Mais uma escola acolhe o Roteiro Cultural Correios Negro - Circuito Escolar
A escola Brigadeiro Antônio Sampaio, em Alvorada/RS, promoveu no dia 28 de maio, uma atividade de acolhida do Roteiro Cultural Correios Negro – Circuito Escolar. A solenidade de abertura das atividades sócio-educativas programadas para a escola (de 28 de maio a 30 de junho de 2009), em mais uma etapa do Roteiro Cultural, teve inicio as 10h00min, contou com as seguintes representações:
Escolas Brigadeiro Antônio Sampaio e Castro Alves – representadas pelos Professores Fabiano e Denílson; Escola Normélio Pereira de Barcellos – representada pela Professora Neuzinha; Gabinete da Deputada Federal Maria do Rosário – representado pelo Sr. Rodrigo Oliveira; Gabinete da Deputada Estadual Stela Farias – representado pelo Sr. Neimar e Sra. Rosi; Coletivo de Negros Empregados dos Correios – representado pelo Sr. Eder; Direção Regional da Empresa Brasileira Correios e Telégrafos – representada pelo Sr. Jairo Luís; 24ª Batalhão da Brigada Militar – representado pelos Soldados Valdez e Roberto; Representações da sociedade civil organizada: Movimento Negro – representado pelo Sr. Manoel da Silva, Movimento dos Trabalhadores Desempregados – representado pelo Sr. Pedro Benevides; ACEJUBA – representada pela Sra. Terezinha; Associação de Mulheres do Umbu – representada pela Sra. Marilei; Projeto Nação Periférica – representado pelo Sr. Willian que celebraram a Cultura do Povo Negro.
O projeto: “Roteiro Cultural Correios Negro – Circuito Escolar” é mais uma iniciativa da ONG MOVIMENTAÇÃO, que através da programação da Caravana da Restauração Social: ações sócio-educativas compartilhadas com as direções das escolas públicas, instituições da sociedade civil organizada, grupos culturais, ativistas sociais promovem para a comunidade e escola um circuito de palestras com oficinas e exposição sobre a questão racial. As atividades sócio-educativas do Roteiro Cultural Correios Negro – Circuito Escolar traz à luz da sociedade a discussão acerca da arte, cultura e educação como contribuição da raça negra para o desenvolvimento da cultura brasileira.
Responsável pelas ações do Roteiro Cultural nas escolas, o Conselho Curador da ONG MOVIMENTAÇÃO, está disponibilizando para as direções das escolas públicas, um processo de construção de conteúdos pedagógicos, levantados a partir do trabalho do pesquisador Eder Luís Farias com a supervisão de texto de Ângela Rosa e do Professor Paulo da Silva Machado, ambos representantes do Coletivo de Negros Empregados dos Correios (CONCOR). A pesquisa embasada na cultura de matriz africana é composta de 40 banners com textos e imagens, retratando o patrimônio imaterial e material da herança cultural da população negra no Brasil. Além do conjunto da obra textual, pesquisa apresentado pelo Coletivo de Negros Empregados dos Correios (CONCOR), o Roteiro Cultural, convida outros protagonistas da cultura de matriz africana para participarem com trabalhos nas exposições nas escolas. Uma ação compartilhada que já conta com os trabalhos de diversos colaboradores, como o Projeto Nação Periférica, Biblioteca Comunitária Júlio Castro, Associação de Mulheres do Parque Residencial Umbu, Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD), Núcleo de Comunicação e Grupo Jovem da ONG MOVIMENTAÇÃO que vão agregando sua produção de arte e cultura no Roteiro Cultural.
A exposição, Palestras e Oficinas do Roteiro Cultural estão programadas para atender as escolas públicas, ficando 30 dias (um mês) em cada estabelecimento de ensino: As atividades do ROTEIRO CULTURAL CORREIOS NEGRO – Circuito Escolar = ficarão do dia 28 de maio a 30 de junho de 2009 – na Escola Municipal Brigadeiro Antônio Sampaio = Rua Cedro S/N – Parada 56 – Alvorada/RS – Telefone: (51) 3447-4475 – informações com os Professores Fabiano e Denílson.
Maiores informações e agendamento do ROTEIRO CULTURAL CORREIOS NEGRO – para as próximas escolas: Prudêncio = Telefones: (51) 3447-5662 e 9144-6426
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Núcleo de Comunicação integra a ONG MOVIMENTAÇÃO – Pessoa Jurídica, constituída a partir da experiência de mais de 30 anos do Núcleo de Comunicação MOVIMENTAÇÃO nos Movimentos Sociais e de formação pedagógica, que iniciou sua trajetória com o Curso Prático no Processo da Comunicação, criado na década de 1970, na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), na cidade do Rio de Janeiro/RJ, e atuando desde 1997, no Estado do Rio Grande do Sul, com as Oficinas de Criação, trabalhando com crianças, jovens e adultos, com atividades lúdicas e de formação teórica e prática em todas as áreas do conhecimento humano.