Páginas

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Revista REBATE - Um novo paradigma para a comunicação dos trabalhadores dos Correios


A festa do povo na chegada do Presidente Lula no Fórum Social Mundial no Gigantinho em Porto Alegre no dia 26 de janeiro de 2010.
Na foto acima: Ângela Rosa e o Professor Paulo Renato Machado - trabalhadores dos Correios com a Corte do Carnaval de Porto Alegre, na recepção do Presidente Luís Inácio Lula da Silva.

No interior do Gigantinho em Porto Alegre a população se agiganta na esperara do pronunciamento dos organizadores do Fórum Social, na espera do Presidente Lula.

Ativistas sociais se mobilizam para saudar o Presidente Lula e os oradores do Fórum Social, celebrando os 10 anos do evento.

Os integrates da Escola de Samba Império da Zona Norte, fêz um Show a parte para a milhares de pessoas no Gigantinho, que aguardavam a chegada do Lula.

As mulatas passitas da Império da Zona Norte, interagem com o público celebrando a festa do povo no Fórum Social.


A comitiva dos trabalhadores dos Correios presente na celebração do povo no Gigantinho.

As ações compartilhadas entre a ONG MOVIMENTAÇÃO e os trabalhadores dos Correios deram o tom do debate no Fórum Social Mundial.

A presença dos trabalhadores dos Correios deram o colorido patriótico ao Fórum Social.

Para a comitiva de trabalhadores da Empresa Brasileira Correios e Telégrafos, seu deslocamento ao Fórum teve o objetivo de apresentar a luta da moradia encampada pela Cooperativa Habitacional dos Correios - COOHRREIOS.

Na foto = a entrga simbólica ao Vereador Oliboni - do Projeto Habitacional (Minha Casa Minha Vida) encaminhada ao Presidente Lula e à Ministra Dilma.

A contemplação de uma ação compartilhada entre as organizações da sociedade civil organizada nos projetos dos trabalhadores dos Correios.

Celebração da entrga do Projeto Habitacional da COOHRREIOS (complexo habitacional da Baltazar no programa de habitação popular do Governo Federal "Minha Casa Minha Vida". Uma conquista dos trabalhadores dos Correios.


O momento mais esperado do Fórum Social Mundial nos 10 anos de evento: o pronunciamento do Presidente Luís Inácio Lula da Silva.

A expressão dos trabalhadores, que lutam pela consolidação dos programas sociais.

Uma platéia atenta aos depoimentos dos oradores do evento: 1o anos de uma grande caminhada para um "Mundo Possível".

A Família Ecetista comemora sua participação do momento histórico de transformação de uma sociedade que caminha para sua cidadania plena.

A solidariedade nos encaminhamentos dos projetos para a equipe do Presidente Lula. Na foto acima, o Presidente da COOHRREIOS, encaminha o projeto da Universidade Federal Rural de Belém do Pará às maos da Ministra Dilma.


A expressão do dever cumprido. A manifestação dos trabalhadores no processo de construção de novos paradigmas na conquista de políticas públicas para habitação popular.
O sentimento do alcanse de uma utopia. Alembrança do Fórum Social nos seus 10 anos abraçando sonhos.

VISITA À SUPERINTENDÊNCIA DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL - ENTRGA DO PROJETO HABITACIONAL DA BALTAZAR.


Mais uma conquista dos trabalhadores dos Correios.

COMEMORAÇÃO DO DIA DOS CARTEIROS - solenidade no Memorial do Rio Grande do Sul, no Dia 26 de janeiro de 2010.




Informe das ações compartilhadas entre os trabalhadores dos Correios e a ONG MOVIMENTAÇÃO no processo de consolidação da Revista REBATE.

Caros Amigos (as):
Estamos em pleno desenvolvimento das entrevistas e geração de matérias acerca da edição da Revista REBATE que tem seu lançamento programado para o dia 31 de março de 2010. O cronograma das atividades para a celebração do Projeto Editorial inclui várias ações interativas com todos os setores da Empresa Brasileira Correios e Telégrafos, especialmente os trabalhadores da base operacional.
Para proporcionar um olhar sobre as vivencias dos diversos segmentos dos trabalhadores dos Correios, estamos socializando os eventos que compõe o roteiro de formação da cultura que valoriza a presença dos funcionários da empresa.
A partir da cobertura interativa da Revista REBATE os trabalhadores dos Correios começam a se enxergar como protagonistas da trajetória social e cultural nos diversos cenários da nossa sociedade. Assim, concomitantemente às matérias de cobertura para a Revista, vamos retratar com maior freqüência em comunicação eletrônica as ações socioeducativas e culturais da comunidade ecetista.
Participe! Mandem suas matérias! Faça parte do Editorial da Revista REBATE!

Atenciosamente;
J.C.A. Prudêncio
Editor da Revista REBATE – Griô em Comunicação Social Direitos Humano e Cidadania.
Telefones: (51) 3447-5662 – 9144-6426 e 9189-4992
http://www.movimentoecetista.blogspot.com/
E-mails: jcaprudencio@ig.com.br - prunucleo@yahoo.com.br - ong_movimentacao@hotmail.com
http://ongmovimentacao.blogspot.com/ LINK = Seguidor: comunicação

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

DANGEROUS – Arte da Dança com Protagonismo Juvenil

Apresentação do Grupo Dangerous em Diversidade Cultural No Mês da Consciência Negra - 2009.

Apresentação do Grupo Dangerous em Diversidade Cultural No Mês da Consciência Negra - 2009.

Apresentação do Grupo Dangerous em Diversidade Cultural No Mês da Consciência Negra - 2009.

Apresentação do Grupo Dangerous na Celebração da Diversidade Cultural na Escola Mário Quintana - 05/11/09.

Participação do Grupo Dangerous no Evento Som da Periferia no bairro Tijuca - 11/10/09.

Apresentação do Grupo de Danaça Dangerous - Na Celebração da Diversidade Cultural na Escola Mário Quintana - 05/11/09.

Apresentação do Grupo Dangerous em um evento ocorrido na escola Nórmélio Celebrando o Dia das Crianças - 12/10/09.
Participação do Grupo Dangerous no Evento Som da Periferia no Bairro Tijuca - 11/10/09.

Apresentação do Grupo Dangerous na Celebração do Dia Das Crianças na Escola Normélio - 12/10/09.
Apresentação do Grupo Dangerous - Diversiadade Cultural - Escola Podalírio - 04/12/09.

Participação do Grupo Dangerous no Evento Som da Periferia no Bairro Tijuca - 11/10/09.

Participação do Grupo Dangerous no Evento Som da Periferia no Bairro Tijuca - 11/10/09.

Apresentação do Grupo Dangerous no Lançamento do prejeto Território de Paz - Bairro Umbu - 18/12/09.
Apresentação do Grupo Dangerous no Lançamento do Projeto Território de Paz - Bairro Umbu - 18/12/09.
Apresentação do Grupo no Lançamento do Projeto Território de Paz - Bairro Umbu - 18/12/09.

Histórico da Criação do Grupo de Dança DANGEROUS:
DANGEROUS nasceu na comunidade do Parque Residencial Umbu em Alvorada/RS, sob o signo de virgem. O grupo surgiu em setembro de 2009. - Dia 19 de setembro, era um sábado, quando Tamires uma das atuais integrantes do grupo reuniu seus primos Filipe e Jessica para propor uma ação cultural. Nesta ocasião os convidou para criarem um grupo de dança para se apresentar em uma atividade estudantil na escola Campos Verdes no bairro Salomé, vizinho da comunidade do bairro Umbu, onde estava programado um evento para a semana seguinte. A partir daí foram dados os primeiros passos para a criação do DANGEROUS.
A idéia do nome DANGEROUS (expressão em Inglês. Tradução da expressão em Português: {adj.} Arriscado – Perigoso), surgiu da pesquisa do grupo, buscando estabelecer alguns significados nas suas vivenciais e fazeres culturais de jovens da periferia.
Pois é, ARRISCADO, PERIGOSO traduz o sentimento do desafio no cotidiano de milhares de jovens que vivem nas comunidades periféricas. Para o Grupo de Dança DANGEROUS este desafio está colocado na música, na dança que se traduz numa ferramenta de enfrentamento às diferenças sociais e a indiferença do estado.
No início, a composição do grupo DANGEROUS era formada por: Tamires, Filipe e Jéssica. Com os ensaios do grupo, outros jovens da comunidade do Umbu se interessaram em participar das atividades. Passaram a integrar o DANGEROUS, a partir de setembro de 2009, a Shaiane, Débora, Adilson e Cristiano.
O desafio da superação. Este tem sido o lema das atividades do DANGEROUS, com ensaios diários que adotaram a partir da decisão de participar do seu primeiro evento que aconteceu na escola Campos Verdes. Naquela sexta-feira, um dia antes da apresentação o grupo ficou até ás oito horas da noite ensaiando e criando passos. No dia da apresentação eles acordaram 06h30min da manhã, se arrumaram e foram para a escola. Quando chegaram á escola, ela ainda estava vazia. O grupo subiu até os corredores vazios do estabelecimento, e ensaiaram sem nenhum equipamento de som para terminar a coreografia e marcar os lugares.
A partir do sucesso da primeira apresentação o DANGEROUS não parou mais. Decidiram continuar suas ações buscando agregar outros jovens nas suas oficinas de dança. Em outubro de 2009, o grupo procurou a ONG MOVIMENTAÇÃO pedindo para se integrar as atividades desenvolvidas na Caravana da Restauração Social, promovida pela ONG e pelo Ponto de Leitura. A partir da participação do grupo no Evento “Som da Periferia” realizado pelo Projeto Nação Periférica em ação compartilhada com a ONG MOVIMENTAÇÃO, realizado no bairro Tijuca em Alvorada, as iniciativas do DANGEROUS passaram a fazer parte da agenda da Caravana da Restauração Social no Ponto de Leitura MOVIMENTAÇÃO.
Integrados no Projeto “Roteiro da Diversidade Cultural” promovido pela ONG MOVIMENTAÇÃO, o grupo DANGEROUS conquistou seu espaço de cidadania e propicia oportunidades a outros jovens da comunidade numa perspectiva de superar a situação de vulnerabilidade social da população jovem do Umbu. Participando de várias apresentações nas escolas da rede pública de ensino, acompanhando a Caravana da Restauração Social da ONG, o grupo vem provocando outros jovens com sua arte no protagonismo juvenil.
O grupo realiza oficinas de dança aos sábados das 14 às 18h na Escola Municipal Normélio Pereira de Barcellos – Rua Doze de Julho, 540, Parque Residencial Umbu, Alvorada/RS.
“Agradecemos muito ao Professor Prudêncio que está sempre dando muita força não só no grupo, mas também em questões sociais. Nós também pensamos em servir de exemplo para outros jovens e crianças, ninguém pode nos dizer o que podíamos estar fazendo se não estivéssemos dançando ou nos importando com o grupo. Só temos a agradecer e a nos orgulhar do grupo, de quem acredita e nos dá força”.

Tamires Cristiane dos Santos Muria.