Páginas

domingo, 26 de junho de 2016

ONG MOVIMENTAÇÃO COMPARTILHANDO A CELEBRAÇÃO DA CONFRARIA JOÃO CÂNDIDO FELISBERTO!

Um Abraço Negro para Celebrar a Confraria João Cândido!

A Confraria João Cândido celebra nosso pertencimento e nossos vínculos ancestrais!
      Navegar é possível! Salve o Navegante Negro! Pois é, o dia 24 de junho de 2016 entra para a história como mais um marco das nossas lutas de preservação histórica dos nossos valores simbólicos de ancestralidade e territorialidade. Celebramos os 136 anos de nascimento do Almirante Negro com o Lançamento Nacional da Confraria João Cândido Felisberto, em Porto Alegre/RS.
      As solenidades iniciaram às 17h com a colocação de flores no Busto do Almirante Negro João Cândido, no Parque da Marinha do Brasil. O ato contou com presença do Mestre Griô Adalberto do Nascimento Cândido, o Candinho, filho caçula de João Cândido, líder da Revolta da Chibata: – lembrando aquele longínquo 22 de novembro de 1910. Foi um ato simbólico da formalização da Confraria na formação da sua Diretoria Executiva: Dr. Domingos Oscar Nunes da Luz, Jornalista Jesus Antunes, João Carlos Agostinho Prudêncio, Rodrigo Soares Rodrigues e João Cândido de Oliveira Neto.
      O segundo dia de agenda do Lançamento Nacional da Confraria João Cândido Felisberto, nesse sábado, 25 de junho, foi na Sociedade Beneficente Cultural Floresta Aurora – Estrada Afonso Lourenço Mariante, 437, Belém Velho, Porto Alegre/RS. O evento foi promovido pelo poeta e músico Rodrigo Soares Rodrigues – Vice-presidente do Clube Social Negro Floresta Aurora e Diretor Cultural da Confraria João Cândido. Foi mais um dia de Abraço Negro nas comemorações dos 136 anos de nascimento do Almirante Negro com o Lançamento Nacional da Confraria João Cândido Felisberto, em Porto Alegre/RS.
      O momento da grande Celebração se deu na Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre com a consagração do sonho de fundação da Confraria João Cândido Felisberto que contou com as autoridades e representações da comunidade cultural, social e política do Rio Grande do Sul e do Brasil, dentre elas: a Dra. Eva Esperança Guterre Alves – Doutora de História da Memória da Presença do Negro em Porto Alegre; a professora Luci – Historiadora e escritora que escreveu sobre a biografia de João Cândido; o Jornalista Paulo Ricardo (Baiano) – escritor e pesquisador que escreveu sobre a vida de João Cândido. Contamos ainda com a presença do Mestre Pernambuco do Grupo Nuclear dos Quilombistas Contemporâneos do Rio Grande do Sul; do Dr. Lupicínio Jorge Quevedo Rodrigues Filho (Lupinho) – musico e escritor Guardião da obra de Lupicínio Rodrigue; da Dra. Reginete Souza Bispo – ativista social; da Mestra Elaine Rodrigues; da Dra. Elisate Moretto – ativista social – secretária do Gabinete do Povo Negro de Porto Alegre (licenciada); do Vereador Delegado Cleiton; da Professora Irlanda Gomes – diretora do Grupo Virtual Face de Ébano; do Jornalista Oscar Henrique Cardoso – escritor diretor da ONG Empreendedorismo Étnico-Social; do Ativista Jorge Cruz – diretor da ONG Movimentação, do Professor Luiz Mendes – ativista do Movimento Social Negro; do ativista social Sergio Nunes - diretor da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul; da avista Elis Gomes Regina – presidenta do Conselho Estadual da População Negra do RS CODENE; da Ativista social Marisa Silva – ativista do Movimento Social Negro – diretora do CODENE; do Ativista social Antônio Matos; Mestre Brasil - Ativista social do Movimento Social Negro; do Artista Plástico Paulo Correa – Conselheiro Nacional de Culturas Populares do Ministério da Cultura; do Professor Vander de Paula Gomes – Griô seguidor de Mestres; Professor Mauro Pereira – diretor presidente da Autarquia Águas das Nascentes do Município de Nova Hartz; do Professor Ivan Braz Conceição – ativista social articulador do Museu do Percurso do Negro em Porto Alegre; da Dra. Tatiana Xavier - ativista social; do Artista plástico Jonas Fernando Martins Santos – presidente da Cooperativa de Artes de Pelotas/RS; do Mestre Griô Paulo Andrade; do Ativista social Luiz Alberto Pires de Pires - Ativista do Movimento Social Negro; do Artista plástico e músico Ney Ortiz – diretor presidente do Grupo Cultural Raízes D´África Mund; do Mestre Renato Borba – ativista do Movimento Social Negro; dos Ativistas do Coletivo de Negros e Negras dos Correios CONCOR: Rejane Marques, Eder Farias, Jairo da Silva Brum, Edmilson Campos, dentre outro.


      No segundo dia de agenda do Lançamento Nacional da Confraria João Cândido Felisberto, no sábado, 25 de junho, foi na Sociedade Beneficente Cultural Floresta Aurora – Estrada Afonso Lourenço Mariante, 437, Belém Velho, Porto Alegre/RS. O evento foi promovido pelo poeta e músico Rodrigo Soares Rodrigues – Vice-presidente do Clube Social Negro Floresta Aurora e Diretor Cultural da Confraria João Cândido. Foi mais um dia de Abraço Negro nas comemorações dos 136 anos de nascimento do Almirante Negro com o Lançamento Nacional da Confraria João Cândido Felisberto, em Porto Alegre/RS.

VALE A PENA COMPARTILHAR

Se fores capaz de se indignar com as injustiças do mundo, então podemos caminhar juntos, somos ativistas sociais. (Prudêncio)
 
AGUARDE SEMPRE BOAS NOTÍCIAS!


Vamos (continuar) caminhando juntos!
Prudêncio
Presidente da ONG MOVIMENTAÇÃO
 (51) 8653-5662, 8653-5663 (OI), 9144-6426 (CLARO)
3226-7686 e 3227-1054