Páginas

terça-feira, 30 de março de 2010

INFORMATIVO DO PONTO DE LEITURA: Um novo paradigma para desesconder a cultura das comunidades periféricas
























O trabalho de levantamento da cultura da comunidade está sendo catalogada pela ONG MOVIMENTAÇÃO através do Informativo do Ponto de Leitura. Vários eventos de movimentos sociais e culturais fazem parte dos documentos levantados na comunidade. A partir do ano de 2002, vários ativistas sociais começaram a catalogar estas informações, através de fotos, textos e gravações que agora estão desescondendo a cultura de um povo que tem uma das mais lindas biografia de resistência social.
“Sim nós podemos”. O sonho dos moradores do Parque Residencial Umbu é ver suas lutas históricas serem registradas em um espaço que sirva de referência para o estudo das novas gerações. Com este objetivo, várias forças vivas articuladas na região do Umbu estão trabalhando para constituir o Museu da Memória Comunitária - Patrimônio Imaterial.
Debates acerca do projeto do Museu Comunitário, já estão no roteiro dos eventos da ONG MOVIMENTAÇÃO e do Canal de TV na Intrnet – www.olhartv.com – através do Programa “O LADO BOM DE ALVORADA em ação compartilhada com outras instituições da sociedade civil e empresários.
O Ponto de Leitura da ONG MOVIMENTAÇÃO, tem feito a interface entre os ativistas sociais e os moradores na formulação de conceitos de cidadania. Através da metodologia da Ação Griô, disponibilizada na Caravana da Restauração Social - (projeto que deu origem ao Ponto de Leitura no Bairro Umbu), são feitas as “rodas” de conversação com os diversos detentores da cultura de tradição oral presentes na região do Umbu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Núcleo de Comunicação integra a ONG MOVIMENTAÇÃO – Pessoa Jurídica, constituída a partir da experiência de mais de 30 anos do Núcleo de Comunicação MOVIMENTAÇÃO nos Movimentos Sociais e de formação pedagógica, que iniciou sua trajetória com o Curso Prático no Processo da Comunicação, criado na década de 1970, na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), na cidade do Rio de Janeiro/RJ, e atuando desde 1997, no Estado do Rio Grande do Sul, com as Oficinas de Criação, trabalhando com crianças, jovens e adultos, com atividades lúdicas e de formação teórica e prática em todas as áreas do conhecimento humano.