integração cultural com as demais organizações sociais que desenvovam atividades no Terriório de Paz em Alvorada... As reniões de encaminhamentos de projetos que serão integrados ao Ponto de Leitura, são incorporados na discussão do Grupo de Estudo, na perspectiva de contribuir na parceria de auto-sustentabilidade de outros projetos... As demais ONGs que compõe a mesa de debate para implantação do Fundo Procultura são solidárias nas propostas de ação cooperativadas para manter o fundo.
A ONG MOVIMENTAÇÃO PARTICIPA DOS DIÁLOGOS CULTURAIS NA CONFERÊNCIA DE CULTURA DO ESTADO
Os debates que pautaram o Estado do Rio Grande do Sul, durante os meses de fevereiro, março e abril, foi acompanhado pelos ativistas sociais da ONG MOVIMENTAÇÃO que participaram dos Colegiados Temáticos. O Professor, Mestre em Educação, da UFRGS, Eloenes Lima, a Pedagoga, Patrícia Berg, a Professora, Mestre em Educação Giancarla Brunetto, a Professora, Mestre em Filosofia/USP, Letícia Coelho, a Professora de Ballet Clássico, Flávia Silveira, o Produtor Cultural, Alexandre Fraga, o Ator, Eduardo Toledo, o Artista Plástico ,Jaques Menezes, o Ativistais Sociais Jairo Luís, Dona Ema, Renan Conceição que integraram a Caravana Cultural da ONG MOVIMENTAÇÃO participaram dos Diálogos Culturais na Conferência "Cultura para o Rio Grande Crescer" promovida pela Secretaria de Estado da Cultura, que foi celebrada nos dias 29 e 30 de abril na cidade de Santa Maria, no Centro do Estado do Rio Grande do Sul.
Auditório do Colégio Marista em Santa Maria, durante as discussões temáticas da Conferência.
Espaço do Colégio Marista em Santa Maria - Conferência "Cultura para o Rio Grande Crescer".
Os Banners das iniciativas do Ponto de Leitura da ONG MOVIMENTAÇÃO: Memorial Comunitário do Umbu de Alvorada e outras ações estabeleceram as intefaces com a comunidade cultural do estado...
O público que participou da Conferência, pode interagir com as ações do Ponto de Leitura da ONG MOVIMENTAÇÃO...
O Diretor Pedagógico da ONG MOVIMENTAÇÃO, Professor, Mestre em Educação pela UFRGS, Eloenes Lima, compartilha com os integrantes da caravana cultural que acompanhou os debates em Santa Maria...
A Dona Ema da Cooperativa Habitacional do Umbu (COOPUMBU), o Griô Prudêncio, o Artista Plástico e Diretor Cultural da ONG MOVIMENTAÇÃO na Região Carbonífera, Jaques Menezes, o Diretor Técnico da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - Diretor da Associação Recreativa dos Correios (ARCOS), Jairo Luís, e o Produtor Cultural, Alexandre Fraga...
As intervenções da caravana cultural da ONG MOVIMENTAÇÃO se extendeu pelo salão da Escola Marista em Santa Maria...
Propostas de integração com os demais grupos temáticos mobilizou a pauta do Diretor Pedagógico da ONG MOVIMENTAÇÃO...
O Ponto de Leitura da ONG MOVIMENTAÇÃO integra a pauta de discussão de Enfrentamento da Vilolência Contra a Mulher.
Governador Tarso Genro - assina o PACTO em atividade no Território de Paz do PRONASCI no Bairro Guajuvira em em Canoas.
O público lotou o Território de Paz, compreendeu a importância da luta para consolidar os direitos das mulheres...
Lideranças políticas comprometidos com as inicaitivas do PACTO, prestigaram o evento...
A platéia composta por homens e mulheres que estão nas trincheiras de luta contra a violência...
A Secretário de Estado de Política da Mulher, Marcia Santana, fez um discurso emocionada, citando a trajetória de lutas dos movimentos sociais e o grande desafio da secretariado para promover a igualdade das mulheres, especialmente, as mulheres negras...
As mulheres de todo o estado responderam com aplausos as metas apresentadas pelo estado para combater a violência contra as mulheres...




A ONG MOVIMENTAÇÃO INTEGRA OS DIÁLOGOS CULTURAIS EM PORTO ALEGRE - "CULTURA PARA O RIO GRANDE CRESCER" PROMOVIDO PELA SEDAC

O público lotou o Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)...
Colegiados Setoriais, estabeleceram o debate com as principais demandas da cultura do estado...
REUNIÃO DO GRUPO DE ESTUDO DO PONTO DE LEITURA DA ONG MOVIMENTAÇÃO NA COMUNIDADE DO UMBU
Estudantes universitários integram os debates do Grupo de Estudo, na perspectiva de integrar a pesquisa acadêmica com o Memorial Comunitário do Umbu...
Os debates do Grupo de Estudo, Passa pela compreensão das lideranças comunitárias...
Associação de Moradores faz parceria com as iniciativas do Grupo de Estudos...
Ativistas sociais de outros municípios compartilham os seus projetos com o Grupo de Estudo do Umbu em Alvorada...
ENCONTRO DE CONFRATERNIZAÇÃO DA NOVA GESTÃO DA ONG MOVIMENTAÇÃO
AS FAMÍLIAS DA ONG MOVIMENTAÇÃO...
ENCONTRO DE FORMAÇÃO DA NOVA DIRETORIA DA ONG MOVIMENTAÇÃO
A comunidade do Umbu participa do encontro com os ativistas sociais da ONG MOVIMENTAÇÃO...
A Diretoria Pedagógica, através do Professor, Paulo Renato Machado e da Pedagoga, Patrícia Berg orientam as ações da ONG MOVIMENTAÇÃO...
PLENÁRIA DE POSSE DA NOVA DIRETORIA DA ONG MOVIMENTAÇÃO (SOB NOVA DIREÇÃO)
A base operacional do Ponto de Leitura da ONG MOVIMENTAÇÃO ficou pequena para acolher as representações que se colocaram para compor o quadro diretivo da ONG...
Nova e antiga diretoria da ONG MOVIMENTAÇÃO celebram a democracia participativa no encaminhamentos dos nomes para os departamentos da ONG MOVIMENTAÇÃO...

BALANÇO SOCIAL DA ONG MOVIMENTAÇÃO DE JANEIRO A JUNHO DE 2011
Nosso compromisso social, está registrado nessa ferramenta de comunicação de forma resumida, a partir de 15 de janeiro, quando a nova diretoria da ONG MOVIMENTAÇÃO assumiu os novos desafios da entidade em ampliar as iniciativas da Caravana da Restauração Social.
As metas da nova gestão da ONG MOVIMENTAÇÃO, inclui a retomada das ações de “Democratização da Comunicação”, tema que deu origem a formatação da entidade, a partir do Núcleo de Comunicação MOVIMENTAÇÃO (movimento independente de resistência forjado nos marcos das lutas populares a partir da década de 1964). Para o novo grupo, a retomada dessa caminhada, determina um processo de ressignificação das ferramentas de transformação social que foram apontadas pelos ativistas sociais que integraram as trincheiras de lutas contra o Regime Militar no período que vai de 1964 a 1980.
Na década de 1970, um grupo de pintores novos, iniciou seu primeiro Manifesto Público (manifestando sua insatisfação com a falta de acesso de artistas populares aos equipamentos públicos de cultura), o então estudante de desenho e pintura do Atelier Livre, João Prudêncio, liderou os estudantes do Atelier Livre e do Instituto de Artes da UFRGS - coletivo denominado “Grupo de Pintores Novos” ocupando o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, com a “Primeira Exposição dos Pintores Novos”. Na segunda ocupação do Grupo dos Pintores Novos, que se deu na Rodoviária de Porto Alegre, Prudêncio, foi “convidado” a se retirar do Estado. Em 1974, o movimento migrou para o Rio de Janeiro, criando o Núcleo de Comunicação MOVIMENTAÇÃO com a temática do jornalismo comunitário. As ações do grupo eram produzidas “entricheradas” nas dependências do Museu de Arte Moderna e na Associação Brasileira de Imprensa – ABI, no Rio de Janeiro.
Pois é, hoje vivemos num estado democrático de direitos, mas ainda não alcançamos os direitos iguais para todos. Precisamos lutar para que os diferentes grupos sociais se integrem, e possam viver a partir de uma democracia participativa. Diversas representações dos movimentos sociais, foram assumir novas tarefas de transformação social a partir dos espaços nos setores públicos, convidados por Governos forjados nas Frentes Populares, para darem suas contribuições nos processos de construção na sua totalidade de sociedade democrática de direitos.
Assim, novos quadros de ativistas sociais, forjados nas lutas comunitárias, culturais, educacionais, sindicais, cooperativadas estão ocupando os espaços que a primeira geração deixou, integrando a ONG MOVIMENTAÇÃO, que têm diversas tarefas a cumprir, dentre as tantas ações já relizadas, como vocês podem acompanhar a seguir:

ONG MOVIMENTAÇÃO integra a pauta de debates culturais no estado
As diretorias de educação e de cultura da ONG Movimentação representadas pelo Mestre em Educação – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Professor, Eloenes Lima, diretor pedagógico do Departamento de Educação da ONG Movimentação; a Coordenadora da equipe pedagógica e de formação de projetos do Grupo de Estudo do Ponto de Leitura da ONG Movimentação, Pedagoga, Patrícia Berg, Professor Paulo Renato Machado; a Diretoria Cultural composta pelo ator, Eduardo Toledo, pela Professora, Mestre em Filosofia (USP), Letícia Coelho e pela Professora de arte-educação, Flávia Silveira, Orientador popular, Jairo Luís, do Departamento Cultural da ONG Movimentação, e pelo Produtor Cultural, Alexandre Fraga, participam dos debates que vem pautando a cultura no estado. A partir da formação dos encontros preparatórios, que teve início em fevereiro à consolidação de oito encontros dos “Diálogos Culturais”, promovidos pela Secretaria de Estado da Cultura, que culminou na Conferência “Cultura para o Rio Grande Crescer”, nos dias 29 e 30 de abril em Santa Maria, as representações da ONG Movimentação se fizeram presentes.
Os eventos que incluiu os “Diálogos Culturais”, dentre eles, o que foi realizado no Salão de Atos da UFRGS, 20/04, contaram com a presença de integrantes dos diversos setores da ONG Movimentação; as equipes de estudo de projetos que formaram o coletivo dos Micros Projetos do Território de Paz do Umbu em Alvorada, e os ativistas sociais que integram a Caravana da Restauração Social do Ponto de Leitura da ONG Movimentação. Na Conferência “Cultura para o Rio Grande Crescer”, 29 e 30/04, em Santa Maria, a ONG Movimentação se deslocou para o centro do estado, levando suas representações de Porto Alegre, Alvorada e da Região Carbonífera, representada pelo município de Arroio dos Ratos, através do Professor, artista plástico Jaques Menezes, diretor cultural da ONG Movimentação na região.
Nos dias 20 e 23 de maio a ONG Movimentação participou dos encontros da Regional Sul do Ministério da Cultura. O primeiro encontro foi acerca das iniciativas dos Pontos de Leitura, para o recadastramento, onde o Ponto de Leitura comprovou suas ações através de questionário respondido e apresentado ao Ministério da Cultura. Outro encontro, o do dia 23/05 se deu na Casa de Cultura Mário Quintana em Porto Alegre com as representações da Funarte, Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura/RS. O Diretor Cultural da ONG Movimentação, Eduardo Toledo, representou o Ponto Leitura MOVIMENTAÇÃO nos encontros com Minc.
O Mestre em História (UFRGS) Eloenes Lima, diretor pedagógico da Movimentação, faz uma reflexão, falando em nome da entidade, expressou o interesse da ONG em trazer para o centro do debate as linguagens da periferia. Para ele, esse seguimento tem que ocupar uma cadeira no Conselho Estadual de Cultura. As comunidades periféricas, na nossa sociedade contemporânea, refletem a riqueza da nossa cultura. “Precisamos escutar a voz da periferia. Seus matizes, a sua estética urbana como elemento fundamental de reconhecimento da diversidade como identidade brasileira”, reflete.
Especializada em comunicação comunitária, artes visuais, na pesquisa e na criação de memoriais comunitários, – iniciada na origem dos movimentos sociais da década de 1960 com o nome de Núcleo de Comunicação MOVIMENTAÇÃO, atuando no Rio de Janeiro nas décadas de 70/90, a ONG se constituiu em pessoa jurídica na década de 2000 em Porto Alegre. A direção da ONG Movimentação está formando “pedagogos populares” – quebrando paradigmas através do empoderamento de ativistas comunitários oriundo das comunidades que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Ponto de Leitura da ONG MOVIMENTAÇÃO integra 12 Micros Projetos no Território de Paz no PRONASCI em Alvorada/RS
O Grupo de Estudo do Ponto de Leitura da ONG MOVIMENTAÇÃO reuniu nessa quinta, 05/05 os autores dos projetos (integrados no Ponto de Leitura) para programar as próximas ações das iniciativas classificadas nos Micros Projetos do Território de Paz do Umbu, Alvorada/RS, no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – PRONASCI. O Grupo de Estudo foi constituído pelo Ponto de Leitura MOVIMENTAÇÃO para assessorar a comunidade do Umbu na formatação dos Micros Projetos no PRONASCI, integra agora onze (12) iniciativas contempladas, e que será acompanhada pelos gestores da ONG MOVIMENTAÇÃO.
Os projetos selecionados foram pensados e formatados pelo Ponto de Leitura da ONG MOVIMENTAÇÃO em ação compartilhada com a comunidade que integra o Território de Paz do Umbu em Alvorada/RS. São 12 Micros Projetos que integram as diferentes linguagens da diversidade cultural das comunidades do Umbu, Nova Alvorada, Sítio dos Açudes e os demais bairros que compõe o cinturão do Território de Paz do PRONASCI.
A próxima reunião do Grupo de Estudo do Ponto de Leitura da ONG MOVIMENTAÇÃO se dará no dia 12/05 (quinta-feira) às 15h, na Rua Gaudério, 304, Parque Residencial Umbu, na Lanchonete Daiane. A reunião será coordenada pela Diretoria Pedagógica da ONG MOVIMENTAÇÃO e contará com a presença das Coordenadoras do PRONASCI dos Projetos Mulheres da Paz e do Protejo, Luciana Pazini Papi e Vera Brasil que estão acompanhando as ações do Ponto de Leitura da ONG MOVIMENTAÇÃO com a comunidade do Umbu. O Grupo de Estudo do Ponto de Leitura estabeleceu um Fundo Cooperativado com os Micros Projetos formatado pelo grupo, para dar continuidade às iniciativas. O fundo tem a finalidade de dar sustentabilidade na gestão dos projetos.
Queremos continuar compartilhando nossa utopia com todos: homens e mulheres de boa vontade que possam ser multiplicadores das nossas iniciativas. Precisamos de você para continuar a obra do Griô Prudêncio.

Débora Machado Gonçalves
Presidente da ONG MOVIMENTAÇÃO
E-mail: debby.machado@ig.com.br

A ONG MOVIMENTAÇÃO SOCIALIZA O PACTO NACIONAL PELO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES
Parabéns Mulheres do Rio Grande do Sul e do Brasil: expressão da ONG Movimentação. Pois é, a sociedade brasileira acorda para um novo tempo na história contemporânea. Após a grande cruzada de um operário que colocou o Brasil no rumo do (desenvolvimento com inclusão social), agora é a vez de uma mulher reconhecer e promover os direitos das Mulheres do Brasil com a Assinatura do Pacto Nacional Pelo Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres com o Estado do Rio Grande do Sul. A cerimônia de Assinatura do Pacto ocorreu dia 03/05, terça-feira na Casa das Mulheres da Paz – Setor 02 – Quadra S – Bairro Guajuvira, Canos/RS e contou com a presença da Ministra Iriny Lopes, Secretaria de Políticas para as Mulheres, Governador Tarso Genro, Márcia Santana, Secretária de Políticas para as Mulheres RS, Jairo Jorge, Prefeito de Canoas, Leo Lima Presidente Tribunal de Justiça e a Deputada Estadual Ana Afonso – representando a Assembléia Legislativa de Porto Alegre. O Governador do Estado do Rio Grande do Sul e a Ministra Chefe de Estado da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes assinaram o Acordo de Cooperação Federativo. O evento conto também, com a presença dos prefeitos municipais de vários municípios que assinaram o Acordo do Pacto.
Nas comitivas que lotaram a Quadra S do Bairro Guajuvira, no Território de Paz de Canoas encontravam-se diversas representações dos movimentos sociais como Suzana Schneider do Centro de Assessoria Vida da cidade de Cruz Alta, Luís Carlos de Oliveira, representante na Comissão Nacional dos Clubes Sociais Negros junto a SEPPIR-PR e vice-presidente da A. C. B. Floresta Montenegrina, e autoridades como Cláudio Silva, presidente da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PPDs e PPAHs (FADERS), o prefeito de Cruz Alta, Vilson Roberto Bastos dos Santos, o vereador de Porto Alegre Aldacir Oliboni e outros. A sociedade civil organizada do Estado do Rio Grande do Sul, mais uma vez se mobiliza para celebrar mais uma conquista das suas históricas bandeiras de luta... Parabéns Mulheres do Rio Grande do Sul e do Brasil.



GRUPO DE ESTUDO - ATA DA REUNIÃO ALMOÇO DO DIA 30 DE DEZEMBRO DE 2010 Formalização do Fundo de Cooperação dos Micros Projetos do Território de Paz do Umbu, Alvorada/RS
Aos trinta (30) dias de mês de dezembro de dois mil e dez (2010) as doze (12) horas, no Restaurante e Lanchonete Daiane, situada na Rua Gaudério número trezentos (300), Umbu, Alvorada Rio Grande do Sul Brasil, reuniu-se o Grupo de Estudo do Ponto de Leitura da ONG MOVIMENTAÇÃO com o seguinte Ponto de Pauta: FORMALIZAÇÃO DO FUNDO DE COOPERAÇÃO - Ação compartilhada para “abraçar” a comunidade do Umbu, com objetivo de dar sustentabilidade às iniciativas aprovadas no Concurso Público dos Prêmios do Edital de apoio aos Micros Projetos Mais Cultura do Território de Paz. Dando seqüência aos acordos firmados na Plenária do dia dezesseis (16) de dezembro de dois mil e dez (2010) onde foi FORMALIZADO o Grupo de Estudo pautado no tema: Fortalecimento do Protagonismo comunitário foi esclarecido os critérios de participação de todas as iniciativas, que assinaram a respectiva ATA. Portanto, a partir da presente data, cada responsável de iniciativas dos Micros Projetos do Território de Paz gerados pela ação compartilhada do Grupo de Estudo integra o Fundo de Cooperação de auto-sustentabilidade dos projetos na comunidade do Umbu em Alvorada. Consultado o Plenário acerca das propostas apresentadas na Reunião Almoço e na ATA do dia dezesseis (16) de dezembro, e levadas à votação: TODAS FORAM APROVADAS POR UNANIMIDADE. Foi encaminhada pela Mesa a proposta de reuniões semanais do Grupo de Estudo para orientação de projetos e formação de multiplicadores para atuarem nas oficinas de arte e cultura dos Micros Projetos do Território de Paz do Umbu. Aprovada a proposta dos encontros do Grupo de Estudo, com a opção dos sábados ou aos domingos as dezessete (17) horas na Escola Municipal Normélio Pereira de Barcellos, o Ponto de Leitura da ONG MOVIMENTAÇÃO ficou com a responsabilidade de marcar as agendas das reuniões com a escola. Em não havendo mais nenhum outro encaminhamento relevante acerca da pauta em discussão, as quatorze (14) horas, foi dada por encerrada a reunião, e segue a presente ATA para Assinatura de todos os presentes na Reunião Almoço do Grupo de Estudo do Ponto de Leitura da ONG MOVIMENTAÇÃO.

GRUPO DE ESTUDO DA ONG MOVIMENTAÇÃO Discute Fundo Procultura da comunidade do Umbu, Alvorada/RS
A partir da ação compartilhada do Ponto de Leitura da ONG MOVIMENTAÇÃO está sendo criado o Fundo Procultura do Umbu. A reunião realizada neste domingo, 22/05 encaminhou a discussão do fundo, para ser aprovado na reunião do Grupo de Estudo no próximo domingo, dia 29 de maio. Os representantes dos Micros Projetos gestados pelas ações compartilhadas do Grupo de Estudo do Ponto de Leitura da ONG MOVIMENTAÇÃO, discutiu pela implementação do fundo durante o processo de formatação dos Micros Projetos. O grupo reafirmou os acordos tirados na reunião realizada no dia 12/05. A reunião contou com representantes da sociedade civil organizada, integrantes do Território de Paz:: Senhora Ema, representando a COOPUMBU, a Professora Flávia Silveira do Centro de Dança Flávia Silveira, Alexandre Fraga, representando a Cooperativa Habitacional dos Correios – COOHRREIOS e o Sr. José Dantas, presidente da Associação Comunitária do Umbu e, representando a União das Associações de Moradores de Alvorada (UAMA).
A Pedagoga Patrícia Berg, falou pela Coordenação Pedagógica da ONG MOVIMENTAÇÃO encaminhou a proposta de auto-sustentabilidade dos Micros Projetos. O debate contou com a participação da Senhora Vera Conceição, Isac Costa e Renan Conceição, representando a ONG MOVIMENTAÇÃO, Sérgio Calixto dos Santos, representando a iniciativa “Criança Feliz”, Shaiane Toledo, representando a iniciativa “Tela Social – Telecentro Comunitárioa do Umbu” e os estudante de História Rafael e Noé, da Faculdade Porto Alegre (FAPA). Os debates do Grupo de Estudo dos Micros Projetos do PRONASCI, contou com a mediação do Griô Prudêncio, representando a iniciativa do Memorial Comunitário do Umbu.

Fundo Procultura do Umbu (Minuta: texto-base) para discussão e aprovação pela Comissão de Projetos da ONG MOVIMENTAÇÃO
Art. 1º - É instituído o Fundo de Apoio à produção Artística e Cultural do bairro Umbu, na cidade de Alvorada, com a finalidade de prestar apoio financeiro a projetos de natureza artísticos e culturais.
Art. 2º - É um fundo de natureza contábil especial, que funcionará sob as formas de apoio a fundo perdido, doações e empréstimos reembolsáveis;
Art 3º - Serão levados a crédito do Fundo Procultura do Umbu os seguintes recursos:
I- Contribuições, transferências, subvenções, auxílios ou doações dos setores públicos ou privados;
II- Resultado de convênios, contratos e acordos celebrados, através da ONG Movimentação, com setores públicos ou privados;
III- Outros recursos , créditos e rendas adicionais ou extraordinárias que, por sua natureza, lhe possam ser destinados;
IV- Reembolso dos empréstimos reembolsáveis , de acordo com o artigo 2º;

Art. 4º - As disponibilidades do Fundo Procultura do Umbu serão aplicados em projetos que visem a fomentar e estimular a produção artístico-cultural no bairro Umbu, na cidade de Alvorada, RS;
Art. 5º - Fica autorizada a criação, junto à ONG Movimentação, de uma comissão, formada por 6 representantes, que ficará incumbida de avaliação e seleção dos projetos a serem apoiados, bem como deverá fixar o valor limite por projeto a ser apoiado;
§ 1º Os componentes serão indicados pela Direção executiva da ONG Movimentação;
§ 2º - Os membros da Comissão serão eleitos para mandato de 1 (um) ano, podendo ser reconduzidos para mais um período . Não será permitido que o membro vote projetos apresentados por ele, devendo ser substituído por outro integrante, quando isso ocorrer.
§ 3º - Os membros da Comissão receberão honorários referentes à participação nas reuniões de avaliação, não podendo este valor exceder a 2% do salário mínimo.
Art. 6º - Os interessados na obtenção de apoio financeiro deverão apresentar seus projetos à ONG Movimentação, através de requerimento encaminhado à Comissão de Avaliação e Seleção.
§ 1º - Cabe á Comissão estabelecer critérios que garantam sejam os projetos apoiados e executados nos termos do Art. 4º;
§ 2º - O responsável pelo projeto deverá comprovar domicílio na bairro Umbu, Alvorada.
Art. 7º - O empreendedor cultural beneficiado deverá apresentar, junto à ONG, um cronograma de execução físico-financeiro, devendo prestar contas, de acordo com o recebimento do auxílio financeiro.
Art. 8º - Nos projetos apoiados nos termos desta regulamentação deverá constar a divulgação do apoio institucional da ONG Movimentação.
Art. 9º - O Fundo Procultura do Umbu será administrado pela ONG Movimentação, através de 2 (dois) representantes da sociedade civil, por ela indicados, os quais aprovarão, juntamente com a presidenta da organização, o plano de aplicação e movimentarão a conta-poupança aberta, exclusivamente, para este fim.
§ 1º - poderão ser indicados como representantes quaisquer pessoa idônea e que não faça parte da Direção executiva da ONG Movimentação, podendo ter o funcionalismo público como profissão.
Parágrafo Único – Nenhum recurso do Fundo Procultura do Umbu poderá ser movimentado sem a expressa autorização da presidenta da ONG Movimentação, e sem as duas assinaturas de seus representantes.
Alvorada, 12 de maio de 2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Núcleo de Comunicação integra a ONG MOVIMENTAÇÃO – Pessoa Jurídica, constituída a partir da experiência de mais de 30 anos do Núcleo de Comunicação MOVIMENTAÇÃO nos Movimentos Sociais e de formação pedagógica, que iniciou sua trajetória com o Curso Prático no Processo da Comunicação, criado na década de 1970, na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), na cidade do Rio de Janeiro/RJ, e atuando desde 1997, no Estado do Rio Grande do Sul, com as Oficinas de Criação, trabalhando com crianças, jovens e adultos, com atividades lúdicas e de formação teórica e prática em todas as áreas do conhecimento humano.